Problemas informáticos atrasam entrega de manuais escolares gratuitos

Bindaas Madhavi / Flickr

A entrega de manuais escolares gratuitos pode ser atrasada devido a erros informáticos na plataforma Mega, criada pelo Governo para distribuir os manuais do 1.º ao 6.º ano de escolaridade.

De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia nesta quinta-feira na sua edição impressa, há escolas que não conseguem validar os dados de pais e alunos na plataforma devido a incompatibilidades informáticas.

Face a este problema, há alunos que não aparecem na plataforma ou então números de contribuinte que surgem trocados, alertam diretores da escolas. O Ministério da Educação afirma que os problemas já foram corrigidos, garantindo que “a quase totalidade” dos agrupamentos já exportou os dados necessário para o levantamento dos livros.

Alguns destes problemas foram relatados nos agrupamentos de escolas de Vila Nova de Gaia e da Póvoa do Varzim.

No entanto, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, contraria a tutela, afirmando que o problema não é residual e alerta que ainda há muito por resolver na plataforma Mega, de acordo com a TSF.

O Ministério garante que “a quase totalidade” dos agrupamentos já exportou os dados para a plataforma criada pelo Governo, tendo sido atribuídos “mais de um milhão” de senhas aos encarregados de educação, o que, acrescenta o Ministério da Educação, “atesta a compatibilidade de plataformas envolvidas no processo”.

“Até ao momento não há registo de encarregados de educação com manuais errados. Não há qualquer incompatibilidade entre programas. Pelo contrário, tem até havido manifesta disponibilidade de todos os fornecedores de software de gestão das escolas para participarem e colaborarem”, esclareceu o gabinete de Tiago Brandão Rodrigues num comunicado enviado à TSF.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Apagar as luzes pode ajudar a salvar pássaros

Todas as noites, durante as temporadas de migração de primavera e outono, milhares de pássaros morrem ao colidir com as janelas iluminadas dos edifícios. As luzes acesas podem ser muito perigosas para as aves migratórias. Um …

Pela primeira vez, um sensor quântico modelar detetou um sinal cerebral

Uma equipa de cientistas da Universidade de Sussex construiu, pela primeira vez, um sensor cerebral quântico modular e usou-o para registar um sinal cerebral. Este é um marco importante para todos os investigadores que trabalham com …

O asteroide Psyche pode não ser tão metálico como se pensava

Há muito que se pensa que o asteroide metálico 16 Psyche é o núcleo de ferro remanescente de um planeta que não se formou. Mas, agora, um novo estudo sugere que, afinal, pode não ser …

Encontrado cemitério perto do campo de concentração de Auschwitz

Um residente local descobriu cerca de 12 crânios humanos e vários ossos na margem do rio que atravessa a cidade vizinha de Oswiecim, perto de Auschwitz. As autoridades estão a investigar se os restos mortais …

Taiwan vai ter uma enfermaria hospitalar feita de lixo reciclado

O Hospital da Universidade Católica Fu Jen, em Taipei, capital de Taiwan, vai ter a primeira enfermaria hospitalar do mundo construída com materiais reciclados. Quando a pandemia da covid-19 apareceu, o arquiteto e engenheiro taiwanês Arthur Huang …

Turquia 0-3 Itália | Euro arranca com vitória italiana

A Itália, campeã europeia em 1968, venceu hoje a Turquia por 3-0, no encontro inaugural do Euro2020 de futebol, disputado no Estádio Olímpico de Roma, a contar para a primeira jornada do Grupo A. A 16.ª …

"Exército" de cabras ajuda a prevenir incêndios florestais na Califórnia

A Califórnia soltou um "exército" de cabras para mastigar arbustos e ervas demasiado grandes em todo o estado na esperança de reduzir o risco de incêndios florestais neste verão. Este tipo de vegetação inflamável contribui para …

Kim Jong-un perdeu peso (e isso pode ter consequências geopolíticas)

O líder norte-coreano parece ter perdido algum peso, o que já levou alguns analistas políticos a avançar com algumas teorias e possíveis consequências geopolíticas. Depois de não ser visto em público durante quase um mês, o …

Portugal Campeão Europeu em 2016

Campeões em 2016, ausentes do Euro 2020: onde estão esses 12 portugueses?

Mais de metade dos jogadores convocados por Fernando Santos para o histórico Europeu 2016 não vai estar nesta edição do torneio. Rui Patrício, Pepe, Raphaël Guerreiro, José Fonte, Cristiano Ronaldo, João Moutinho, Anthony Lopes, Danilo Pereira, …

Marrocos avisa a Europa que Ceuta “é uma cidade marroquina ocupada”

A Câmara dos Representantes de Marrocos condenou a moção aprovada pelo Parlamento Europeu (PE) a rejeitar a estratégia do Governo de Rabat na recente crise migratória em Ceuta e reforçou o estatuto do enclave espanhol …