Aumento da produção nacional é “vital para o futuro”, diz Jerónimo de Sousa

Miguel A. Lopes / Lusa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa

Jerónimo acusa o Governo de “não fazer o suficiente” nas terras produtivas. O líder do PCP diz que solução para défice agroalimentar, energético e demográfico é aumentar “produção nacional”.

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu esta terça-feira que o aumento da produção nacional “é uma questão vital para o futuro”, afirmando que o Governo “não fez o suficiente” contra o défice agroalimentar.

“Hoje temos problemas de fundo, problemas estruturais que precisam de respostas estruturais. Esta questão da produção nacional pressupõe as ajudas devidas aos produtores, aos agricultores, em que é preciso, por exemplo, combater o défice agroalimentar. Nós continuamos a importar 800 milhões de euros em cereais. Em relação a um setor onde éramos autónomos e autossuficientes, como o leite, hoje já não somos”, advertiu Jerónimo de Sousa.

O líder comunista falava aos jornalistas na Festa das Vindimas, em Palmela, no distrito de Setúbal, depois de percorrer alguns dos espaços dos produtores de vinhos da região, sublinhando que “um país que não produz é um país condenado”.

“Este [concelho] é um exemplo das possibilidades e das potencialidades que o nosso país tem de desenvolvimento económico nesta área dos vinhos, muitas vezes classificados como os melhores do mundo e, por isso, esta nossa proposta do aumento da produção nacional como uma questão vital para o futuro que aí vem”, explicou.

Jerónimo de Sousa confessou que o propósito desta visita era vivenciar o ambiente e conhecer os produtos típicos da Festa das Vindimas, e, quando questionado pelos jornalistas, referiu que o atual Governo, liderado pelo socialista António Costa, não fez o suficiente pela produção nacional.

“Tem vindo a haver sucessivo abandono de muitas terras produtivas, com todas as consequências que tem, designadamente o drama dos incêndios. Então, nós dizemos com segurança que o Governo não fez o suficiente tendo em conta este problema do défice agroalimentar, energético, do défice demográfico, que se resolve aumentando a produção nacional”, declarou

Nesta visita, o secretário-geral do PCP indicou, sem querer desvalorizar os debates televisivos, que é “neste contacto humano” que se sente mais à vontade, com os camaradas e amigos que “estimulam e dão mais confiança para as eleições de 6 de outubro”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PS, Bloco e Livre recusam solidarizar-se com Bernardo Silva

PS, Bloco e Livre votaram, esta sexta-feira, contra a solidariedade do Parlamento para com o internacional português, condenado recentemente por um ato considerado racista pela Federação Inglesa de Futebol (FA). Socialistas, bloquistas e a deputada única …

Descoberta nova lesão pulmonar que poderá estar ligada a cigarros eletrónicos com líquido

Um grupo de investigadores do Canadá anunciou esta quinta-feira a descoberta do que considera ser um novo tipo de lesão pulmonar causado pela vaporização com cigarros eletrónicos com líquido e que é semelhante à bronquiolite …

Professor acusado de agredir aluno surdo em Penafiel

Um estudante surdo foi agredido, na terça-feira, por um professor dentro de uma das salas de aula da escola secundária Joaquim de Araújo, em Penafiel. Um estudante de 16 anos, da escola secundária Joaquim de Araújo, …

Presidente da Colômbia disse que o Governo ouviu protestos em massa

O Presidente da Colômbia, Iván Duque, garantiu que ouviu as exigências dos manifestantes que saíram há rua na quinta-feira para um protesto maciço contra a política económica e social do atual governo. "Hoje [quinta-feira], os colombianos …

Detido mais um suspeito do caso do camião do Reino Unido

Foi detida mais uma pessoa por suspeitas de ligação ao caso do camião encontrado em Essex, Inglaterra, com 39 cadáveres no seu interior. A polícia britânica prendeu, hoje de manhã, um homem de 23 anos, …

Antigo primeiro-ministro da Escócia enfrenta 14 acusações de abuso sexual

Alex Salmond, o antigo primeiro-ministro da Escócia que desencadeou uma tentativa de independência do Reino Unido, compareceu em tribunal para enfrentar 14 crimes de abuso sexual alegadamente cometidos enquanto liderava o país. Entre os crimes está …

César, Louçã, Domingos Abrantes, Rio e Balsemão eleitos para Conselho de Estado

O Conselho de Estado é um órgão de consulta do Presidente da República composto por 19 membros, cinco dos quais eleitos pela Assembleia da República. Carlos César (PS), Francisco Louçã (BE), Domingos Abrantes (PCP), Rui Rio …

China já está a trabalhar no desenvolvimento de redes 6G

As autoridades chinesas divulgaram esta sexta-feira que já iniciaram pesquisas para o desenvolvimento de redes sem fio de sexta geração, apenas algumas semanas depois de as três principais operadoras de telecomunicações do país terem lançado …

Miguel Morgado desiste de se candidatar à liderança do PSD

O ex-adjunto de Pedro Passos Coelho anunciou, esta sexta-feira, que desistiu de avançar com a sua candidatura para liderar o PSD. Miguel Morgado anunciou, esta sexta-feira, através do Facebook, que "não foi infelizmente possível no presente …

Merkel fará a sua primeira visita ao antigo campo de concentração de Auschwitz

A chanceler alemã, Angela Merkel, pretende visitar o antigo campo de concentração nazi de Auschwitz na Polónia, pela primeira vez nos seus 14 anos no cargo, anunciou na quinta-feira um jornal de Munique. Segundo Sueddeutsche Zeitung, …