Governo vai mobilizar professores sem horário para combater pandemia

O Governo vai convocar professores sem horário para combater pandemia. A mobilização consta de um despacho publicado em Diário da República esta sexta-feira.

De acordo com o Público, o Governo vai mobilizar os professores sem atividade letiva para ajudarem no combate à pandemia de covid-19. Os docentes vão auxiliar as autoridade de saúde na realização de inquéritos epidemiológicos, no rastreio de contactos de doentes com covid-19 e no seguimento de pessoas em vigilância ativa.

A Autoridade de Saúde Regional vai contactar os professores “que considere melhor habilitados ao reforço da capacidade de rastreamento”, promovendo a sua formação na tarefa atribuída.

O diário escreve ainda que a avaliação da habilitação dos professores para estas tarefas terá em conta a formação e conteúdo funcional dos docentes.

Assim, para os inquéritos epidemiológicos e rastreio de contactos serão selecionados professores com atividade letiva de formação na área da saúde, e os restantes irão maioritariamente ajudar no acompanhamento de pessoas em vigilância ativa.

“Os docentes com ausência de componente letiva que sejam mobilizados ao abrigo deste regime mantêm todos os direitos inerentes ao lugar de origem e não podem ser prejudicados no desenvolvimento da sua carreira”, lê-se no despacho.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Oh Costa e Brandão… esses professores que não fazem nada… esses malandros! Não é? É isso que ficará na mente deles. Criar atritos para quê? Quando existem tantos acessores, juízes ou militares a “cossá-los” ? Esses não são opção, porquê? Explica Costa, explica ! Esses são “mais” que os professores? É isso ?

  2. Concordo, se forem professores que estão sem componente letiva por inexistência de horas e não os que se encontram nessa situação por razões de saúde. Não sei bem que professores serão esses da área da saúde mas os de Biologia, por exemplo, poderão dar uma mãozinha.

RESPONDER

1.º de Maio. CGTP duplica lotação, UGT festeja online com ex-ministros socialistas

As centrais sindicais voltam a estar divididas quanto às comemorações do 1.º de Maio. A CGTP vai organizar dois desfiles e duplicar a concentração na Alameda Dom Afonso Henriques; a UGT cancelou qualquer iniciativa presencial …

"Vice" da bancada do PS contestado por pedir autocrítica do partido sobre Sócrates

Pedro Delgado Alves defendeu que o PS deveria refletir sobre a ação de José Sócrates. O deputado foi contestado por outros dirigentes do grupo parlamentar, nomeadamente Ana Catarina Mendes, que reagiu de forma dura à …

Japão responde à China e garante que derrame de Fukushima será seguro

O vice-primeiro-ministro japonês, Taro Aso, reafirmou esta sexta-feira, em resposta às críticas da China, que a descarga da central nuclear de Fukushima aprovada pelas autoridades japonesas estará dentro dos limites de segurança da água potável. "Estou …

Ninguém quer "a batata quente" do caso Sócrates. Ivo Rosa e Carlos Alexandre com nota máxima

Os juízes Ivo Rosa e Carlos Alexandre foram avaliados com a nota máxima de "Muito Bom" pelo Conselho Superior da Magistratura em inspecções realizadas entre 2013 e 2018, ou seja, abarcando o período da investigação …

João Leão afasta criação de imposto de solidariedade para pagar crise pandémica

O ministro das Finanças, João Leão, argumenta que a criação de um imposto de solidariedade para pagar a crise pandémica não ajudaria nem seria benéfica. Em entrevista ao semanário Expresso, o ministro das Finanças, João Leão, …

Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal. Novos documentos põem fim aos mitos

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por se lavar pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a …

De Cristas aos encontros com Salgado. PS já tem 14 perguntas sobre o Novo Banco para Passos

Depois de Carlos Moedas e Cavaco Silva, o PS já tem perguntas que quer fazer ao ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho no âmbito da comissão de inquérito ao Novo Banco.  De acordo com o semanário Expresso, o …

Um quarto da população portuguesa tem imunidade à covid-19

O Painel Serológico Longitudinal Covid-19 estima em 27% a taxa de imunidade à covid-19 para a população em Portugal. Até março, 13% da população teria sido infetada Um estudo hoje divulgado estima que 13% da população …

Desconfinamento recua em alguns concelhos e será suspenso noutros. Mas avança no resto do país

O primeiro-ministro, António Costa, fez uma declaração ao país no final da reunião do Conselho de Ministros que aprovou, esta quinta-feira, as medidas para a terceira fase de desconfinamento da pandemia de covid-19. Apesar do Rt …

Pfizer admite que deverá ser necessária uma terceira dose (e ser vacinado anualmente)

O CEO da Pfizer, Albert Bourla, disse que as pessoas vão, “provavelmente”, precisar de uma dose de reforço da vacina contra a covid-19, 12 meses após serem totalmente vacinadas. “Um cenário provável é que haja necessidade …