Primeiro-ministro da Coreia do Sul demite-se após críticas sobre naufrágio

World Travel & Tourism Council / Wikimedia

O presidente da Coreia do Sul, Chung Hong-won

O presidente da Coreia do Sul, Chung Hong-won

O primeiro-ministro da Coreia do Sul, Chung Hong-won, apresentou hoje a sua demissão na sequência das críticas à gestão da crise do naufrágio do ‘ferry’, que causou pelo menos 187 mortos.

“Eu acredito, que como primeiro-ministro, é certamente o meu dever assumir as responsabilidades e demitir-me”, disse Chung Hong-won, em conferência de imprensa, 11 dias depois da tragédia.

De acordo com o mais recente balanço oficial, estão confirmadas 187 vítimas mortais, havendo ainda 115 desaparecidos.

O ‘ferry’ “Sewol”, que transportava 476 passageiros, na sua maioria estudantes do ensino secundário, seguia em direção à ilha de Jeju, no sul do país, quando naufragou.

“Apresento as minhas desculpas por ter sido incapaz de impedir que este acidente acontecesse e incapaz de responder de forma adequada depois”, afirmou o primeiro-ministro

O Governo sul-coreano tem sido duramente criticado por causa do desastre e sobretudo devido à forma como geriu as operações de resgate.

“O recente acidente deixou todos os sul-coreanos em grande estado de choque e tristeza. Muitos]dias passaram desde o acidente, mas os gritos das famílias dos desaparecidos ainda me mantém acordado à noite”, afirmou Chung Hong-won, em conferência de imprensa, transmitida pela televisão.

“Caros sul-coreanos, não é hora para apontarmos o dedo uns aos outros, mas para completar as operações de resgate e tratar adequadamente das suas consequências. Peço-vos que me ajudem a ultrapassar esta difícil situação”, disse o primeiro-ministro cessante.

“Eu sinceramente espero que os sul-coreanos e que os familiares das vítimas do Sewol me perdoem e me compreendam por não ter sido incapaz de cumprir as minhas obrigações até ao fim”, acrescentou.

Apesar de a ‘chama’ da esperança de encontrar sobreviventes já ter sido extinta, ainda há um sentimento de raiva e de profunda frustração entre os familiares das vítimas dos desaparecidos relativamente ao ritmo das operações de resgate.

Todos os 15 membros da tripulação do Sewol estão sob custódia policial, enfrentando acusações como negligência por terem abandonado os passageiros.

A investigação oficial tem-se focado na demora na emissão da ordem de evacuação do ‘ferry’ por parte do capitão do barco, bem como na sobrecarga e eventuais imprecisões na contagem de passageiros.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …