Problema matemático sem solução baralha a cabeça de meio-mundo

ustock

“Se um navio tiver 26 ovelhas e 10 cabras a bordo, quantos anos tem o capitão do navio?” O problema matemático que consta de uma ficha de avaliação apresentada a alunos do Ensino Básico, na China, está a deixar meio-mundo com a cabeça às voltas.

O problema de matemática é aparentemente insolucionável e foi precisamente por isso que foi incluído na ficha de avaliação, como explica o Departamento de Educação de Shunqing, na cidade de Nanchong, situada na parte ocidental da China.

“Alguns inquéritos mostram que os estudantes da Escola Básica, no nosso país, têm falta de uma consciência crítica em relação à matemática“, explica uma fonte daquele Departamento, conforme cita a BBC.

A enigmática pergunta – “se um navio tiver 26 ovelhas e 10 cabras a bordo, quantos anos tem o capitão do navio?” – surgiu numa ficha de avaliação apresentada a alunos do Ensino Básico, com idades em torno dos 11 anos.

O objectivo foi permitir aos alunos “desafiarem os seus limites e pensarem fora da caixa”, explica o Departamento de Educação de Shunqing.

E alguns alunos deram asas ao seu pensamento, para encontrar a resposta para o problema.

“O capitão tem 36, porque 26 + 10 dá 36 e o capitão queria que os animais tivessem a sua idade”, foi a resposta de um dos estudantes, conforme cita a BBC.

Pelas redes sociais, há também quem se tenha dedicado a especular respostas para o problema, com destaque para a que se segue e que é transcrita pelo canal britânico.

“O peso total de 26 ovelhas e 10 cabras é 7.700 kg, com base no peso médio de cada animal. Na China, para conduzir um navio com mais de 5.000 kg de carga, é preciso ter uma licença de barco há cinco anos. A idade mínima para conseguir uma licença é 23 anos, por isso, o capitão tem, pelo menos, 28 anos“.

Por outro lado, outros utilizadores das redes sociais preferiram abordar o caso com sarcasmo, como é o caso de um que pergunta “se uma escola tiver 26 professores, 10 dos quais não pensam, qual é a idade do director?”

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Igualmente esperta: “Se um país só tiver legalmente 1 partido político, e 1,3 mil milhões de habitantes qual é a esperança de vida de alguém que pensa fora-da-caixa”.

  2. Isso não é uma questão matemática, mas sim uma questão de lógica! Não existem dados que permitem saber a idade do capitão, logo não faz qualquer sentido resolver isto…é a mesma coisa que: ” tenho uma nota 20 euros na carteira e 5 euros em moedas de um euro. Será que sou casado? Que profissão tenho?!”…lol

    • Exactamente, Pedro. Uma questão de lógica e da mais básica. Mas pelos vistos a pergunta teve razão de ser, considerando os objectivos a ela subjacentes.
      E faz sentido que também a coloquemos aos nossos alunos, sejam do mesmo grau de ensino, sejam de escalões acima, até muito acima. Encontraremos “respostas” muito desanimadoras.

  3. Isto é demasido óbvio. O navio não tem capitão, pois o problema refere que tem o navio tem 26 ovelhas e 10 cabras, logo, mesmo que alguma delas tivesse habilitações para pilotar o navio, nenhuma delas pode ser capitão. Quando muito poderia ser capitã.

  4. @Pedro
    Lógico que não és casado, se fosses não terias um tusto na carteira!
    A profissão que tens deve ser uma merda pra nenhuma interesseira te ter fisgado ainda.
    Cumprimentos

  5. “Se um navio tiver 26 ovelhas e 10 cabras a bordo, quantos anos tem o capitão do navio?”
    A resposta é zero, o enunciado não fala de existência de nenhum capitão no navio!

    enunciado:
    1 – navio
    26 – Ovelhas
    10 – Cabras
    0 – Capitães
    “y” – idade (variável a calcular)

    Expressão matemática:
    1 x (26 + 10) x (0 x “y”)= 0

  6. se atribuirmos os valores a=1, b=2, c=3…z=26

    o+v+e+l+h+a+s =81 26*3+3=81 26 ovelhas
    c+a+b+r+a+s =44 10*4+4=44 10 cabras
    c+a+p+i+t+a+o =65 12*5+5=65 12 anos

    O capitao tem 12 anos

    • O capitão é uma criança, o navio e animais não passam de brinquedos… como é lógico o capitão não precisa de estar a bordo… se calhar nem pode…

RESPONDER

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …

Al Gore diz ser o maior fã de Greta Thunberg

Al Gore, antigo vice-presidente de Barack Obama e autor do documentário ambiental "Uma verdade inconveniente", elogiou esta semana o trabalho desenvolvido pela ativista sueca Greta Thunberg, dizendo ser o seu maior fã. "Sou o seu …

A água é comum nos mundos extraterrestres (mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava)

A presença de água em exoplanetas é comum, mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Para chegar a …

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …