Problema matemático sem solução baralha a cabeça de meio-mundo

ustock

“Se um navio tiver 26 ovelhas e 10 cabras a bordo, quantos anos tem o capitão do navio?” O problema matemático que consta de uma ficha de avaliação apresentada a alunos do Ensino Básico, na China, está a deixar meio-mundo com a cabeça às voltas.

O problema de matemática é aparentemente insolucionável e foi precisamente por isso que foi incluído na ficha de avaliação, como explica o Departamento de Educação de Shunqing, na cidade de Nanchong, situada na parte ocidental da China.

“Alguns inquéritos mostram que os estudantes da Escola Básica, no nosso país, têm falta de uma consciência crítica em relação à matemática“, explica uma fonte daquele Departamento, conforme cita a BBC.

A enigmática pergunta – “se um navio tiver 26 ovelhas e 10 cabras a bordo, quantos anos tem o capitão do navio?” – surgiu numa ficha de avaliação apresentada a alunos do Ensino Básico, com idades em torno dos 11 anos.

O objectivo foi permitir aos alunos “desafiarem os seus limites e pensarem fora da caixa”, explica o Departamento de Educação de Shunqing.

E alguns alunos deram asas ao seu pensamento, para encontrar a resposta para o problema.

“O capitão tem 36, porque 26 + 10 dá 36 e o capitão queria que os animais tivessem a sua idade”, foi a resposta de um dos estudantes, conforme cita a BBC.

Pelas redes sociais, há também quem se tenha dedicado a especular respostas para o problema, com destaque para a que se segue e que é transcrita pelo canal britânico.

“O peso total de 26 ovelhas e 10 cabras é 7.700 kg, com base no peso médio de cada animal. Na China, para conduzir um navio com mais de 5.000 kg de carga, é preciso ter uma licença de barco há cinco anos. A idade mínima para conseguir uma licença é 23 anos, por isso, o capitão tem, pelo menos, 28 anos“.

Por outro lado, outros utilizadores das redes sociais preferiram abordar o caso com sarcasmo, como é o caso de um que pergunta “se uma escola tiver 26 professores, 10 dos quais não pensam, qual é a idade do director?”

ZAP ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Igualmente esperta: “Se um país só tiver legalmente 1 partido político, e 1,3 mil milhões de habitantes qual é a esperança de vida de alguém que pensa fora-da-caixa”.

  2. Isso não é uma questão matemática, mas sim uma questão de lógica! Não existem dados que permitem saber a idade do capitão, logo não faz qualquer sentido resolver isto…é a mesma coisa que: ” tenho uma nota 20 euros na carteira e 5 euros em moedas de um euro. Será que sou casado? Que profissão tenho?!”…lol

    • Exactamente, Pedro. Uma questão de lógica e da mais básica. Mas pelos vistos a pergunta teve razão de ser, considerando os objectivos a ela subjacentes.
      E faz sentido que também a coloquemos aos nossos alunos, sejam do mesmo grau de ensino, sejam de escalões acima, até muito acima. Encontraremos “respostas” muito desanimadoras.

  3. Isto é demasido óbvio. O navio não tem capitão, pois o problema refere que tem o navio tem 26 ovelhas e 10 cabras, logo, mesmo que alguma delas tivesse habilitações para pilotar o navio, nenhuma delas pode ser capitão. Quando muito poderia ser capitã.

  4. @Pedro
    Lógico que não és casado, se fosses não terias um tusto na carteira!
    A profissão que tens deve ser uma merda pra nenhuma interesseira te ter fisgado ainda.
    Cumprimentos

  5. “Se um navio tiver 26 ovelhas e 10 cabras a bordo, quantos anos tem o capitão do navio?”
    A resposta é zero, o enunciado não fala de existência de nenhum capitão no navio!

    enunciado:
    1 – navio
    26 – Ovelhas
    10 – Cabras
    0 – Capitães
    “y” – idade (variável a calcular)

    Expressão matemática:
    1 x (26 + 10) x (0 x “y”)= 0

  6. se atribuirmos os valores a=1, b=2, c=3…z=26

    o+v+e+l+h+a+s =81 26*3+3=81 26 ovelhas
    c+a+b+r+a+s =44 10*4+4=44 10 cabras
    c+a+p+i+t+a+o =65 12*5+5=65 12 anos

    O capitao tem 12 anos

    • O capitão é uma criança, o navio e animais não passam de brinquedos… como é lógico o capitão não precisa de estar a bordo… se calhar nem pode…

RESPONDER

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …