/

Problemas informáticos atrasam entrega de manuais escolares gratuitos

Bindaas Madhavi / Flickr

A entrega de manuais escolares gratuitos pode ser atrasada devido a erros informáticos na plataforma Mega, criada pelo Governo para distribuir os manuais do 1.º ao 6.º ano de escolaridade.

De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia nesta quinta-feira na sua edição impressa, há escolas que não conseguem validar os dados de pais e alunos na plataforma devido a incompatibilidades informáticas.

Face a este problema, há alunos que não aparecem na plataforma ou então números de contribuinte que surgem trocados, alertam diretores da escolas. O Ministério da Educação afirma que os problemas já foram corrigidos, garantindo que “a quase totalidade” dos agrupamentos já exportou os dados necessário para o levantamento dos livros.

Alguns destes problemas foram relatados nos agrupamentos de escolas de Vila Nova de Gaia e da Póvoa do Varzim.

No entanto, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, contraria a tutela, afirmando que o problema não é residual e alerta que ainda há muito por resolver na plataforma Mega, de acordo com a TSF.

O Ministério garante que “a quase totalidade” dos agrupamentos já exportou os dados para a plataforma criada pelo Governo, tendo sido atribuídos “mais de um milhão” de senhas aos encarregados de educação, o que, acrescenta o Ministério da Educação, “atesta a compatibilidade de plataformas envolvidas no processo”.

“Até ao momento não há registo de encarregados de educação com manuais errados. Não há qualquer incompatibilidade entre programas. Pelo contrário, tem até havido manifesta disponibilidade de todos os fornecedores de software de gestão das escolas para participarem e colaborarem”, esclareceu o gabinete de Tiago Brandão Rodrigues num comunicado enviado à TSF.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.