Primeiro doente com Ébola nos EUA em estado “muito grave”

thomaseric.duncan / Facebook

Thomas Eric Duncan, o primeiro paciente diagnosticado com Ébola nos Estados Unidos

Thomas Eric Duncan, o primeiro paciente diagnosticado com Ébola nos Estados Unidos

O primeiro doente com Ébola diagnosticado nos Estados Unidos da América, um homem de nacionalidade liberiana, encontra-se em estado “muito grave”, indicou hoje fonte do hospital de Dallas, no Texas, onde se encontra internado.

Thomas Eric Duncan encontra-se em estado muito grave”, anunciou o hospital, que precisou que o estado de saúde do doente, que se tem mantido em estado “grave mas estável”, se agravou.

Na sexta-feira, as autoridades sanitárias norte-americanas estimaram que dez pessoas apresentavam “um alto risco” de ter sido contaminadas pelo homem que contraiu o vírus Ébola na Libéria e foi identificado tardiamente no país no início da semana.

No total, das cerca de 100 pessoas no Estado do Texas que foram identificadas como tendo podido estar em contacto com Thomas Eric Duncan, 50 estavam sob vigilância na sexta-feira.

Este chegou sem sintomas a Dallas, a 20 de setembro, proveniente da Libéria, o mais importante foco da epidemia na África Ocidental, país do qual os EUA não tencionam, de momento, interditar as viagens.

“A maior parte das pessoas apresentam um risco fraco. Há uma dezena de pessoas que têm um alto risco, as quais estamos a acompanhar de muito perto”, disse o director dos serviços estaduais de saúde , David Lakey.

Estas pessoas que apresentam um risco elevado pertencem aos serviços de saúde e estiverem em contacto com Duncan, entre o momento em que este começou a desenvolver os sintomas da febre hemorrágica, em 24 de setembro, e a sua hospitalização em quarentena, no dia 28.

A sua contaminação foi confirmada a 30 de setembro.

Os sintomas de Ébola incluem febre, dores de cabeça, vómitos e diarreia.

DR Thomson Reuters Foundation

Propagação do Ébola em 2014: países com casos diagnosticados e mortes confirmadas

Propagação do Ébola em 2014: países com casos diagnosticados e mortes confirmadas

O período de incubação varia entre os dois e os 21 dias e uma pessoa que tenha contraído o vírus só se torna contagiosa quando apresenta os sintomas. A febre hemorrágica transmite-se apenas pelo contacto direto com os fluidos corporais.

A epidemia de Ébola, a mais grave desde a identificação do vírus em 1976, já causou mais de 3.300 mortos, entre os mais de 7.100 casos registados. Cinco países em particular estão afectados, a saber, a Libéria, onde a situação é pior, Serra Leoa, Guiné-Conacri, Nigéria e Senegal.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Pinto vai a julgamento por 93 crimes

A juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu que Rui Pinto vai ser julgado por 93 crimes, e não 147 como estava acusado. O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu esta sexta-feira levar …

Um "palhaço" que vai apunhalar os iranianos nas costas. Líder supremo do Irão arrasa Trump

O líder supremo do Irão classificou esta sexta-feira o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como "um palhaço" que finge querer ajudar os iranianos, mas vai atacá-los pelas costas com "um punhal envenenado". As declarações do …

"Lava que se farta". Justiça dá razão a Ana Gomes no processo movido por Isabel dos Santos

A ex-eurodeputada Ana Gomes venceu um dos processos que foi movido contra ela por Isabel dos Santos. Em causa estão publicações no Twitter, onde a diplomata acusava a empresária angolana de estar a usar Portugal …

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …