Apesar do processo por suspeitas de viciação, juiz Orlando Nascimento continua a poder decidir casos

José Sena Goulão / Lusa

O presidente da Relação de Lisboa, Orlando Nascimento

O magistrado Orlando Nascimento demitiu-se da presidência do Tribunal da Relação de Lisboa e está a ser alvo de um processo disciplinar no âmbito de suspeitas de viciação na distribuição de casos, mas ainda assim continua em funções e pode decidir recursos judiciais.

A abertura do processo disciplinar por parte do Conselho Superior da Magistratura (CSM) não impede Orlando Nascimento de continuar em funções como magistrado no Tribunal da Relação de Lisboa (TRL).

Depois de ter deixado a presidência do TRL, o juiz pode ainda continuar a decidir recursos judiciais, tal como o juiz Rui Gonçalves que também está a ser alvo de processo disciplinar.

O Público repara que os dois magistrados continuam em funções, uma vez que o CSM não suspendeu nenhum deles, como poderia ter feito.

O CSM decretou a abertura de processos disciplinares a Orlando Nascimento, Rui Gonçalves e Luís Vaz das Neves, este último constituído arguido na Operação Lex por suspeitas de que esteve envolvido na manipulação da distribuição de processos judiciais.

A entidade avança que se detectaram irregularidades na distribuição dos processos na Relação de Lisboa, especificando que “no mínimo” em três casos há “fortes indícios de abuso de poder“.

“Por enquanto o CSM não pode demitir nem afastar de funções qualquer um dos juízes visados”, destaca o presidente do órgão que também preside ao Supremo Tribunal de Justiça, Joaquim Piçarra. “Será a juíza presidente a determinar se deve ou não distribuir processos a Orlando Nascimento”, frisa ainda Piçarra.

O Público atesta que “Orlando Nascimento, não tem, neste momento, processos atribuídos, mas o mesmo não acontece com Rui Gonçalves”.

A suspensão dos dois magistrados pode ocorrer apenas se o inspector responsável pelos processos disciplinares resolver assumir essa medida preventiva.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

António Costa reeleito secretário-geral do PS com 94% dos votos

António Costa foi reeleito no sábado secretário-geral do PS, com 94% dos votos, para um novo mandato de dois anos, de acordo com resultados provisórios divulgados hoje pela Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS. O …

"Pessoas como nós". Presidente da República alerta contra indiferença no Dia Mundial do Refugiado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou contra a indiferença e os "discursos oportunistas" numa mensagem alusiva ao Dia Mundial do Refugiado, que hoje se assinala. “Este ano sob o mote ‘Juntos cuidamos, aprendemos …

Três portugueses entre os cinco mortos em colapso de escola na Bélgica

No dia de ontem, as autoridades belgas confirmaram a morte de cinco pessoas, entre as quais três portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Para além dos dois corpos …

Descoberto mecanismo que pode aumentar a expectativa de vida

Ao longo do tempo foram descobertas várias causas para o envelhecimento, mas permanece a questão de saber se existem mecanismos subjacentes comuns que determinam o envelhecimento e a expectativa de vida. Um equipa de investigadores do …

"Trabalhador atravessou faixa de rodagem". MAI diz que carro de Cabrita não se despistou

O Ministério da Administração Interna esclareceu que não existia sinalização para alertar os condutores dos “trabalhos de limpeza em curso" na autoestrada A6, no Alentejo, na sexta-feira, quando a viatura do ministro atropelou mortalmente um …

Caracol carrega o menor computador do mundo (e desvenda mistério sobre extinção em massa)

A decisão de introduzir caracóis não nativos no Taiti levou à extinção de 56 espécies de caramujos arbóreos. Contudo, uma das espécies sobreviveu. Para perceber como este "milagre" aconteceu, uma equipa usou o menor computador …

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Polónia | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …