Projeto fotográfico mostra quanto açúcar se “esconde” nos alimentos

Um novo projeto fotográfico quer mostrar às pessoas quais são afinal as quantidades de açúcar “escondidas” nos produtos que acabam por ser bem conhecidos da maioria das casas.

As tabelas nutricionais presentes nos produtos que compramos no supermercado são bastante informativas, mas têm o pequeno grande problema de serem difíceis de entender.

Afinal, são apenas números e percentagens e a maioria das pessoas não tem familiaridade suficiente com o assunto para conseguir interpretar esses mesmos dados.

Foi por isso que Antonio R. Estrada, um fotógrafo que se define como um entusiasta da alimentação saudável, quis arranjar solução para este problema.

Foi assim que nasceu o sinAzucar, um projeto fotográfico que mostra de forma simples – com cubos de açúcar – a verdadeira quantidade “escondida” nos alimentos industrializados.

A lista de produtos é longa e inclui várias coisas do dia-a-dia como, por exemplo, cereais, bolachas, refrigerantes, iogurtes, gelados, entre outros.

Nas imagens, Estrada procura usar a mesma linguagem utilizada pelos meios publicitários para nos vender os produtos. A diferença é que, em vez de nos mostrar os supostos benefícios dos alimentos, alerta para as assustadoras quantidades de açúcar que têm.

ZAP // Hypeness

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Concordo e é uma questão de hábito e vontade. Há muitos anos que cortei no maldito, só meto onde é mesmo indispensável, p.e. na pastelaria. E vou mais longe mesmo, tenham cuidado com o que consumam (doces, etc), estes malandros da indústria alimentar nos tem enganado ao longo dos anos ao nos fazerem acreditar que a culpa das doencas cardiovasculares residia só nas gorduras, o que é totalmente falacioso e com o intuito de sacar o dinheiro ás pessoas. Existem 7 tipos de colesterol (LDL e HDL) e apenas 2 deles são prejudicias á saúde. Esses 2 tipos de colesterol, praticamente não existem em nada do que é organico na natureza. São resultado da industria. O melhor mesmo é seguir uma alimentacao moderada, mas evite mais os acucares, e consuma boas gorduras! Informe-se junto de quem realmente sabe e não acredite na propaganda das empresas.

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …