/

Projeto do primeiro iPhone quase foi cancelado

1

Matthew Yohe / Wikimedia

Steve Jobs mostra o iPhone 4. Esteve para não haver iPhone 1.

Steve Jobs mostra o iPhone 4. Esteve para não haver iPhone 1.

A revelação veio de Jonathan Ive, chefe de design da Apple: o projecto do primeiro iPhone quase foi cancelado por Steve Jobs, por parecer inviável.

O primeiro iPhone foi lançado pela Apple em 2007, e mesmo os que não se incluem na longa lista de fãs do dispositivo reconhecem que ele revolucionou completamente o mercado de telemóveis e ajudou a moldar o mundo dos nossos dias.

Mas já parou para pensar como seriam hoje os telemóveis se a Apple não tivesse lançado o iPhone?

Curiosamente, foi por muito pouco que não vivemos nesse mundo teórico onde não há o iPhone – nem todos os outros aparelhos que lhe seguiram a trilha.

A revelação veio de Jony Ive, chefe de design da Apple, responsável por projectar basicamente todos os grandes produtos da empresa nos últimos anos.

Em entrevista publicada esta terça-feira no Dazed, Ive conta que por um triz o iPhone não foi cancelado – por parecer um projecto inviável.

“Houve muitos períodos em quais estávamos a trabalhar no iPhone, e realmente tínhamos problemas e preocupações de que aquilo tudo talvez não fosse viável e que não iria funcionar”, conta Ive.

Segundo o mítico designer, que inventou entre outros o iMac original, o iPhone tornou-se um enorme sucesso que influenciou toda uma indústria, mas nasceu a partir de uma ideia muito frágil.

De acordo com Ive, este é um problema razoavelmente comum no desenvolvimento de novos produtos da Apple, em que a companhia chega a prototipar um novo aparelho, mas não segue em frente porque parte da tecnologia ainda não está totalmente pronta para chegar ao mercado.

“Por vezes colocamos uma ideia de lado, sabendo que a certa altura poderemos voltar a trabalhar nela novamente. Não é uma questão de estar certo, é apenas questão de quando se está certo”, explica.

A primeira geração do iPhone foi lançada nos EUA a 29 de junho 2007, durante um dos famosos keynotes de Steve Jobs, o carismático ex-presidente e fundador da Apple.

“Este é o dia que estou há espera há dois anos e meio”, diz Steve Jobs. “De vez em quando, aparece um produto revolucionário que muda tudo“.

Veja o vídeo do keynote de apresentação do produto que mudou o seu mundo.

ZAP / Arena 4G

1 Comment

  1. Foi azar… os telemóveis teriam evoluído muito mais, se não se tivessem empenhado em copiar o iphone, que, de resto, é uma pataca que funciona pior que qualquer chinês…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.