//

Proibida a partir de hoje a publicidade enganosa na saúde

3

A partir de hoje é proibida a publicidade enganosa na área da saúde, estando previstas coimas superiores a 44 mil euros em caso de incumprimento.

O novo decreto-lei que estabelece o regime jurídico a que devem obedecer as práticas de publicidade em saúde estabelece os princípios gerais que a publicidade nesta área deve cumprir, enuncia as práticas consideradas enganosas neste âmbito e prevê coimas que começam nos 250 euros e podem ultrapassar os 44 mil euros.

Com o novo diploma, passam a ser proibidas todas as práticas enganosas que descrevam o ato ou serviço como “grátis”, “gratuito”, “sem encargos”, “com desconto” ou “promoção”, mas também aquelas que de algum modo pretendam promover um ato ou serviço diferente do publicitado.

Ficam também proibidas as práticas que sejam susceptíveis de induzir em erro o utente quanto às características principais do ato ou serviço, designadamente através de menções de natureza técnica e científica sem suporte de evidência.

É ainda passível de coima a publicitação de expressões de inovação ou de pioneirismo sem prévia avaliação das entidades com competência no sector, bem como as práticas que se refiram falsamente a garantias de cura ou de resultados sem efeitos adversos ou secundários.

A publicitação de actos e serviços de saúde como prémio, brinde ou condição de prémio, no âmbito de concursos, sorteios ou outras modalidades no género passam também a ser ilegais.

À Entidade Reguladora da Saúde cabe o papel de fiscalizar, instruir processos e decidir da aplicação de coimas e sanções acessórias para os infractores.

/Lusa

3 Comments

  1. Será que é desta que desaparecem os Calcitrin’s e outras brasileiradas semelhantes que teimam em “poluir” as tv’s e em enganar os mais distraídos?!

  2. PUSCH será desta ,ahahahah rissss,a vER vamos como se dIZ , a ver o anus á burra iiiiiii…
    CALCITRINS MD-CALCIO +-MANGUSTÃO-CUGUMELO- etcetc .com BIBLIAS,de oferta,sacos etcetce outros PRODUTOS az PROMETER a SAUDE e com MILHARES de ADERENTES etcetc,….
    SE os PRODUTOS,são assim tão BONS e CURAM (õ.õ.tais como CARTAS que adivinham o FUTURO,que CURAM Todos os MALES e que tiram BRUXARIAS e outros males etcetc),porque será que PODUTOS tão BONS na se vendem em FARMACIAS e PARAFARMACIAS,etcetc,e so em TVs e PUBLICIDADES-õ.õ etcetce !!???….. vai la vai até a BARRACA CUBATA ABANA , enfim ,engana quem quer e se e enganado.a quem quer,mas onde ANDA a VERDADE e a MENTIRA uiuiui aiaiaia ee ahhh ,e assim se vai enganando o.a aNALFABETO.A ,a IGNORANCIA etcetc,pUSCH iiiiiii…..

    A.G.p.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.