Professores em protesto contra ‘aumento de horário lectivo’

USP

foto: USP

foto: USP

Docentes do primeiro ciclo do ensino básico manifestam-se hoje à tarde, em frente ao Ministério da Educação, em Lisboa, contra “o aumento do seu horário letivo”, num protesto convocado pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof).

Segundo a maior organização sindical de professores, afeta à Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP), o Ministério da Educação “deixou de financiar uma hora semanal das atividades de enriquecimento curricular” e, a pretexto da reorganização do primeiro ciclo do ensino básico, “levou as escolas a aumentarem a carga letiva semanal dos docentes”.

De acordo com a Fenprof, o horário letivo dos professores do primeiro ciclo do ensino básico foi agravado em 2,5 horas semanais.

Para a Fenprof, a tutela pretende “reduzir a contratação de docentes nas atividades de enriquecimento curricular e obrigar os professores a assumirem atividades que não correspondem ao conteúdo funcional da sua profissão”.

A Federação Nacional dos Professores reclama que as pausas letivas sejam integradas no horário de trabalho destes docentes, depois de, como alega, terem deixado de ser consideradas como carga letiva.

A 03 de outubro, a Fenprof entregou, no ministério tutelado por Nuno Crato, uma petição com mais de seis mil assinaturas a exigir que a carga letiva dos professores do primeiro ciclo não fosse aumentada.

Em 19 de julho, o ministro da Educação, Nuno Crato, assegurou no parlamento que não haveria aumento da componente letiva para os professores do primeiro ciclo do ensino básico.

Segundo a tutela, o despacho normativo de organização do ano letivo de 2013-2014 mantém o mesmo número de horas de componente letiva relativamente ao despacho do ano letivo anterior, fixando em 25 horas semanais de trabalho a componente letiva dos professores do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico.

A manifestação de hoje, pelas 15:00, decorre em frente às instalações do Ministério da Educação na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Deputado Lobo d'Ávila abre portas ao futuro no CDS. "Não digo não" ao partido

O ex-deputado Filipe Lobo d'Ávila afirmou que não afasta a possibilidade de se candidatar à liderança do CDS. O potencial candidato à sucessão de Assunção Cristas indicou que a estratégia do partido, nos últimos anos, …

Só o Governo prevê uma aceleração em 2020. OCDE também está pouco otimista (e deixa um conselho a Centeno)

A economia portuguesa vai abrandar nos próximos anos, segundo antecipa a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE). No Economic Outlook publicado esta quinta-feira, as previsões para a economia nacional aponta para um crescimento …

Trump exige que se pare "a caça às bruxas" em reação a testemunho de embaixador

"Esta caça às bruxas deve parar agora. Tão prejudicial para o nosso país!", escreveu Donald Trump no Twitter, em reação ao testemunho do seu embaixador da União Europeia. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou …

Seis embaixadores portugueses mudam de países

Há seis embaixadores portugueses que vão mudar de cidade. O Presidente da República já assinou o decreto que rege a nomeação de novas chefias para tutelar as embaixadas de Portugal em Berlim, Madrid, Praga e …

Rúben Dias pede dois milhões por ano. Vieira não está disposto a pagar tanto

A negociação de contrato entre Rúben Dias e o SL Benfica atingiu um impasse. O jogador não se contenta com um salário inferior a dois milhões de euros líquidos por ano, mas Vieira não está …

Secretarias de Estado instaladas em "casa" dos governantes

As três secretarias de Estado que ficarão fora de Lisboa serão instaladas nas terras natal dos seus respetivos governantes. Esta medida do Governo faz parte de um esforço de descentralização. O Governo decidiu avançar nesta legislatura …

Governo quer bolsas do Ensino Superior automáticas para alunos de ação social escolar

O Governo quer que os alunos do secundário com direito à ação social escolar tenham direito, de forma automática, a bolsas do ensino superior, algo que pode acontecer já no próximo ano letivo. Segundo noticiou o …

Modelo económico do Google e Facebook "ameaça" direitos humanos, diz Amnistia Internacional

A Amnistia Internacional criticou esta quinta-feira o modelo económico "baseado na vigilância" dos gigantes da internet Google e Facebook, considerando que é uma "ameaça sistémica aos direitos humanos". Num relatório, a organização não-governamental argumentou que, ao …

Da Amora a Lima. Jorge Jesus "está a dois passos de alcançar a eternidade"

A cumprir a 31.ª época da sua carreira de técnico, iniciada há 30 anos, na temporada 1989/90, ao serviço do Amora, Jesus precisa de bater os argentinos do River Plate, os detentores do título, para …

Revolucionários colombianos estão a recrutar crianças venezuelanas para guerrilha

A Federação de Associações de Professores Universitários da Venezuela (FAPUV) denunciou na quarta-feira que grupos e subversivos da vizinha Colômbia estão a recrutar crianças em idade escolar para a guerrilha. "Temos jovens e crianças, especialmente nas …