Produção de roupas baratas tem um “alto custo ambiental e social”

A superabundância de ‘fast fashion’ – roupas prontamente disponíveis e baratas – criou um cenário de injustiça ambiental e social, principalmente em países de baixa e média renda.

Segundo um estudo da Universidade de Washington em St. Louis (Estados Unidos), divulgado na passada sexta-feria no Futurity, a nível mundial, são adquiridas 80 mil milhões de peças de roupa nova por ano, o que significa 1,2 biliões de dólares (cerca de 1,05 biliões de euros) para a indústria da moda.

Relativamente à produção, a China e o Bangladesh são os países que fabricam a maior parte desses produtos. Quanto à aquisição de roupa e tecidos, os Estados Unidos consomem mais do que qualquer outra nação no mundo. Aproximadamente 85% do vestuário que os americanos usam, são depois enviados para aterros sanitários.

“Desde o crescimento do algodão – com uso intensivo de água -, até a libertação de corantes não tratados em fontes de água locais, passando pelos baixos salários e condições de trabalho precárias, os custos ambientais e sociais envolvidos na fabricação de têxteis são generalizados”, refere uma das autoras do artigo, Christine Ekenga.

De acordo com a professora da Universidade de Washington em St. Louis, este é um “problema enorme”, visto que os impactos ambientais e sociais desproporcionais da ‘fast fashion‘ “garantem a sua classificação como uma questão de injustiça ambiental global”.

As consequências negativas de cada etapa da cadeia de fornecimento da ‘fast fashion‘ levaram à criação de um dilema global de injustiça ambiental, afirmam as autores.

“Embora a ‘fast fashion‘ ofereça aos consumidores a oportunidade de comprar mais roupas por menos valor, aqueles que trabalham ou moram perto de instalações têxteis suportam uma carga desproporcional de riscos relativamente à saúde ambiental”, frisam.

Os padrões de consumo aumentados, referem ainda, criaram milhões de toneladas de resíduos têxteis em aterros e situações não regulamentadas.

“Isto é particularmente aplicável a países de baixa e média renda, já que grande parte desse lixo acaba nos mercados de roupas de segunda mão. Esses países necessitam, frequentemente, de apoios e de recursos para desenvolver e aplicar salvaguardas ambientais e ocupacionais para proteger a saúde humana”, acrescentam as investigadoras.

Além dos riscos ambientais e ocupacionais durante a produção de têxteis, particularmente para os países de baixa e média renda, e da questão dos resíduos têxteis, o artigo aborda potenciais soluções, incluindo fibras sustentáveis, sustentabilidade corporativa, política comercial e o papel do consumidor.

TP , ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …