Proporção divina. Antiga fórmula grega pode ser responsável pelo sucesso dos musicais

Desde 1972, quando “Jesus Christ Superstar” estreou na Broadway, os mais populares musicais quase unanimemente empregaram uma fórmula centenária conhecida como “a proporção divina” – e, surpreendentemente, parecem tê-lo feito acidentalmente.

A proporção divina é um número irracional aproximadamente igual a 1,618. Existe quando uma linha é dividida em duas partes, sendo uma mais comprida que a outra. A parte mais longa (a) dividida pela parte menor (b) é igual à soma de (a) + (b) dividida por (a), que é igual a 1,618.

A proporção é encontrada na natureza, como nos padrões de sementes de um girassol, no formato de conchas de caracol e até no genoma humano. A sua ligação à beleza estética da natureza atraiu o seu uso para criar arte, música e design ao longo da história.

Quando apropriadamente aplicada, a proporção divina é sugerida para demonstrar uma influência na consciência humana de proporção e beleza estética, resultando em obras-primas artísticas, incluindo A Mona Lisa, de Da Vinci (1506).

Em relação aos musicais, a natureza 3D – enredo, música, visual – permite que vários elementos sejam integrados numa estrutura musical em pontos de proporção divina ao longo da sua duração.

Esses elementos podem incluir um momento dramático, como a morte de um personagem, um destaque musical, como uma mudança fundamental, ou um elemento visual, como uma coreografia ou uma mudança de cenário.

O fator crucial era pegar nos elementos mais importantes que dão vida a um musical e colocá-los nos pontos de proporção divina. Em teoria, isso replica padrões esteticamente agradáveis ​​encontrados na natureza, mas recriados num musical.

Stephen Langston, líder do Programa de Performance da University of the West of Scotland, projetou um modelo que subdividiu a duração de cada musical em 16 pontos de proporção divina para poder identificar se, o quê e onde ocorreram este tipo de elementos.

Certa manhã, Langston percebeu que os seus cálculos revelaram que, em “Os Miseráveis”, os principais personagens de Fantine, Eponine, Gavrosche e Valjean morreram em ou muito perto de um ponto de proporção divina.

Uma análise mais aprofundada revelou que as principais mudanças na linha da história coincidiram com todos os 16 pontos de proporção divina.

O investigador aplicou o mesmo processo a outros nove musicais, incluindo “O Fantasma da Ópera”, “Cats”, “Miss Saigon” e “Aspects of Love”. Os resultados exibiram padrões semelhantes, mas uma diferença na precisão tornou-se evidente em musicais que tiveram uma vida útil mais curta.

Assim, os musicais que tiveram maior sucesso e longevidade mostraram um alinhamento mais próximo da proporção divina do que aqueles que tiveram uma vida útil mais curta e menor ganho financeiro.

A investigação destacou outro fenómeno interessante. Não há evidências documentais dos compositores que impliquem qualquer intenção de alinhar os musicais à proporção divina.

Claude Michelle Schoenberg, compositor de “Os Miseráveis”, disse que nenhuma fórmula matemática foi incluída nesse processo. Os alinhamentos são ocorrências naturais implementadas por compositores, escritores e produtores com anos de experiência, conhecimento e talento na indústria do teatro musical.

PARTILHAR

RESPONDER

Cães nascem "prontos" para comunicar com os humanos

Um novo estudo indica que os cães com pouco contacto com pessoas conseguem entender gestos como o de apontar e têm tendência para prestar atenção ao rosto dos humanos. A pesquisa sugere que cães com apenas …

Mistério sobre restos mortais de criminosos de guerra do Japão finalmente resolvido

Um investigador japonês encontrou documentos oficiais dos Estados Unidos que detalham como os militares norte-americanos espalharam as cinzas do antigo primeiro-ministro Hideki Tojo e de outros seis criminosos de guerra no Pacífico. Segundo a agência japonesa …

Hospitais do Quénia têm administrado água em vez de vacinas contra a covid-19

Numa altura em que o país se encontra a tentar acelerar o processo de vacinação - de modo a imunizar os 54 milhões de habitantes o mais rápido possível - surgem rumores de que alguns …

Moeda de ouro americana é leiloada por 18,8 milhões de dólares em Nova Iorque

Uma moeda de ouro americana de 1933 foi leiloada nesta terça-feira na Sotheby's de Nova Iorque por 18,87 milhões de dólares, um valor recorde e quase cinco milhões a mais do que o máximo estimado. O …

Mário Jardel: Botas de Ouro roubadas e teste positivo à covid-19

Primeira semana de junho não está a ser tranquila para o antigo avançado. Jardel contraiu o coronavírus mas não apresenta sintomas graves. Mário Jardel ficou temporariamente sem os seus maiores prémios da carreira, a nível individual. …

No restaurante Pizza Pacaya, o forno é um vulcão ativo

David García usa o maior forno da natureza para cozinhar: um vulcão. Em Pacaya, na Guatemala, a sua pizza tornou-se uma atração turística. Na noite de 27 de maio de 2010, o vulcão Pacaya, na Guatemala, …

Australotitan cooperensis. Nova espécie de titanossauro está entre os dez maiores do mundo

Um enorme dinossauro cujos fósseis foram descobertos na Austrália em 2006 foi positivamente identificado como um espécime de uma nova espécie, chamado Australotitan cooperensis, sendo um dos maiores animais conhecidos a ter vivido na terra. Este …

Portugal recebe na próxima semana primeiros estrangeiros com certificado de vacinação

O ministro da Economia e Transição Digital anunciou hoje que Portugal passará na próxima semana a receber no país cidadãos estrangeiros que apresentem o devido certificado de vacinação, como recomendado pelo Conselho da Europa. A medida …

"Mourinho prefere Rúben Dias, mas Pepe é o melhor central do mundo"

Perspetiva de Jorge Andrade, na antevisão ao Europeu 2020. Costinha e Nuno Gomes também deixaram algumas previsões. Para José Mourinho, o melhor defesa-central do mundo é português. Para Jorge Andrade, o melhor defesa-central do mundo é português. …

Bónus para gestores do Novo Banco tiveram em conta “interesse público”

O bónus de 1,9 milhões de euros que foi atribuído no ano passado à equipa de gestão de António Ramalho, no Novo Banco, foi decidido pelo comité de remunerações de forma “prudente e vigilante”. A garantia …