Conte desistiu. Cottarelli vai formar Governo em Itália

Alessandro Di Meo / EPA

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, desistiu de formar governo. Conte anunciou ao Presidente italiano, Sergio Mattarella, que se recusaria a formar um executivo sem a sua escolha para os assuntos económicos. Entretanto, Mattarella nomeou um antigo responsável do FMI para liderar um governo transitório até à realização de novas eleições no país.

Paolo Savona foi o nome vetado por Mattarella para ocupar o cargo de ministro da Economia e Finanças, por assumir posições euro-céticas e mostrar indisponibilidade para aplicar a receita europeia para corrigir os desvios económicos do país.

Segundo o Sol, o cenário mais provável é agora a realização de novas eleições em Itália.

O líder da extrema-direita, Matteo Salvini, pediu de imediato uma nova ida às urnas. “A Itália não é uma colónia, não somos escravos dos alemães ou franceses, dos spreads ou da Finança”, escreveu no Twitter.

“A palavra deve regressar a vós”, vincou o líder do partido nacionalista Liga, apontando o caminho das eleições antecipadas.

Também Luigi Di Maio, líder do Movimento 5 Estrelas, deixou críticas à decisão de Mattarella. “Temos um problema democrático: não vivemos numa democracia livre”, disse.

“Sou há muito um grande admirador de Mattarella, mas isto trata-se de uma decisão incompreensível”, reiterou. Di Maio, ao contrário de Salvini, defende um segundo projeto de Governo ao invés da realização de novas eleições.

De acordo com o Público, Mattarella declarou que ninguém o pode acusar de não ter tentado, ao longo dos últimos dois meses, de fomentar a criação de um novo Governo, mesmo que esta dependesse da combinação do partido anti-sistema, 5 Estrelas, e da extra-direita, Liga, os dois partidos mais votados nas últimas eleições de Março.

Cottarelli aceita ser primeiro-ministro

Esta segunda-feira, Mattarella encarregou Carlo Cottarelli, um antigo responsável do Fundo Monetário Internacional (FMI) de formar um Governo tecnocrata, anunciou a presidência. “O Presidente Mattarella recebeu o doutor Cottarelli e pediu-lhe que formasse um Governo”, anunciou aos jornalistas o secretário-geral da presidência, Ugo Zampetti.

O antigo diretor para os assuntos orçamentais do FMI afirmou, citado pela Reuters, que o seu principal objetivo será aprovar o Orçamento de Estado para o próximo ano e prometeu ainda formar um Governo “rapidamente”.

“Vou apresentar-me ao Parlamento com um programa que – se receber “luz verde” – vai incluir a aprovação do Orçamento do Estado. Depois o Parlamento será dissolvido com eleições no início de 2019″, afirmou.

De acordo com o Jornal de Negócios, Carlo Cottarelli só aceitará liderar o próximo Governo caso vença uma moção de confiança no Parlamento. Se isso não acontecer as eleições antecipadas decorrerão já em agosto.

“Na ausência da confiança do Parlamento, o Governo demite-se imediatamente e a sua função será a gestão corrente até às eleições que ocorrerão em Agosto”, declarou.

Carlo Cotarelli é atualmente diretor do Observatório das Contas Públicas da Universidade Católica de Milão e foi diretor do Departamento de Assuntos Fiscais do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Em 2013, o então chefe do Governo, Enrico Letta, nomeou Cotarelli comissário para a implementação de um plano de redução dos gastos públicos, cargo que manteve até à tomada de posse de Matteo Renzi como primeiro-ministro.

Cottarelli é um dos economistas mais críticos das propostas económicas do programa de Governo acordado entre a Liga Norte e o Movimento 5 Estrelas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

DiCaprio explica como reverter a crise climática

Ice on Fire é um documentário HBO produzido e narrado pelo ator norte-americano Leonardo DiCaprio que retrata a atual crise climática. A grande produção foi discutida esta segunda-feira em Lisboa, onde se falou do contexto …

Descoberto fóssil de macaco que viveu há 4,2 milhões de anos no Quénia

Uma equipa internacional de investigadores descobriu restos fósseis de um pequeno macaco que viveu no Quénia há 4,2 milhões de anos. Os responsáveis pela investigação, que será publicada na revista Journal of Human Evolution, são cientistas …

Air France acusada de negligência no desastre do voo Rio de Janeiro-Paris

A justiça francesa acusou a Air France de negligência, na sequência da investigação ao acidente aéreo do voo Rio de Janeiro-Paris, que causou 228 mortos em 2009, confirmou esta quarta-feira a AFP. O Ministério Público considerou …

Governo "está preparado” para eventual greve dos camionistas

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, disse esta quarta-feira que “não perdeu as esperanças no esforço de conversação” com os representantes dos camionistas, mas garantiu que “o Governo está preparado para o que vier …

Carga misteriosa e contradições nos passageiros. Revelados novos dados sobre o MH370

A França é o único país que continua a investigar o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines em Março de 2014. E emergem novos dados sobre o que apuraram os magistrados envolvidos no caso, …

Foi avistada uma alforreca gigante no Reino Unido

A alforreca gigante, a maior alguma vez encontrada em águas britânicas, foi avistada na Cornualha, no Reino Unido, no sábado, por uma bióloga e repórter da BBC. Segundo o Washington Post, a criatura foi avistada, no …

Montepio condenado a ressarcir cliente que culpou de ataque informático

O Tribunal da Relação de Guimarães condenou o banco Montepio a pagar a uma cliente de Barcelos os 28.596 euros que em quatro dias foram retirados da sua conta, na sequência de ataque informático. Por acórdão …

Crew Dragon. Já se sabe o que causou a misteriosa explosão da nave da SpaceX

A NASA e a SpaceX explicaram, finalmente, o motivo da explosão da nave espacial Crew Dragon. Apesar de terem sido divulgadas imagens da explosão, nenhuma das agências explicou as razões do desastre. As imagens da nave …

Turistas britânicos encorajados a afixar cartazes de Maddie durante as férias

Turistas britânicos com viagens marcadas para o estrangeiro estão a ser encorajados a levar cartazes de Madeleine McCann pela campanha oficial lançada pelos pais para encontrar a criança inglesa desaparecida em Portugal em 2007. “Vai de …

Crianças preferem ser YouTubers do que astronautas

A maioria das crianças entrevistadas prefere mais ser YouTuber do que ser astronauta. De uma lista de cinco profissões, a de cosmonauta foi a menos escolhida entre crianças americanas e britânicas. Há 50 anos, a ida …