Processo de embaixador punido por má gestão segue para o Ministério Público

bundespraesident.de

O ex-embaixador Luís Almeida Sampaio (e) com o antigo presidente da Alemanha, Joachim Gauck (d)

Uma inspeção interna concluiu que Luís Almeida Sampaio, quando era embaixador na Alemanha, não respeitou deveres contabilísticos e regras de utilização de dinheiro público. O processo seguiu para o Ministério Público por haver indícios de crime.

Luís Almeida Sampaio, antigo embaixador em Berlim entre 2012 e 2015 e atual embaixador de Portugal na NATO, foi punido por má gestão num processo disciplinar do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

No final do inquérito interno, o ministro Augusto Santos Silva concordou com a pena proposta pela Inspeção-Geral Diplomática de 150 dias sem funções e sem salário, mas decretou a suspensão da pena por dois anos.

O diplomata português pode mesmo vir a ser julgado pela justiça, já que o chefe da diplomacia portuguesa enviou ao Ministério Público um conjunto de documentos do períodos em que Almeida Sampaio foi embaixador na Alemanha.

Esses documentos continham indícios que podem ser de natureza penal e ultrapassarem o âmbito dos inquéritos disciplinares do ministério. Segundo apurou o Público, esses papéis referem-se à utilização de quantias muito elevadas recebidas para patrocinar atividades da embaixada.

Segundo o jornal, nunca houve a suspeição de que o embaixador tenha desviado dinheiro do Estado. Almeida Sampaio terá sido alvo de um processo disciplinar interno por incumprimento de regras e deveres da contabilidade pública, como organizar a contabilidade, pedir autorizações para despesas e usar verbas para fins específicos.

Embora não tenha desviado dinheiro, este comportamento não deixa de ser visto por muitos diplomatas como uma mancha na imagem da diplomacia portuguesa.

Um dos incumprimentos envolve a compra em leasing de um carro para a embaixada de Berlim. O embaixador só podia ter um carro de série 5, mas Almeida Sampaio comprou um de série 7, um nível reservado aos membros do Governo.

O diplomata disse que o contrato foi um bom negócio para o Estado e que teria recebido a autorização do Ministério das Finanças, através de Maria Luísa Albuquerque.

Contactada pelo mesmo jornal esta quarta-feira, a deputada do PSD disse que “a embaixada enviou documentação para Lisboa e concluiu-se que era uma poupança mesmo muito significativa – como tudo o que queríamos era poupar, foi autorizado“.

Outros incumprimentos em questão referem-se ao uso incorreto de verbas do Orçamento de Funcionamento de Posto, para a gestão corrente, em despesas que devem ser pagas pelo orçamento da representação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …

"A bola apenas bateu no peito". VAR admite erro no penálti do Portimonense-FC Porto

O vídeo-arbitro do encontro entre Portimonense e FC Porto, Vasco Santos, admitiu esta quarta-feira que não existiu razão para assinalar grande penalidade a favor do clube portista. "No momento em que o árbitro apita fiquei com …

Na Índia, usar cigarros eletrónicos já pode dar prisão

O Governo indiano anunciou esta quinta-feira a proibição de cigarros eletrónicos no país, de 1,3 mil milhões de pessoas, numa ação que pretende ser a favor da saúde e contra os vícios. "A decisão foi tomada …