Projeto do primeiro iPhone quase foi cancelado

Matthew Yohe / Wikimedia

Steve Jobs mostra o iPhone 4. Esteve para não haver iPhone 1.

Steve Jobs mostra o iPhone 4. Esteve para não haver iPhone 1.

A revelação veio de Jonathan Ive, chefe de design da Apple: o projecto do primeiro iPhone quase foi cancelado por Steve Jobs, por parecer inviável.

O primeiro iPhone foi lançado pela Apple em 2007, e mesmo os que não se incluem na longa lista de fãs do dispositivo reconhecem que ele revolucionou completamente o mercado de telemóveis e ajudou a moldar o mundo dos nossos dias.

Mas já parou para pensar como seriam hoje os telemóveis se a Apple não tivesse lançado o iPhone?

Curiosamente, foi por muito pouco que não vivemos nesse mundo teórico onde não há o iPhone – nem todos os outros aparelhos que lhe seguiram a trilha.

A revelação veio de Jony Ive, chefe de design da Apple, responsável por projectar basicamente todos os grandes produtos da empresa nos últimos anos.

Em entrevista publicada esta terça-feira no Dazed, Ive conta que por um triz o iPhone não foi cancelado – por parecer um projecto inviável.

“Houve muitos períodos em quais estávamos a trabalhar no iPhone, e realmente tínhamos problemas e preocupações de que aquilo tudo talvez não fosse viável e que não iria funcionar”, conta Ive.

Segundo o mítico designer, que inventou entre outros o iMac original, o iPhone tornou-se um enorme sucesso que influenciou toda uma indústria, mas nasceu a partir de uma ideia muito frágil.

De acordo com Ive, este é um problema razoavelmente comum no desenvolvimento de novos produtos da Apple, em que a companhia chega a prototipar um novo aparelho, mas não segue em frente porque parte da tecnologia ainda não está totalmente pronta para chegar ao mercado.

“Por vezes colocamos uma ideia de lado, sabendo que a certa altura poderemos voltar a trabalhar nela novamente. Não é uma questão de estar certo, é apenas questão de quando se está certo”, explica.

A primeira geração do iPhone foi lançada nos EUA a 29 de junho 2007, durante um dos famosos keynotes de Steve Jobs, o carismático ex-presidente e fundador da Apple.

“Este é o dia que estou há espera há dois anos e meio”, diz Steve Jobs. “De vez em quando, aparece um produto revolucionário que muda tudo“.

Veja o vídeo do keynote de apresentação do produto que mudou o seu mundo.

ZAP / Arena 4G

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Foi azar… os telemóveis teriam evoluído muito mais, se não se tivessem empenhado em copiar o iphone, que, de resto, é uma pataca que funciona pior que qualquer chinês…

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …