Procura interna por cotonetes obriga única fábrica portuguesa a reduzir exportações

A única fábrica de cotonetes do país, sediada em Famalicão, que produz 12.500 unidades por minuto, foi obrigada a reduzir as exportações para dar vazão à crescente procura do mercado interno.

Segundo o administrador da fábrica da Hidrofer, Carlos Silva, o objetivo é duplicar ou triplicar, “a muito curto prazo”, o volume das exportações.

O responsável revelou esta-segunda-feira que o grupo Hidrofer já chegou a exportar entre 55 a 60% da sua produção, mas atualmente esse valor não ultrapassa os 20%. “O mercado nacional foi comendo as exportações“, explicou.

Para aumentar a produção, foi feito um investimento de oito milhões de euros, praticamente concluído, em máquinas de tecnologia avançada, e serão ainda admitidos mais 15 a 20 trabalhadores, que se juntarão aos atuais 54.

O grupo inclui duas fábricas, uma das quais recebe o algodão em bruto e prepara e fia as fibras de algodão que vão servir de matéria-prima para a produção da outra fábrica.

Nesta, são produzidas duas toneladas de algodão zig-zag por dia e, por minuto, 11 mil discos desmaquilhantes, 5.500 toalhitas e cinco mil bolas. “Tudo 100% algodão”, salienta Carlos Silva.

O administrador sublinhou ainda a responsabilidade ambiental das duas fábricas, cujos resíduos são reaproveitados para a produção de fertilizantes agrícolas, sendo ainda que a água que sai da respectiva ETAR é usada para rega dos terrenos adjacentes.

O grupo foi hoje visitado pelo presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, no âmbito do roteiro traçado pelo autarca para divulgar os casos de empreendedorismo do concelho.

O autarca destacou o facto de uma das fábricas ter nascido numa antiga têxtil abandonada, que, de outro modo, seria mais uma peça do “cemitério industrial” do concelho.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável. Uma equipa de investigadores sugere que a sua dimensão reduzida não lhe permite reter muita água. Um novo estudo sugere que o pequeno tamanho de Marte pode ser …

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …