Programador automatiza o próprio trabalho e só é despedido ao fim de 6 anos sem fazer nada

Um programador terá passado os últimos seis anos sem “fazer nada”, depois de automatizar completamente o trabalho que tinha para fazer.

O utilizador do reddit FiletOfFish1066 conta que trabalhava num empresa tecnológica de San Francisco bastante conhecida, tendo sido contratado para fazer controlo de qualidade (QA) do produto.

Num post publicado no final de maio, noticiado pelo site Boing Boing, o programador de 28 anos descreve que passou cerca de oito meses a automatizar as tarefas que tinha que realizar ao ponto de, eventualmente, deixar de ter “trabalho” para fazer manualmente.

Como não tinha amigos no trabalho, ninguém perguntava o que andava a fazer. “Nos últimos seis anos, devo ter trabalhado umas 50 horas de trabalho a sério“, admite.

Assim, com o trabalho automatizado, FiletOfFish1066 ficou seis anos simplesmente sem fazer nada no escritório, a navegar na Internet e a aproveitar o ordenado de quase 100 mil dólares anuais, que lhe permitiram poupar os 200 mil dólares que tem na sua conta bancária – e aos quais terá que recorrer agora que foi despedido.

O próprio programador que refere que um dos aspectos negativos de ter estado seis anos sem fazer nada de produtivo é que já nem sabe programar, e que terá que reaprender tudo o que esqueceu enquanto esteve sem fazer nada para voltar a entrar no mercado de trabalho.

AF, ZAP / Aberto Até de Madrugada / Hypeness

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

    • Já cá faltavam os funcionários públicos. Eu não sou mas trabalho numa empresa pública não acho que seja assim e conheço muitos que não são e também deixam muito a desejar. Outros trabalham mais mas a isso chamo exploração porque muitas xis ultrapassam o horário de trabalho sem serem devidamente compensados. Também há alguns funcionários públicos assim, mas na realidade são poucos.

  1. Que disparate. Sou programador e sei que é praticamente impossível codificar qualquer ferramenta que seja e não ter de tocar nela durante 6 anos. Ele teria de ser extremamente a criar uma ferramenta tão flexível, tão configurável, que resista as contínuas mudanças que são pedidas de qualquer que seja a peça de software.

    • Tudo depende daquilo que ele fazia. Não é de todo invulgar encontrar empresas actuais com maquinas programáveis ainda com a banda magnética das cassetes. É tecnologia hardcore em pleno 2016.

      Tudo depende daquilo que ele fazia… e sim.. acredito que seja possível e eu também sou programador e sim.. também uso automatismos em muita coisa!

      De relembrar que faz uns 10 anos que a virtualização começou a dar em força, e portanto é perfeitamente possível criar um sistema independente e capaz de gerar automatismos auto-adaptáveis a baixo custo. Qualquer pessoa que saiba o que é uma rede neuronal entende isso..

      De relembrar também que o programador não é aquele que conhece determinada sintaxe de uma ponta-à-outra mas sim aquele que sabe como o algoritmo deve ser desenvolvido. A sintaxe é algo para consultar nos manuais… pois um programador não programa só na sintaxe que lhe foi ensinada inicialmente.. programa em qualquer coisa!

  2. Ao menos trabalhou… para nada fazer… Ao contrário de muito pessoal que tem cargos aos papeis… Tipo Portas… Como é que ele consegue trabalhar (?) em sete cargos (se não forem mais…) ao mesmo tempo?… Automatiza? Não me parece…

  3. Programador ?? Desde quando um tipo do controle de qualidade que passa o tempo a fazer testes a aplicações é programador?? Esta gente não faz ideia nenhuma do que fala. Um tipo carrega numas teclas e prontos é programador. Existem dezenas senão centenas de ferramentas de scripting para automatização de processos este tipo não inventou a roda. Um programador a sério é alguém em constante processo de aprendizagem cujas tarefas mudam constantemente para garantir sempre novos requisitos aplicacionais e não a lesma parasita do artigo.

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …