/

Primeiro doente com Ébola nos EUA em estado “muito grave”

thomaseric.duncan / Facebook

Thomas Eric Duncan, o primeiro paciente diagnosticado com Ébola nos Estados Unidos

Thomas Eric Duncan, o primeiro paciente diagnosticado com Ébola nos Estados Unidos

O primeiro doente com Ébola diagnosticado nos Estados Unidos da América, um homem de nacionalidade liberiana, encontra-se em estado “muito grave”, indicou hoje fonte do hospital de Dallas, no Texas, onde se encontra internado.

Thomas Eric Duncan encontra-se em estado muito grave”, anunciou o hospital, que precisou que o estado de saúde do doente, que se tem mantido em estado “grave mas estável”, se agravou.

Na sexta-feira, as autoridades sanitárias norte-americanas estimaram que dez pessoas apresentavam “um alto risco” de ter sido contaminadas pelo homem que contraiu o vírus Ébola na Libéria e foi identificado tardiamente no país no início da semana.

No total, das cerca de 100 pessoas no Estado do Texas que foram identificadas como tendo podido estar em contacto com Thomas Eric Duncan, 50 estavam sob vigilância na sexta-feira.

Este chegou sem sintomas a Dallas, a 20 de setembro, proveniente da Libéria, o mais importante foco da epidemia na África Ocidental, país do qual os EUA não tencionam, de momento, interditar as viagens.

“A maior parte das pessoas apresentam um risco fraco. Há uma dezena de pessoas que têm um alto risco, as quais estamos a acompanhar de muito perto”, disse o director dos serviços estaduais de saúde , David Lakey.

Estas pessoas que apresentam um risco elevado pertencem aos serviços de saúde e estiverem em contacto com Duncan, entre o momento em que este começou a desenvolver os sintomas da febre hemorrágica, em 24 de setembro, e a sua hospitalização em quarentena, no dia 28.

A sua contaminação foi confirmada a 30 de setembro.

Os sintomas de Ébola incluem febre, dores de cabeça, vómitos e diarreia.

DR Thomson Reuters Foundation

Propagação do Ébola em 2014: países com casos diagnosticados e mortes confirmadas

Propagação do Ébola em 2014: países com casos diagnosticados e mortes confirmadas

O período de incubação varia entre os dois e os 21 dias e uma pessoa que tenha contraído o vírus só se torna contagiosa quando apresenta os sintomas. A febre hemorrágica transmite-se apenas pelo contacto direto com os fluidos corporais.

A epidemia de Ébola, a mais grave desde a identificação do vírus em 1976, já causou mais de 3.300 mortos, entre os mais de 7.100 casos registados. Cinco países em particular estão afectados, a saber, a Libéria, onde a situação é pior, Serra Leoa, Guiné-Conacri, Nigéria e Senegal.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.