Príncipe William diz que as “grandes mentes” se devem concentrar em salvar a Terra (e não nas viagens espaciais)

O Príncipe William disse esta quinta-feira que os bilionários envolvidos na corrida do turismo espacial deveriam concentrar-se na resolução dos problemas ambientais que o nosso planeta enfrenta.

O Príncipe William criticou Jeff Bezos, a pessoa mais rica do mundo, Elon Musk e o britânico Richard Branson, que estão a competir para inaugurar uma nova era de viagens espaciais comerciais privadas.

“Precisamos de alguns dos maiores cérebros e mentes do mundo fixados na tentativa de reparar este planeta, não na tentativa de encontrar o próximo lugar para ir e viver”, disse William sobre a corrida espacial, em declarações à BBC.

A entrevista surge depois de Musk ter falado sobre futuras missões a Marte e Bezos ter descrito o seu voo espacial inaugural em julho como parte da construção de uma estrada para o espaço “para que os nossos filhos possam construir um futuro”.

“Precisamos de fazer isso para resolver os problemas aqui na Terra”, disse Bezos, que na quarta-feira celebrou o envio do ator do Star Trek William Shatner para o espaço na sua Nova Nave Espacial Shepard.

Falar sobre questões relacionadas com o ambiente tem-se tornado característico da família real britânica e William, de 39 anos, está a seguir os mesmos passos.

Carlos, o herdeiro ao trono e pai de William e Harry, apela para que se tome ação para travar as alterações climáticas e os danos ambientais, muito antes de a questão se ter tornado dominante.

Tem sido um caminho difícil para ele. Ele tem tido um percurso realmente difícil e penso que está provado que está bem à frente da curva”, disse William, citado pela Reuters.

No entanto, para o príncipe, não faz sentido que uma terceira geração tenha de continuar a falar do mesmo assunto.

“Para mim, seria um desastre absoluto se o George [o seu filho mais velho] estivesse aqui sentado, daqui a uns 30 anos, seja o que for, ainda a dizer a mesma coisa, porque nessa altura já será demasiado tarde”, disse.

A resposta pessoal do príncipe a este problema foi a criação do Prémio Earthshot, que visa encontrar soluções através de novas tecnologias ou políticas para os maiores problemas ambientais do planeta.

Os primeiros cinco vencedores, que irão receber 1 milhão de libras, serão anunciados numa cerimónia a realizar no domingo.

  ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …