Programa para instalação de wi-fi gratuito abrange 82% dos municípios portugueses

O programa para a instalação da rede de wi-fi gratuito vai abranger 82% dos municípios com ajuda do programa WIFI4EU, da União Europeia.

Os municípios portugueses que vão ter wi-fi gratuito em locais públicos com a ajuda da União Europeia (UE) já representam 82% do total, anunciou esta quarta-feira a Autoridade Nacional da Comunicações (Anacom).

Já só restam 54 municípios portugueses que ainda não foram contemplados com os vouchers do programa europeu WIFI4EU, que garante o financiamento para a instalação de redes wireless de acesso gratuito, refere o regulador em comunicado.

A lista das cidades selecionadas na terceira convocatória do WIFI4EU foi divulgada na semana passada, juntando 55 autarquias portuguesas ao número de municípios que já tinham sido beneficiados com este programa europeu. No total das três convocatórias, elevam-se a 254 os municípios portugueses contemplados com verbas para instalações de wi-fi em locais públicos.

O conjunto dos municípios portugueses contemplados com vouchers nas três chamadas já realizadas receberam 3,8 milhões de euros no âmbito desta iniciativa da Comissão Europeia. Na terceira chamada, que agora terminou, estava disponível um orçamento de 26,7 milhões de euros que foi disputado por 8.318 municípios da União Europeia.

Apenas 1.780 foram contemplados nesta fase, sendo que, no conjunto das três convocatórias já realizadas, 7.980 municípios da União Europeia receberam vales de financiamento. Prevê-se que a última convocatória no âmbito desta iniciativa decorra no primeiro trimestre de 2020.

A iniciativa WiFi4EU tem como objetivo proporcionar acesso à Internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos, contribuindo para a redução da exclusão digital, especialmente em comunidades de áreas rurais e locais remotos.

Permite ainda o aumento do acesso aos serviços públicos online que melhoram a qualidade de vida nas comunidades locais, sendo que o financiamento da União Europeia se destina a cobrir os custos de equipamento e instalação do sistema de wi-fi.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

EUA reabrirá campo de detenção de migrantes perto da prisão de Guantánamo

A administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden se prepara para reabrir um campo de detenção de migrantes na Baía de Guantánamo, após um aumento de migrantes e requerentes de asilo no sul …

Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%.  O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no …

É a maior contração desde 1995. INE revê queda do PIB para 8,4%

A queda foi pior do que se esperava: o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4% e não 7,6%, indicam os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 8,4% em …

EUA aprovam terceira dose da Pfizer para maiores de 65 anos e grupos de risco

A Food and Drugs Adminustration (FDA) anunciou, na noite de quarta-feira, ter dado luz verde à administração de uma terceira dose da vacina da Pfizer em alguns casos. O organismo que regula a comercialização de medicamentos …

Estabelecimentos de Santos vão encerrar mais cedo. Psicólogos alertam que fim de restrições pode levar a excessos

Redução do horário é a solução encontrada pelos empresários para dar resposta à recente onda de criminalidade que se tem registado na zona de Santos. Especialistas em psicologia apontam o levantar das medidas de restrição, …

885 novos casos e cinco mortes. Internamentos continuam em queda

Portugal registou 885 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

Número de professores de informática é insuficiente para responder à procura

Aquela que poderia ser uma notícia positiva tem, na realidade, um contexto negativo, já que evidencia uma falha estrutural do sistema de ensino português. De acordo com as informações veiculadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), …

De olhos postos em Almada e com a aposta em Joana Mortágua, o Bloco volta a prometer passes a 20 euros

Em campanha em Almada com Joana Mortágua, a habitação e os passes sociais foram os temas em cima da mesa do Bloco de Esquerda. Depois de andar em campanha no Norte, o Bloco de Esquerda foi …

Brasil, EUA e Canadá. TAP prevê aumento de voos entre outubro e março

A TAP já está de olhos postos em novos voos para recuperar a sua operação no segundo semestre do ano e no inverno IATA – entre outubro e março. A empresa “espera progressos em termos de …