Professores estão finalmente colocados

cybrarian77 / Flickr

-

Os representantes dos diretores escolares disseram esta terça-feira que os problemas de colocação de professores, através da bolsa de contratação, estão ultrapassados, mas agora “é preciso acudir a outro fogo”, o da compensação das aulas em atraso.

Em declarações à Lusa, o vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, afirmou que “os professores estão finalmente colocados e nas escolas a dar aulas“, e que estão ultrapassados os problemas que se arrastavam desde o início do ano letivo com a colocação de professores através da Bolsa de Contratação de Escola (BCE).

“Esse fogo está extinto. É preciso acudir a outro, que são as aulas de compensação“, declarou, acrescentando que as escolas estão ainda a submeter os seus planos de apoio aos alunos prejudicados pelos atrasos nas colocações à aprovação do Ministério da Educação e Ciência (MEC).

Filinto Lima disse que muitos estabelecimentos têm recursos próprios para resolver a situação, não necessitando de contratar mais docentes, apenas de autorização para pagar horas extra aos professores disponíveis para as fazer, ou autorização para aumentar o horário de docentes dos quadros e contratados, com horários incompletos e que podem assegurar as aulas de compensação necessárias.

A um ritmo de uma ou duas horas de aulas extra por semana, o vice-presidente da ANDAEP, e diretor de um agrupamento de escolas em Vila Nova de Gaia, espera ter a questão da recuperação dos alunos com aulas em atraso resolvida a tempo dos exames.

Filinto Lima reconhece, no entanto, que este plano de recuperação não se faz sem “o sacrifício de pais, alunos e professores“.

Manuel Pereira, presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), que também dá por terminado o problema com as colocações de professores, espera que os planos de recuperação possam estar concluídos até ao final do 2.º período, ainda longe do período de exames.

“Há prejuízos para os alunos, como é evidente”, reconheceu, acrescentando que a principal preocupação continua a ser a recuperação dos alunos em anos terminais, com exames no final do 3.º período.

Manuel Pereira diz que a Direção-Geral da Administração Escolar tem dado resposta aos planos individuais submetidos pelas escolas, mas “tem tentado que as escolas justifiquem muito claramente as suas necessidades”, uma exigência que o representante dos diretores escolares entende, numa lógica de racionalização de recursos.

Independentemente de as escolas conseguirem finalizar os planos de recuperação de alunos a tempo dos exames de final de ano, Filinto Lima entende que o MEC devia encarar os problemas deste ano “como uma oportunidade” para alterar definitivamente as datas dos exames dos alunos do 1.º ciclo e do restante ensino básico, fazendo-os coincidir com o período de exames definido para os estudantes do ensino secundário.

Essa opção, defendeu, traria vantagens para a aprendizagem dos alunos, evitando que “entrassem de férias a seguir aos exames”, ainda que em período de aulas, e para a organização das escolas, que não teriam de gerir o encerramento total ou parcial dos estabelecimentos a meio do 3.º período, para poder realizar exames, prejudicando o período de aulas dos alunos mais velhos.

Filinto Lima reiterou ainda que o processo de verificação de critérios e competências declarados pelos professores, nas suas candidaturas a lugares nas escolas, “tem de acontecer mais cedo no próximo ano“, até para evitar que docentes percam a colocação quando já estão a dar aulas por depois se verificar que não cumpriam os requisitos que indicaram.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ana Gomes espera "verdadeiro Portugal Leaks" com Rui Pinto a colaborar com a justiça

A antiga eurodeputada Ana Gomes considerou que “é um verdadeiro Portugal Leaks” que se pode esperar a partir de agora, depois de Rui Pinto aceitar colaborar com a justiça portuguesa. O criador do Football Leaks e …

Exames nacionais adiados. Terceiro período arranca a 14 de abril (mas à distância)

Esta quinta-feira, António Costa falou ao país para anunciar que o 3.º período irá recomeçar no dia 14 de abril, mas sem aulas presenciais. Os exames nacionais do ensino secundário foram adiados para julho e …

TAP. Estado equaciona reformas antecipadas sem penalizações

O Jornal Económico escreve esta quinta-feira que o Estado pondera avançar com reformas antecipadas sem penalizações na TAP, visando assim diminuir o impacto da pandemia de covid-19 na companhia aérea portuguesa. Apesar de a empresa ter …

Santa Maria ganha 40 camas para os cuidados intensivos

A maior unidade hospitalar do país reforçou capacidade dos Cuidados Intensivos para os doentes infetados, passando das atuais 80 camas para cerca de 120. O Hospital Santa Maria, em Lisboa, vai quadruplicar a sua capacidade …

"Isto é criminoso". Estivadores dizem que há risco de portos pararem

"Da forma como estamos a trabalhar nos portos, corremos o risco de todo o contingente ficar parado, porque não há nenhum cuidado em termos de criar equipas rotativas", garantiu o líder sindical. O presidente do Sindicato …

Demitiu-se o diretor do serviço de cirurgia e transplantação do Curry Cabral

Américo Martins demitiu-se esta quarta-feira por ter visto impedida a proposta de reorganização com circuitos independentes no hospital. O diretor do Serviço de Cirurgia Geral e Transplantação do Hospital Curry Cabral, Américo Martins, demitiu-se esta quarta-feira …

Bancos impedidos de cobrar comissões por operações digitais. Acesso a jogos online limitados

Os bancos vão ficar impedidos de cobrar comissões por operações de pagamento através de plataformas digitais dos prestadores de serviços, segundo uma proposta do PEV com alterações do PS aprovada no Parlamento. O projeto de lei …

Pessoas assintomáticas devem usar máscara, diz Centro Europeu de Controlo de Doenças

Num relatório divulgado na quarta-feira, o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) referiu que as máscaras podem reduzir a propagação do novo coronavírus de pessoas assintomáticas, recomendando a sua utilização. De acordo com o Público, …

Portugal ultrapassa as 400 vítimas mortais. Cordão sanitário em Castro Daire equacionado

Portugal regista esta quinta-feira 409 mortos associados à covid-19, mais 29 do que na quarta-feira, e 13.956 infetados (mais 815), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Trata-se de um aumento de 6% …

"Em segundo plano". OM alerta para falta de resposta para doentes prioritários não covid-19

A Ordem dos Médicos (OM) alertou esta quinta-feira para a falta de resposta aos doentes prioritários não covid-19, que diz estarem a ser relegados para segundo plano, em áreas que “não podem esperar” como a …