Princesa Kate no primeiro evento público após diagnóstico de cancro. “Não estou fora de perigo”

Tolga Akmen / EPA

A Princesa Kate com os filhos na carruagem real na parada "Trooping the Colour".

A Princesa Kate com os filhos na carruagem real na parada “Trooping the Colour”.

Quase três meses depois da revelação de que está a lutar contra um cancro, a Princesa Kate participou no primeiro evento público, nas celebrações do aniversário do Rei Carlos III. Acompanhada dos filhos, surgiu sorridente, depois de ter admitido que ainda não está “fora de perigo”.

A Princesa de Gales está a fazer tratamento a uma forma de cancro não revelada, mas surgiu sorridente na parada militar conhecida como “Trooping the Colour” que assinala o aniversário oficial do Rei de Inglaterra.

Kate, de 42 anos, tinha anunciado que estaria presente no evento – o primeiro em que participa desde que foi revelado o diagnóstico de cancro – num comunicado pessoal, onde assumiu que ainda não está “fora de perigo”.

Apesar disso, a Princesa de Gales não deixou transparecer as dificuldades do momento que atravessa na parada militar onde seguiu numa carruagem real, acompanhada pelos três filhos – George, Charlotte e Louis. O marido, o Príncipe William, participou no desfile a cavalo.

O Rei Carlos III, de 75 anos, também costuma participar no desfile em cima de um cavalo, mas está a fazer tratamento contra um cancro na próstata e seguiu numa carruagem com a Rainha Consorte Camilla, de 76 anos.

O momento alto da parada foi a reunião da Família Real na varanda do Palácio de Buckingham, com Kate a destacar-se com um vestido branco e um chapéu elegante, ligeiramente descaído para o lado na cabeça.

Kate fala em “progressos”, mas diz que não está “fora de perigo”

A Princesa de Gales antecipou a participação na parada, anunciando-a num comunicado divulgado nas redes sociais do Palácio, onde se mostrou “ansiosa por participar”.

Também revelou que, durante o Verão, quer “participar em alguns compromissos públicos”. “Mas também sei que ainda não estou fora de perigo“, sublinhou.

Kate referiu que tem feito “bons progressos” no tratamento contra o cancro, mas assumiu que, “como qualquer pessoa que esteja a fazer quimioterapia sabe, há dias bons e dias maus“.

Nos piores momentos, uma pessoa “sente-se fraca e cansada e tem de ceder ao descanso do corpo”, salientou.

“Mas, nos dias bons, quando se sente mais forte, quer-se aproveitar ao máximo o bem-estar”, acrescentou na sua mensagem, notando que, nesses momentos, “é uma alegria participar na vida escolar, dedicar o tempo pessoal às coisas que [lhe] dão energia e positividade, além de começar a fazer alguns trabalhos em casa“.

Revelando que o tratamento “durará mais alguns meses”, Kate disse ainda que está “a aprender a ser paciente, principalmente com a incerteza“. “Aceitando cada dia como ele chega, ouvindo o meu corpo e permitindo-me a aproveitar esse tempo tão necessário para curar”, notou, agradecendo as “mensagens gentis de apoio e incentivo” que recebeu nos últimos meses.

Kate destacou que ficou “impressionada” com tantas mensagens e realçou que fizeram “muita diferença” para ela e para William, ajudando “em alguns dos momentos mais difíceis”.

Susana Valente, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.