Problemas informáticos atrasam entrega de manuais escolares gratuitos

Bindaas Madhavi / Flickr

A entrega de manuais escolares gratuitos pode ser atrasada devido a erros informáticos na plataforma Mega, criada pelo Governo para distribuir os manuais do 1.º ao 6.º ano de escolaridade.

De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia nesta quinta-feira na sua edição impressa, há escolas que não conseguem validar os dados de pais e alunos na plataforma devido a incompatibilidades informáticas.

Face a este problema, há alunos que não aparecem na plataforma ou então números de contribuinte que surgem trocados, alertam diretores da escolas. O Ministério da Educação afirma que os problemas já foram corrigidos, garantindo que “a quase totalidade” dos agrupamentos já exportou os dados necessário para o levantamento dos livros.

Alguns destes problemas foram relatados nos agrupamentos de escolas de Vila Nova de Gaia e da Póvoa do Varzim.

No entanto, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, contraria a tutela, afirmando que o problema não é residual e alerta que ainda há muito por resolver na plataforma Mega, de acordo com a TSF.

O Ministério garante que “a quase totalidade” dos agrupamentos já exportou os dados para a plataforma criada pelo Governo, tendo sido atribuídos “mais de um milhão” de senhas aos encarregados de educação, o que, acrescenta o Ministério da Educação, “atesta a compatibilidade de plataformas envolvidas no processo”.

“Até ao momento não há registo de encarregados de educação com manuais errados. Não há qualquer incompatibilidade entre programas. Pelo contrário, tem até havido manifesta disponibilidade de todos os fornecedores de software de gestão das escolas para participarem e colaborarem”, esclareceu o gabinete de Tiago Brandão Rodrigues num comunicado enviado à TSF.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Papa Francisco defende distanciamento social e é criticado por radicais de direita

Num artigo no New York Times sobre o Dia de Ação de Graças, o Papa Francisco defendeu as restrições levantadas para combater a pandemia covid-19, acabando por ser criticado por alguns radicais de direita, que …

Dez empresas e três pessoas acusadas no caso do vulcão na Nova Zelândia que fez 22 mortes

Dez empresas e três pessoas foram acusados de não cumprirem obrigações de segurança quando um vulcão na Nova Zelândia entrou em erupção em 2019, matando 22 pessoas, anunciou hoje a agência responsável pelas normas de …

Taxa de desemprego desce em setembro para os 7,9%

A taxa de desemprego recuou em setembro para 7,9%, menos 0,2 pontos do que em agosto e mais 1,4 pontos que no mesmo mês de 2019, segundo dados esta segunda-feira anunciados pelo Instituto Nacional de …

Multinacionais com mais respeito pelos direitos humanos e ambiente? Suíços dizem não

A Suíça rejeitou este domingo, em referendo, uma iniciativa que queria impor obrigações legais mais rígidas às empresas, no que se refere ao respeito pelos direitos humanos e padrões ambientais, segundo projeções adiantadas por instituto …

Brasil. Forças alternativas a Bolsonaro e Lula conquistam metade das capitais estaduais

Na segunda volta das municipais brasileiras, disputadas em 57 dos 5565 municípios do país e envolvendo mais de 38 milhões de eleitores, os políticos apoiados pelo Presidente Jair Bolsonaro e os candidatos do Partido dos …

Surto de gripe aviária no Reino Unido origina o abate de 10 mil perus

Mais de 10 mil perus vão ser abatidos no Reino Unido, devido a um surto de gripe aviária detetado numa quinta na cidade de Yorshire, no norte do país, anunciou este domingo o Governo britânico. Segundo …

Portugal com mais 78 mortos e 3.262 novos casos

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais 78 mortos relacionados com a covid-19 e 3.262 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal já registou 4.505 …

Ministra da Saúde timorense ordena apagar referências a uso de preservativos em cartazes

A ministra da Saúde timorense ordenou retirar a recomendação de uso de preservativo em cartazes distribuídos pelo país para marcar o Dia Mundial de Luta contra a SIDA, por oposição “moral” ao que considera ser …

Messi marcou na goleada do Barça e homenageou Maradona

O Barcelona regressou neste domingo às vitórias na Liga espanhola de futebol e subiu ao sétimo lugar da prova, ao golear por 4-0 na recepção ao Osasuna, em jogo da 11.ª jornada, marcado por homenagens …

Austrália exige pedido de desculpa à China após publicação de imagem no Twitter

O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, exigiu esta segunda-feira um pedido de desculpas da China por causa de uma publicação na rede social Twitter divulgado por um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês. "O Governo chinês …