Projeto do primeiro iPhone quase foi cancelado

Matthew Yohe / Wikimedia

Steve Jobs mostra o iPhone 4. Esteve para não haver iPhone 1.

Steve Jobs mostra o iPhone 4. Esteve para não haver iPhone 1.

A revelação veio de Jonathan Ive, chefe de design da Apple: o projecto do primeiro iPhone quase foi cancelado por Steve Jobs, por parecer inviável.

O primeiro iPhone foi lançado pela Apple em 2007, e mesmo os que não se incluem na longa lista de fãs do dispositivo reconhecem que ele revolucionou completamente o mercado de telemóveis e ajudou a moldar o mundo dos nossos dias.

Mas já parou para pensar como seriam hoje os telemóveis se a Apple não tivesse lançado o iPhone?

Curiosamente, foi por muito pouco que não vivemos nesse mundo teórico onde não há o iPhone – nem todos os outros aparelhos que lhe seguiram a trilha.

A revelação veio de Jony Ive, chefe de design da Apple, responsável por projectar basicamente todos os grandes produtos da empresa nos últimos anos.

Em entrevista publicada esta terça-feira no Dazed, Ive conta que por um triz o iPhone não foi cancelado – por parecer um projecto inviável.

“Houve muitos períodos em quais estávamos a trabalhar no iPhone, e realmente tínhamos problemas e preocupações de que aquilo tudo talvez não fosse viável e que não iria funcionar”, conta Ive.

Segundo o mítico designer, que inventou entre outros o iMac original, o iPhone tornou-se um enorme sucesso que influenciou toda uma indústria, mas nasceu a partir de uma ideia muito frágil.

De acordo com Ive, este é um problema razoavelmente comum no desenvolvimento de novos produtos da Apple, em que a companhia chega a prototipar um novo aparelho, mas não segue em frente porque parte da tecnologia ainda não está totalmente pronta para chegar ao mercado.

“Por vezes colocamos uma ideia de lado, sabendo que a certa altura poderemos voltar a trabalhar nela novamente. Não é uma questão de estar certo, é apenas questão de quando se está certo”, explica.

A primeira geração do iPhone foi lançada nos EUA a 29 de junho 2007, durante um dos famosos keynotes de Steve Jobs, o carismático ex-presidente e fundador da Apple.

“Este é o dia que estou há espera há dois anos e meio”, diz Steve Jobs. “De vez em quando, aparece um produto revolucionário que muda tudo“.

Veja o vídeo do keynote de apresentação do produto que mudou o seu mundo.

ZAP / Arena 4G

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Foi azar… os telemóveis teriam evoluído muito mais, se não se tivessem empenhado em copiar o iphone, que, de resto, é uma pataca que funciona pior que qualquer chinês…

RESPONDER

Limpeza, segurança e discrição. O Monte de Saint Michael procura um "rei" para o seu castelo

O Monte de Saint Michael, uma fortificação histórica na Cornualha, está a procura de um "rei". O trabalho inclui a responsabilidade pela segurança e proteção do castelo.  Abriram as inscrições para um "oficial do castelo" residente …

China cancela subidas ao Evereste por receio de casos vindos do Nepal

A China cancelou as permissões de escalar o Monte Evereste do seu lado do pico mais alto do mundo devido ao receio de importar casos de covid-19 do vizinho Nepal, noticiou a imprensa estatal. O encerramento …

Marcelo e Ferro repudiam identificação “inaceitável” de deputada em notícia da Lusa

O Presidente da República e o presidente da Assembleia da República condenaram a “lamentável notícia” da Lusa na qual se identificava a deputada do PS, Romualda Fernandes, de modo “a todos os títulos inaceitável”. A …

Museu Nacional Soares dos Reis reabre (e revela peças raramente vistas)

O Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, reabre este sábado com três exposições temporárias e um concerto do Ensemble Vento do Norte, porque é “urgente devolver o Museu à cidade e ao país”, …

Portugal tenta anular decisão de Bruxelas sobre ajudas ilegais na Zona Franca da Madeira

Na mesma altura que prepara a recuperação das ajudas às empresas, Portugal recorreu ao Tribunal para anular a decisão da Comissão Europeia que declarou ilegais as ajudas públicas atribuídas através da Zona Franca da Madeira …

Ronaldo com salários em risco na Juventus (mas o futuro não passa pelo Sporting)

A Juventus está a negociar com os jogadores o atraso no pagamento de alguns salários devido à grave crise financeira que atravessa. Cristiano Ronaldo é um dos mais bem pagos do plantel e o seu …

Cenário em Gaza é devastador, mas Israel rejeita tréguas. Dez pessoas da mesma família foram mortas

O ambiente tenso que se vive em Israel parece estar para durar. O número de mortos palestinianos já é superior a uma centena, sendo que várias crianças e mulheres foram atingidas nos ataques. O Hamas …

Costa não tem conta à ordem e não se sabe como recebe salário. Rio é líder "mais rico"

O primeiro-ministro António Costa não declarou qualquer conta à ordem no banco na declaração de rendimentos que entregou ao Tribunal Constitucional, como obriga a lei. Assim, não se sabe como recebe o seu salário. Já …

Guarda de Honra ao Sporting? Jesus já foi "campeão três vezes" e nunca teve

Hoje é dia de dérbi na capital, mas o Benfica não vai fazer a Guarda de Honra ao campeão Sporting. É o treinador Jorge Jesus quem o diz, considerando que não é tradição no futebol …

Portugal permite entrada de turistas de quase toda a Europa (e não apenas do Reino Unido)

Na sexta-feira, fonte governamental revelou que as viagens não essenciais de e para o Reino Unido vão ser permitidas a partir de segunda-feira, bastando apresentar um teste negativo para a covid-19 realizado nas 72 horas …