Professores contra a Prova acampam na Universidade de Coimbra

François Philipp / wikimedia

foto: François Philipp / wikimedia

foto: François Philipp / wikimedia

Um grupo de professores vai acampar na noite de segunda-feira, 25 de novembro, junto à Universidade de Coimbra, em protesto “contra a prova” de avaliação e o silêncio das faculdades e escolas que formam docentes.

Reunidos durante a tarde de hoje em Coimbra, cerca de meia centena de docentes do movimento ‘Professores contra a Prova, pela Escola Pública’ decidiram “fazer um acampamento na Praça D. Dinis, em Coimbra”, na noite de segunda para terça-feira, disse à agência Lusa André Pestana, um dos responsáveis do movimento.

A escolha daquele “local simbólico, em plena Universidade de Coimbra”, para a realização do acampamento de protesto contra a prova de avaliação de professores, recentemente anunciada pelo Ministério da Educação, também visa manifestar descontentamento dos professores perante o silêncio das universidades e escolas que formam docentes, sublinhou André Pestana.

“Esta prova também põe em causa a validade da competência das faculdades e das escolas superiores que formam os professores”, sustentou aquele responsável, afirmando que não compreende “o silêncio nomeadamente dos reitores” das universidades portuguesas.

O movimento ‘Professores contra a Prova, pela Escola Pública’ apelam aos reitores e dirigentes das escolas superiores que “rompam o silêncio” e, por outro lado, desafiam os professores a não se inscreverem na prova de avaliação, que classificam como “uma humilhação”.

“Se os professores não estão preparados, que se fiscalizem as escolas que os formam”, adverte André Pestana, salientando que se o problema existe, ele “tem de ser combatido a montante”.

Além de apelar aos docentes para não se inscreverem na prova de avaliação, o movimento vai promover a formação de “cordões humanos à volta das escolas” onde e enquanto se irão realizar as avaliações, disse André Pestana.

Os participantes na reunião de hoje, em Coimbra, oriundos das regiões Centro, de Lisboa e de Braga, reafirmaram a sua intenção de “continuarem a participar também em todas as ações contra a prova de avaliação promovidas pelos sindicatos”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …