Rei Carlos III diagnosticado com cancro

2

Andy Rain / EPA

Rei Carlos III

O Rei Carlos III foi diagnosticado com cancro, anunciou esta segunda-feira o Palácio de Buckingham.

Segundo nota publicada esta tarde pelo Palácio de Buckingham, “durante o recente tratamento hospitalar do Rei para o aumento benigno da próstata, foi registada uma questão separada de preocupação” e que “os testes de diagnóstico subsequentes identificaram uma forma de cancro”.

Não foram revelados detalhes sobre o tipo de cancro ou o seu prognóstico. Carlos III foi recentemente sujeito a uma intervenção cirúrgica à próstata num hospital privado em Londres.

O monarca britânico “iniciou hoje um programa de tratamentos regulares, durante o qual foi aconselhado pelos médicos a adiar as suas funções públicas”, diz o comunicado, que acrescenta que Carlos II “está optimista” em relação aos resultados do tratamento.

O Rei, que “espera voltar ao dever público pleno o mais rápido possível”, será substituído nas suas funções públicas por “membros seniores da realeza”.

O Rei informou ambos os seus filhos pessoalmente sobre o seu diagnóstico, segundo a BBC, o Príncipe William está em contacto regular com o seu pai. O Príncipe Harry, que vive nos Estados Unidos, falou com o pai e viajará para o Reino Unido para o ver nos próximos dias.

O Rei, com 75 anos, que se encontrava em Sandringham, Norfolk, regressou a Londres esta segunda-feira de manhã. Segundo o Palácio de Buckingham,  começou o tratamento no hospital como  paciente externo.

Embora vá suspender a sua participação em eventos públicos, o Carlos III mantém o seu papel constitucional como chefe de estado, incluindo trabalho de secretaria e reuniões privadas.

Há no Reino Unido um mecanismo constitucional que é accionado quando o chefe de estado está incapaz de cumprir os deveres oficiais, circunstância em que podem ser nomeados “conselheiros de estado” para o substituir.

Entre estes possíveis “conselheiros de estado” estão a Rainha Camilla, o Príncipe William, a Princesa Anne e o Príncipe Edward. A lista exclui o Príncipe Harry e o Príncipe Andrew, que deixaram de ser membros ativos da realeza.

O Príncipe William estava também afastado temporariamente dos seus compromissos públicos, enquanto ajudava Catherine, a Princesa de Gales, a  recuperar de uma “cirurgia abdominal“.

ZAP //

2 Comments

  1. Ele e milhares à face da terra, muitos sem condições de assistência médica, que não é o caso. Rei é rei.
    Ninguém lhe quer mal, mas não me parece que o seu caso seja para aqui chamado.

  2. Quantas monarquias há na Europa ? Eu dou a resposta, são 12 ! Porque será que de tempos a tempos, surgem os tais “ rapazes”, um que casa , outro que é baptizado…bla bla…já não falar na Maddie, qualquer dia será a rapariga na universidade!,,
    Questionem…porque será todo este “ teatro mediático “ ?
    Eu respondo, porque esse país é a cabeça da serpente e o outro do lado de lá do atlântico é o corpo, ambos formam a elite que todo controla,, inclusive todo o “conteúdo “da tal caixinha mágica. Tudo está quase “ perfeito “ !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.