Governo vai mobilizar professores sem horário para combater pandemia

O Governo vai convocar professores sem horário para combater pandemia. A mobilização consta de um despacho publicado em Diário da República esta sexta-feira.

De acordo com o Público, o Governo vai mobilizar os professores sem atividade letiva para ajudarem no combate à pandemia de covid-19. Os docentes vão auxiliar as autoridade de saúde na realização de inquéritos epidemiológicos, no rastreio de contactos de doentes com covid-19 e no seguimento de pessoas em vigilância ativa.

A Autoridade de Saúde Regional vai contactar os professores “que considere melhor habilitados ao reforço da capacidade de rastreamento”, promovendo a sua formação na tarefa atribuída.

O diário escreve ainda que a avaliação da habilitação dos professores para estas tarefas terá em conta a formação e conteúdo funcional dos docentes.

Assim, para os inquéritos epidemiológicos e rastreio de contactos serão selecionados professores com atividade letiva de formação na área da saúde, e os restantes irão maioritariamente ajudar no acompanhamento de pessoas em vigilância ativa.

“Os docentes com ausência de componente letiva que sejam mobilizados ao abrigo deste regime mantêm todos os direitos inerentes ao lugar de origem e não podem ser prejudicados no desenvolvimento da sua carreira”, lê-se no despacho.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Oh Costa e Brandão… esses professores que não fazem nada… esses malandros! Não é? É isso que ficará na mente deles. Criar atritos para quê? Quando existem tantos acessores, juízes ou militares a “cossá-los” ? Esses não são opção, porquê? Explica Costa, explica ! Esses são “mais” que os professores? É isso ?

  2. Concordo, se forem professores que estão sem componente letiva por inexistência de horas e não os que se encontram nessa situação por razões de saúde. Não sei bem que professores serão esses da área da saúde mas os de Biologia, por exemplo, poderão dar uma mãozinha.

RESPONDER

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …

Chuvas torrenciais fazem mais de uma centena de mortos na Índia

Pelo menos 136 pessoas morreram na Índia, em consequência de chuvas torrenciais que assolaram o país e causaram fortes enchentes e deslizamentos de terra, enterrando casas e submergindo ruas. Numa altura em que as alterações climáticas …