Conte desistiu. Cottarelli vai formar Governo em Itália

Alessandro Di Meo / EPA

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, desistiu de formar governo. Conte anunciou ao Presidente italiano, Sergio Mattarella, que se recusaria a formar um executivo sem a sua escolha para os assuntos económicos. Entretanto, Mattarella nomeou um antigo responsável do FMI para liderar um governo transitório até à realização de novas eleições no país.

Paolo Savona foi o nome vetado por Mattarella para ocupar o cargo de ministro da Economia e Finanças, por assumir posições euro-céticas e mostrar indisponibilidade para aplicar a receita europeia para corrigir os desvios económicos do país.

Segundo o Sol, o cenário mais provável é agora a realização de novas eleições em Itália.

O líder da extrema-direita, Matteo Salvini, pediu de imediato uma nova ida às urnas. “A Itália não é uma colónia, não somos escravos dos alemães ou franceses, dos spreads ou da Finança”, escreveu no Twitter.

“A palavra deve regressar a vós”, vincou o líder do partido nacionalista Liga, apontando o caminho das eleições antecipadas.

Também Luigi Di Maio, líder do Movimento 5 Estrelas, deixou críticas à decisão de Mattarella. “Temos um problema democrático: não vivemos numa democracia livre”, disse.

“Sou há muito um grande admirador de Mattarella, mas isto trata-se de uma decisão incompreensível”, reiterou. Di Maio, ao contrário de Salvini, defende um segundo projeto de Governo ao invés da realização de novas eleições.

De acordo com o Público, Mattarella declarou que ninguém o pode acusar de não ter tentado, ao longo dos últimos dois meses, de fomentar a criação de um novo Governo, mesmo que esta dependesse da combinação do partido anti-sistema, 5 Estrelas, e da extra-direita, Liga, os dois partidos mais votados nas últimas eleições de Março.

Cottarelli aceita ser primeiro-ministro

Esta segunda-feira, Mattarella encarregou Carlo Cottarelli, um antigo responsável do Fundo Monetário Internacional (FMI) de formar um Governo tecnocrata, anunciou a presidência. “O Presidente Mattarella recebeu o doutor Cottarelli e pediu-lhe que formasse um Governo”, anunciou aos jornalistas o secretário-geral da presidência, Ugo Zampetti.

O antigo diretor para os assuntos orçamentais do FMI afirmou, citado pela Reuters, que o seu principal objetivo será aprovar o Orçamento de Estado para o próximo ano e prometeu ainda formar um Governo “rapidamente”.

“Vou apresentar-me ao Parlamento com um programa que – se receber “luz verde” – vai incluir a aprovação do Orçamento do Estado. Depois o Parlamento será dissolvido com eleições no início de 2019″, afirmou.

De acordo com o Jornal de Negócios, Carlo Cottarelli só aceitará liderar o próximo Governo caso vença uma moção de confiança no Parlamento. Se isso não acontecer as eleições antecipadas decorrerão já em agosto.

“Na ausência da confiança do Parlamento, o Governo demite-se imediatamente e a sua função será a gestão corrente até às eleições que ocorrerão em Agosto”, declarou.

Carlo Cotarelli é atualmente diretor do Observatório das Contas Públicas da Universidade Católica de Milão e foi diretor do Departamento de Assuntos Fiscais do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Em 2013, o então chefe do Governo, Enrico Letta, nomeou Cotarelli comissário para a implementação de um plano de redução dos gastos públicos, cargo que manteve até à tomada de posse de Matteo Renzi como primeiro-ministro.

Cottarelli é um dos economistas mais críticos das propostas económicas do programa de Governo acordado entre a Liga Norte e o Movimento 5 Estrelas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam hidrogel que se cura a si mesmo como a pele humana

A carne artificial, que pode vir a ser essencial para futuros desenvolvimentos em robótica e dispositivos médicos, está cada vez mais próxima de se tornar realidade. Cientistas na Austrália criaram um novo material gelatinoso que, asseguram, …

As estranhas "riscas de tigre" de Encélado foram finalmente explicadas

A lua gelada de Saturno, Encélado, tem despertado especial interesse na comunidade científica desde que foi observada em detalhe pela sonda espacial da NASA Cassini em 2005. Agora, uma equipa de cientistas encontrou resposta para …

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …