Proporção divina. Antiga fórmula grega pode ser responsável pelo sucesso dos musicais

Desde 1972, quando “Jesus Christ Superstar” estreou na Broadway, os mais populares musicais quase unanimemente empregaram uma fórmula centenária conhecida como “a proporção divina” – e, surpreendentemente, parecem tê-lo feito acidentalmente.

A proporção divina é um número irracional aproximadamente igual a 1,618. Existe quando uma linha é dividida em duas partes, sendo uma mais comprida que a outra. A parte mais longa (a) dividida pela parte menor (b) é igual à soma de (a) + (b) dividida por (a), que é igual a 1,618.

A proporção é encontrada na natureza, como nos padrões de sementes de um girassol, no formato de conchas de caracol e até no genoma humano. A sua ligação à beleza estética da natureza atraiu o seu uso para criar arte, música e design ao longo da história.

Quando apropriadamente aplicada, a proporção divina é sugerida para demonstrar uma influência na consciência humana de proporção e beleza estética, resultando em obras-primas artísticas, incluindo A Mona Lisa, de Da Vinci (1506).

Em relação aos musicais, a natureza 3D – enredo, música, visual – permite que vários elementos sejam integrados numa estrutura musical em pontos de proporção divina ao longo da sua duração.

Esses elementos podem incluir um momento dramático, como a morte de um personagem, um destaque musical, como uma mudança fundamental, ou um elemento visual, como uma coreografia ou uma mudança de cenário.

O fator crucial era pegar nos elementos mais importantes que dão vida a um musical e colocá-los nos pontos de proporção divina. Em teoria, isso replica padrões esteticamente agradáveis ​​encontrados na natureza, mas recriados num musical.

Stephen Langston, líder do Programa de Performance da University of the West of Scotland, projetou um modelo que subdividiu a duração de cada musical em 16 pontos de proporção divina para poder identificar se, o quê e onde ocorreram este tipo de elementos.

Certa manhã, Langston percebeu que os seus cálculos revelaram que, em “Os Miseráveis”, os principais personagens de Fantine, Eponine, Gavrosche e Valjean morreram em ou muito perto de um ponto de proporção divina.

Uma análise mais aprofundada revelou que as principais mudanças na linha da história coincidiram com todos os 16 pontos de proporção divina.

O investigador aplicou o mesmo processo a outros nove musicais, incluindo “O Fantasma da Ópera”, “Cats”, “Miss Saigon” e “Aspects of Love”. Os resultados exibiram padrões semelhantes, mas uma diferença na precisão tornou-se evidente em musicais que tiveram uma vida útil mais curta.

Assim, os musicais que tiveram maior sucesso e longevidade mostraram um alinhamento mais próximo da proporção divina do que aqueles que tiveram uma vida útil mais curta e menor ganho financeiro.

A investigação destacou outro fenómeno interessante. Não há evidências documentais dos compositores que impliquem qualquer intenção de alinhar os musicais à proporção divina.

Claude Michelle Schoenberg, compositor de “Os Miseráveis”, disse que nenhuma fórmula matemática foi incluída nesse processo. Os alinhamentos são ocorrências naturais implementadas por compositores, escritores e produtores com anos de experiência, conhecimento e talento na indústria do teatro musical.

PARTILHAR

RESPONDER

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …