/

Primeiro Procurador-Geral negro dos EUA demite-se

European Parliament / Flickr

Eric Holder, o Procurador-Geral dos Estados Unidos

Eric Holder, o Procurador-Geral dos Estados Unidos

Eric Holder, o Procurador-Geral dos Estados Unidos, vai apresentar esta quinta-feira a sua demissão do cargo, informou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

“Num evento na Casa Branca, o secretário Holder vai anunciar a sua intenção de deixar a administração depois de seis anos à frente do Departamento de Justiça”, lê-se num comunicado do Departamento.

Eric Holder, nomeado pelo Presidente Barack Obama em 2008 e o primeiro afro-americano a ocupar o cargo, vai manter-se em funções até que um sucessor seja confirmado pelo Senado, o que pode demorar alguns meses.

Aos 63 anos, Holder, considerado muito próximo de Obama, destacou-se nas últimas semanas pelos esforços para reduzir as tensões raciais em Ferguson, no Missuri, onde a morte de um jovem negro atingido a tiro por um polícia branco desencadeou graves distúrbios.

A reforma do sistema penal, que lançou em setembro de 2013, levou à primeira redução da população prisional nos Estados Unidos desde 1980.

Com 23 anos de carreira na justiça norte-americana, Eric Holder foi nomeado em 1993 procurador federal de Washington pelo Presidente Bill Clinton e, em 1997, “número dois” do Departamento de Justiça.

Fontes do Departamento citadas pelos órgãos de comunicação social norte-americanos indicaram que Holder informou Obama da vontade de abandonar a administração no princípio deste mês.

/ Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.