O primeiro-ministro da Malásia, Mahathir Mohamad, renunciou ao esta segunda-feira ao cargo. Com 94 anos, era o governante mais velho do mundo.
O jornal britânico The Guardian frisa que Mahathir Mohamad deixou o cargo de primeiro-ministro num momento em que se registam tensões internas na coligação do Governo.
O gabinete do primeiro-ministro informou que Mahathir e que já ocupara o cargo entre 1981 e 2003, apresentou a sua renúncia numa carta enviada ao rei, Abdullah Pahang, sem justificar os motivos que o levaram a tomar a decisão.
O mais velho governante do planeta regressou em 2018 à arena política, à frente da aliança do partido Patakan Harapan (Pacto pela Esperança), formada por quatro plataformas, cujo objetivo comum passava por derrubar o então primeiro-ministro Najib Razak, suspeito de vários crimes de corrupção.
Com a sua renúncia, a aliança política fica em causa e a futura liderança da Malásia fica em aberto, observa ainda o jornal britânico.
A emissora britânica BBC precisa ainda que a demissão de Mohamad surge depois de uma série de rumores que davam conta que poderá vir a formar uma nova coligação sem o seu sucessor designado, Anwar Ibrahim.
ZAP // Lusa