Cientistas identificaram a proporção divina na arquitetura do crânio humano

Uma equipa de neuro-cirurgiões da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins de Baltimore, nos Estados Unidos, acredita que a proporção áurea (Φ), traduzida por retângulos na famosa Sequência de Fibonacci, pode estar presente na arquitetura do crânio humano. 

Proporção divina, proporção áurea, número dourado. São vários os nomes usados para designar esta constante irracional, uma sequência infinita de dígitos que tende para o número 1,61803398875.

A sequência de Fibonacci é uma sucessão de números inteiros, começando por 0 e 1, na qual cada número é a soma dos dois anteriores. Depois do 0 e 1, a sequência prossegue com os números 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34… até ao infinito. E quando dividimos um número pelo anterior, obtemos a famosa constante dourada.

Esta constante, normalmente associada à beleza, pode ser encontrada no mundo natural, como em colmeias ou conchas, bem como em variadas obras de arte. Acredita-se que o número dourado tenha sido utilizado para projetar o Partenon, um templo dedicado à deusa Atena construído durante século V a.C na Acrópole de Atenas, na Grécia Antiga.

Vários trabalhos de Leonardo da Vinci incluem também a proporção divina. Exemplo disso é o “Homem Vitruviano”, que representa o modelo ideal do ser humano, com proporções perfeitas. Esta constante real foi também utilizada nas obras de outros artistas conhecidos como Michelangelo, Rembrandt, Giotto e Dalí.

Agora, uma nova investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializa The Journal of Craniofacial Surgery, sugere que a proporção divina pode também estar presente na arquitetura do crânio humano.

Para chegar a esta conclusão, a equipa de neuro-cirurgiões comparou as medidas de 100 crânios humanos com 70 crânios de outros mamíferos, incluindo leões, tigres, macacos, cães e coelhos. Os resultados mostraram que o Homem é a espécie animal dentro das analisadas que mais se aproxima da proporção áurea, com um número de 1,6.

Rafael Tamargo, professor de Neurocirurgia e co-autor do estudo, afirmou que a descoberta pode ter “implicações importantes” no campo da Antropologia e da Evolução.

Rafael Tamargo & Jonathan Pindrik/Journal of Craniofacial Surgery

“A proporção é muito importante na Anatomia humana”, sustentou Tamargo, em declarações à Popular Mechanics, recordando que este valor está presente no corpo humano, sendo também muito associado a padrões de beleza.

“Por exemplo, a pressão arterial é uma proporção áurea. À medida que a pressão sanguíne se afasta da proporção, a pessoa torna-se mais doentia. Em termos de pressão sanguínea, o movimento em número é geralmente em direção à pressão elevada. Os glóbulos vermelhos contêm a proporção áurea devido à sua forma bicôncava”.

“Geralmente, em pessoas de boa aparência (…) a proporção áurea pode ser vista nos seus rostos e corpos. Quanto mais próximas as suas características faciais estiverem desse número, mais bonitas as pessoas serão. Jennifer Aniston e Brad Pitt são bons exemplos disso. A proporção facial de Aniston é de 1,7 e a de Pitt é de cerca de 1,6. A [proporção divina] é de 1,618 [e continua até o infinito]”, apontou.

“A nossa hipótese é que o princípio da proporção áurea, que foi documentado noutros sistemas biológicos e naturais, possa também estar presente na arquitetura e evolução do crânio humano“, escreveram os cientistas na conclusão do estudo.

SA, ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Já falei aqui várias vezes no Rácio Dourado, que lhe chamam na notícia de “Proporção Divina”. Fugiu-lhes a boca para a verdade!… LOL E está em TODO O LADO! Essa proporção já existia, o homem apenas a descobriu, não foi inventada!…
    Se a analisarem bem, não poderão negar que TUDO foi feito por uma Fonte Inteligente. Chamem-lhe Deus, chamem-lhe Natureza, Universo… (não, não é o ser humanizado que aparece descrito na bíblia, a ter acções humanas, esse(s) sere(es) têm outra história, procurem e verão).
    Não podem negar a Fonte Divina e Primordial de Todas as Coisas depois de constatarem estes factos, quer na matemática, quer na geometria! Somente se quiserem ser cegos propositadamente…

      • E o que acabei de dizer ali David? (nome curioso o seu para este comentário, sincronicidade! já viu a geometria embutida na estrela de David? experimente visualizá-la em 3D, feita de tetraedros, flor da vida 🙂 já agora, reflita em todos os sólidos platónicos, se é familiar com estruturas químicas, percebe logo o que quero dizer).
        E a matemática não foi inventada. Já existia. É inteligente. Vem de Fonte Inteligente. E o que é essa Fonte Inteligente?…Ou também é daqueles que acha que tudo o que existe apareceu do nada (porque o nada não existe, ou para si existe?… se existe, é porque afinal sempre é alguma coisa.)
        Quer um exemplo? Repare no símbolo ma~cónico , com “G”, compasso e esquadro. Porque é que essa sociedade secreta usa esse simbolismo? O que quer dizer esse símbolo? As sociedades secretas sempre souberam desses “segredos do Universo”, desde a mais remota antiguidade. Com a internet, está tudo acessível a toda a gente, por isso é que digo, só não vê mais além quem não se interessa.

      • Sem querer estar aqui a defender ou não fonte divina ou não divina, a proporção existe na natureza.
        Fibonacci foi “só” quem primeiro disso se apercebeu e teve a inteligência de a trduzir numa série matemática. A matemática (como a física) em si não é nada; é só uma ‘linguagem’ que se usa para descrever o mundo à nossa volta (e é isso que lhe dá importância).

        • Tocaste num dos pontos cruciais , “ah”. E uma “linguagem”, como você diz sim, e é perfeita! Uma das razões porque se diz “Deus” está em todo o lado. E essa linguagem perfeita denota Inteligência. Como disse anteriormente, chamem-lhe Deus, Universo, Natureza.. o que quiserem.
          Eu chamo Fonte Divina de Tudo o que Existe. Reflita, faça mais perguntas a si mesmo. É assim que o Espírito evolui, pois somos muito mais do que este invólucro de carne.
          Nada existe por acaso. Nada vem do nada, porque o nada não existe.

          “Tendes um provérbio que diz: Pela obra se reconhece o autor. Pois bem! Vede a obra e procurai o autor. ” – in “O Livro dos Espíritos” de Allan Kardec.

      • Ler os comentários habituais a defender se Deus existe ou não, é de fazer dó. Não há discussão mais estúpida e tão estúpido é quem defende que existe, como quem defende que não existe. Para começar não existe uma definição de Deus. Se não existe uma definição (até porque supostamente uma coisa que cria o intelecto transcende o intelecto e sua capacidade), então como é que alguém pode afirmar ter a certeza de existir ou não, uma coisa para a qual nem há uma definição??.. Tão estúpido é quem defende como quem ataca a existência de Deus.

        Depois a questão das provas. Ninguém consegue provar aos outros a existência de Deus. Mas também é uma regra de gnoseologia e ciência que, a ausência de provas não é a prova de ausência. Por isso, cada um guarde para si aquilo que lhe faz mais sentido, mas não tente convencer os outros… Porque só faz figura de parvo.

        Para quem a tem, Deus é uma experiência pessoal, não é um conceito. Experiencia-se Deus (ou não), mas não se define.

  2. Ó meu caro David Santos, a matemática pura é um zero absoluto, a matemática é o que a gente pensa existir ao nível organizado das coisas (a crosta das coisas) ou, se quiseres, ao nível macroscópico do ser.

  3. A inteligência humana se percebe o PODER do Universo e a sua incapacidade para alterar o curso da História, devia ser absolutamente solidária.

  4. ….só é pena que só uma pequena parte da Humanidade use a sua Inteligência para procurar e fazer o Bem.

RESPONDER

Prisão preventiva para suspeito de matar estudante de psicologia em Lisboa

O suspeito de matar a estudante universitária de psicologia Beatriz Lebre, de 23 anos, ficou em prisão preventiva, depois de presente a primeiro interrogatório judicial, em Lisboa, disse à agência Lusa o advogado do arguido. Miguel …

BPI quer cobrar dívida de quase 5 milhões ao marido de Isabel dos Santos

O BPI interpôs um processo no Tribunal do Funchal, na Madeira, para cobrar uma dívida de 5 cinco milhões de euros ao marido da empresária Isabel dos Santos. A notícia é avançada este sábado pelo Diário …

Mais 13 mortes e 257 infetados. Região de Lisboa concentra 90% dos novos casos

Portugal regista este sábado 1.396 mortes relacionadas com a covid-19, mais 13 do que na sexta-feira, e 32.203 infetados, mais 257, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Registou-se um aumento de 0,8% no …

Recibos verdes e sócios-gerentes já podem pedir apoio relativo a maio

O formulário para os trabalhadores independentes e sócios-gerentes pedirem o apoio criado no âmbito da pandemia covid-19, relativo a maio, fica hoje disponível na Segurança Social Direta, podendo ser entregue até 9 de junho. O prazo …

Director nacional da PJ defende "recompensa garantida" para Rui Pinto

O director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, realça a colaboração de Rui Pinto como tendo sido essencial para apurar a "verdade material" no caso de pirataria informática que o envolve e defende, por …

Lufthansa aceita condições do resgate. Vai ceder aviões e perder "slots"

O Governo da Alemanha e a Comissão Europeia (CE) chegaram a um acordo sobre o resgate da Lufthansa e que poderá evitar a falência da companhia aérea, anunciaram, na sexta-feira, fontes próximas das negociações e …

Chipre vai pagar despesas das férias a turistas que ficarem infetados no país

O Chipre vai pagar o custo das férias aos turistas que testaram positivo depois de viajarem para o país. Entre as despesas está o alojamento, a alimentação e os medicamentos. O Chipre comprometeu-se a pagar todas …

Tribunais vão vender máscaras a um euro. "É uma margem de lucro de 45 por cento"

Os tribunais vão ter máscaras cirúrgicas à venda para advogados e testemunhas, de modo a garantir que podem entrar nas salas de audiência a partir de quarta-feira, dia em que a Justiça retoma as sessões …

Julgamento BES. Ministério Público acredita que provas da Suíça ainda podem ser utilizadas

O jornal Público escreve este sábado que os procuradores do Ministério Público (MP) acreditam ainda ser possível utilizar os elementos solicitados nas cartas rogatórias enviadas às autoridades suíças no julgamento do caso BES. O Ministério …

Salários mais baixos podem passar a ter lay-off pago a 100%

O Governo está a estudar a possibilidade de o regime de lay-off, desenhado especificamente para o contexto da pandemia de covid-19, passar a ser pago na sua totalidade (100%) para quem tem salários mais baixos. …