Problemas informáticos atrasam entrega de manuais escolares gratuitos

Bindaas Madhavi / Flickr

A entrega de manuais escolares gratuitos pode ser atrasada devido a erros informáticos na plataforma Mega, criada pelo Governo para distribuir os manuais do 1.º ao 6.º ano de escolaridade.

De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia nesta quinta-feira na sua edição impressa, há escolas que não conseguem validar os dados de pais e alunos na plataforma devido a incompatibilidades informáticas.

Face a este problema, há alunos que não aparecem na plataforma ou então números de contribuinte que surgem trocados, alertam diretores da escolas. O Ministério da Educação afirma que os problemas já foram corrigidos, garantindo que “a quase totalidade” dos agrupamentos já exportou os dados necessário para o levantamento dos livros.

Alguns destes problemas foram relatados nos agrupamentos de escolas de Vila Nova de Gaia e da Póvoa do Varzim.

No entanto, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, contraria a tutela, afirmando que o problema não é residual e alerta que ainda há muito por resolver na plataforma Mega, de acordo com a TSF.

O Ministério garante que “a quase totalidade” dos agrupamentos já exportou os dados para a plataforma criada pelo Governo, tendo sido atribuídos “mais de um milhão” de senhas aos encarregados de educação, o que, acrescenta o Ministério da Educação, “atesta a compatibilidade de plataformas envolvidas no processo”.

“Até ao momento não há registo de encarregados de educação com manuais errados. Não há qualquer incompatibilidade entre programas. Pelo contrário, tem até havido manifesta disponibilidade de todos os fornecedores de software de gestão das escolas para participarem e colaborarem”, esclareceu o gabinete de Tiago Brandão Rodrigues num comunicado enviado à TSF.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mário Centeno nomeado governador do Banco de Portugal

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, o nome do ex-ministro das Finanças para o cargo de governador do Banco de Portugal (BdP). A decisão foi revelada, esta quinta-feira, depois do Conselho de Ministros, pela ministra …

Finanças admitem queda de 9% no PIB. Governo prepara-se para rever projeção inicial de 6,9%

O Ministério das Finanças admite a possibilidade de que a queda do PIB se aproxime dos 9%, revelou esta quinta-feira o Jornal de Negócios, adiantando que o Governo se prepara para rever a projeção inicial …

Vacina de Oxford testada em humanos com "resultados promissores"

Os testes clínicos em humanos da potencial vacina contra a covid-19 que a Universidade de Oxford criou tiveram "resultados prometedores" e desencadearam a resposta imunitária que se pretendia. Os testes em humanos, que desde abril envolveram …

Goa decreta novo confinamento, com Índia a rondar um milhão de casos

Depois de ter aberto portas ao turismo, Goa decreta um novo confinamento de três dias. Registaram-se 198 novos casos nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o início da pandemia. O estado de Goa, …

Tribunal da Concorrência confirma coima de 75 mil euros a Ricardo Salgado

O Tribunal da Concorrência confirmou, esta quinta-feira, a coima de 75 mil euros aplicada pelo Banco de Portugal a Ricardo Salgado, no caso do financiamento do Grupo Alves Ribeiro (GAR) para compra de ações da …

Mais três mortes e 339 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 339 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da DGS. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos …

Crise entrou em nova fase mas mundo "não está fora de perigo", diz FMI

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse esta quinta-feira que a crise provocada pela pandemia entrou numa nova fase, que exige flexibilidade para assegurar "uma recuperação sustentável e equitativa", alertando que o mundo …

China bane importação de ovelhas portuguesas

As alfândegas chinesas baniram as importações de ovelhas e produtos relacionados de Portugal, alegando um aviso da Organização Mundial de Saúde Animal sobre um surto de paraplexia enzoótica dos ovinos na Guarda. A notícia foi avançada …

Tânia já pode abraçar os filhos. Livrou-se do coronavírus ao 16º teste após 4 meses isolada

A algarvia Tânia Poço foi, finalmente, dada como "curada" de covid-19 após quatro meses de confinamento. Aquele que terá sido o caso mais prolongado da infecção em Portugal, chegou ao fim com o 16º teste …

Exame de Matemática A criticado. Prova "infeliz" não permite "distinguir" alunos

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) criticou esta quinta-feira a elaboração do exame nacional de Matemática A, prova realizada por mais de 38.699 alunos que pretendem concorrer ao Ensino Superior. No entender da SPM, "o …