Proporção divina. Antiga fórmula grega pode ser responsável pelo sucesso dos musicais

Desde 1972, quando “Jesus Christ Superstar” estreou na Broadway, os mais populares musicais quase unanimemente empregaram uma fórmula centenária conhecida como “a proporção divina” – e, surpreendentemente, parecem tê-lo feito acidentalmente.

A proporção divina é um número irracional aproximadamente igual a 1,618. Existe quando uma linha é dividida em duas partes, sendo uma mais comprida que a outra. A parte mais longa (a) dividida pela parte menor (b) é igual à soma de (a) + (b) dividida por (a), que é igual a 1,618.

A proporção é encontrada na natureza, como nos padrões de sementes de um girassol, no formato de conchas de caracol e até no genoma humano. A sua ligação à beleza estética da natureza atraiu o seu uso para criar arte, música e design ao longo da história.

Quando apropriadamente aplicada, a proporção divina é sugerida para demonstrar uma influência na consciência humana de proporção e beleza estética, resultando em obras-primas artísticas, incluindo A Mona Lisa, de Da Vinci (1506).

Em relação aos musicais, a natureza 3D – enredo, música, visual – permite que vários elementos sejam integrados numa estrutura musical em pontos de proporção divina ao longo da sua duração.

Esses elementos podem incluir um momento dramático, como a morte de um personagem, um destaque musical, como uma mudança fundamental, ou um elemento visual, como uma coreografia ou uma mudança de cenário.

O fator crucial era pegar nos elementos mais importantes que dão vida a um musical e colocá-los nos pontos de proporção divina. Em teoria, isso replica padrões esteticamente agradáveis ​​encontrados na natureza, mas recriados num musical.

Stephen Langston, líder do Programa de Performance da University of the West of Scotland, projetou um modelo que subdividiu a duração de cada musical em 16 pontos de proporção divina para poder identificar se, o quê e onde ocorreram este tipo de elementos.

Certa manhã, Langston percebeu que os seus cálculos revelaram que, em “Os Miseráveis”, os principais personagens de Fantine, Eponine, Gavrosche e Valjean morreram em ou muito perto de um ponto de proporção divina.

Uma análise mais aprofundada revelou que as principais mudanças na linha da história coincidiram com todos os 16 pontos de proporção divina.

O investigador aplicou o mesmo processo a outros nove musicais, incluindo “O Fantasma da Ópera”, “Cats”, “Miss Saigon” e “Aspects of Love”. Os resultados exibiram padrões semelhantes, mas uma diferença na precisão tornou-se evidente em musicais que tiveram uma vida útil mais curta.

Assim, os musicais que tiveram maior sucesso e longevidade mostraram um alinhamento mais próximo da proporção divina do que aqueles que tiveram uma vida útil mais curta e menor ganho financeiro.

A investigação destacou outro fenómeno interessante. Não há evidências documentais dos compositores que impliquem qualquer intenção de alinhar os musicais à proporção divina.

Claude Michelle Schoenberg, compositor de “Os Miseráveis”, disse que nenhuma fórmula matemática foi incluída nesse processo. Os alinhamentos são ocorrências naturais implementadas por compositores, escritores e produtores com anos de experiência, conhecimento e talento na indústria do teatro musical.

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …

Paquistão. Quem não se vacinar pode ficar sem acesso ao telemóvel

O governo regional de Punjab, no Paquistão, decidiu que os cidadãos que não se vacinarem contra a covid-19 "ao fim de um certo tempo" podem ver o cartão SIM do seu telemóvel bloqueado. "Estamos a fazer …

Seleção Nacional testa negativo na véspera da estreia no Europeu

Depois do susto de João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, a seleção nacional respira de alívio na véspera da estreia no Europeu, depois de ter testado negativo à covid-19. Esta segunda-feira de manhã, a …