Primeiro-ministro da Coreia do Sul demite-se após críticas sobre naufrágio

World Travel & Tourism Council / Wikimedia

O presidente da Coreia do Sul, Chung Hong-won

O presidente da Coreia do Sul, Chung Hong-won

O primeiro-ministro da Coreia do Sul, Chung Hong-won, apresentou hoje a sua demissão na sequência das críticas à gestão da crise do naufrágio do ‘ferry’, que causou pelo menos 187 mortos.

“Eu acredito, que como primeiro-ministro, é certamente o meu dever assumir as responsabilidades e demitir-me”, disse Chung Hong-won, em conferência de imprensa, 11 dias depois da tragédia.

De acordo com o mais recente balanço oficial, estão confirmadas 187 vítimas mortais, havendo ainda 115 desaparecidos.

O ‘ferry’ “Sewol”, que transportava 476 passageiros, na sua maioria estudantes do ensino secundário, seguia em direção à ilha de Jeju, no sul do país, quando naufragou.

“Apresento as minhas desculpas por ter sido incapaz de impedir que este acidente acontecesse e incapaz de responder de forma adequada depois”, afirmou o primeiro-ministro

O Governo sul-coreano tem sido duramente criticado por causa do desastre e sobretudo devido à forma como geriu as operações de resgate.

“O recente acidente deixou todos os sul-coreanos em grande estado de choque e tristeza. Muitos]dias passaram desde o acidente, mas os gritos das famílias dos desaparecidos ainda me mantém acordado à noite”, afirmou Chung Hong-won, em conferência de imprensa, transmitida pela televisão.

“Caros sul-coreanos, não é hora para apontarmos o dedo uns aos outros, mas para completar as operações de resgate e tratar adequadamente das suas consequências. Peço-vos que me ajudem a ultrapassar esta difícil situação”, disse o primeiro-ministro cessante.

“Eu sinceramente espero que os sul-coreanos e que os familiares das vítimas do Sewol me perdoem e me compreendam por não ter sido incapaz de cumprir as minhas obrigações até ao fim”, acrescentou.

Apesar de a ‘chama’ da esperança de encontrar sobreviventes já ter sido extinta, ainda há um sentimento de raiva e de profunda frustração entre os familiares das vítimas dos desaparecidos relativamente ao ritmo das operações de resgate.

Todos os 15 membros da tripulação do Sewol estão sob custódia policial, enfrentando acusações como negligência por terem abandonado os passageiros.

A investigação oficial tem-se focado na demora na emissão da ordem de evacuação do ‘ferry’ por parte do capitão do barco, bem como na sobrecarga e eventuais imprecisões na contagem de passageiros.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …