Pela primeira vez, um órgão para transplante foi entregue por drone

Pela primeira vez na história, um órgão foi entregue, por drone, a uma equipa médica, para uma cirurgia de transplante. O rim foi transportado ao longo de 3,2 quilómetros, para o centro hospitalar da Universidade de Maryland (UMD).

O trajeto, que se iniciou no Hospital de St. Agnes, em Baltimore, foi percorrido em 10 minutos. A operação foi concluída com sucesso poucas horas depois da entrega. “Isto não é só sobre tecnologia. Neste caso, a vida humana é o valor mais alto em jogo”, disse Darryll J. Pines, reitor da faculdade de engenharia da UMD.

O processo de transporte foi projetado pelo engenheiro Joseph R. Scalea. Em declarações ao New York Times, Scalea disse que a ideia surgiu depois de a universidade ter registado vários atrasos nas entregas de órgãos para transplantes. O processo foi pensado em equipa, com vários especialistas da área da aviação e da engenharia. Num dos casos referidos pelo engenheiro, o órgão demorou 29 horas a chegar ao destino.

Antes de autorizar o transporte de um órgão real, a universidade fez mais de 44 voos de teste, que se traduziram em mais de 700 horas no ar. “Construímos várias mecânicas redundantes para garantir que a carga está em segurança”, disse Anthony Pucciarella, responsável pela série de testes conduzida pela UMD.

Na prática, este cuidado foi assegurado com motores suplentes, baterias suplentes e propulsores suplentes. Em caso de queda, um para-quedas permite a recuperação do drone e da carga em boas condições.

Scalea sublinha que o transporte por drone não é apenas um capricho tecnológico, mas sim uma forma menos arriscada e mais rápida de entregar uma carga tão sensível e valiosa quanto um órgão. Além disso, o método torna ainda possível a monitorização da temperatura em tempo real e à distância, que é essencial para o estado do órgão.

De acordo com a CNN, aproximadamente 1,5% das remessas de órgãos de doadores não chegaram ao destino pretendido e quase 4% tiveram um atraso imprevisto de duas ou mais horas, segundo a Rede Unida para Partilha de Órgãos, que administra o sistema de transplante de órgãos nos EUA. Havia quase 114 mil pessoas em listas de espera para transplante de órgãos em 2018.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …

Reino Unido quer reconhecer animais como seres com sentimentos

O Governo britânico anunciou um amplo plano de defesa dos animais que inclui medidas como o reconhecimento dos animais como seres com sentimentos, a proibição da exportação de animais vivos e da importação de troféus …

PAN rejeita "via verde" para o Governo (e admite travar próximo Orçamento "se necessário")

O PAN não pretende oferecer “uma via verde para o Governo fazer o que bem entender” e admite mesmo travar o Orçamento de Estado "se for necessário". As palavras são da presidente do Grupo Parlamentar do …

Bloco quer administração da RTP nomeada pela Assembleia da República

O Bloco de Esquerda fez várias propostas à revisão do contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão. Do lado dos trabalhadores da RTP, a proposta foi arrasada. O Governo colocou em consulta pública, …

Decisão da insolvência da Groundforce pode demorar dois meses. Salários de maio em risco

Os salários de maio de 2400 trabalhadores da Groundforce devem ser pagos dentro de duas semanas, mas é grande a probabilidade de que isso não aconteça, à semelhança do que ocorreu em fevereiro, elevando as …

Pedro Nuno Santos garante que investimento público em redes de nova geração vai avançar

Pedro Nuno Santos garantiu, na quinta-feira, que o “investimento público” em redes de comunicações eletrónicas “vai avançar”, de forma a levar conectividade às regiões do país onde as redes das operadoras privadas não chegam. O ministro …

PPP hospitalares geraram poupanças para o Estado

O Tribunal de Contas publicou um relatório em que sustenta não ter dúvidas sobre as vantagens que as parcerias público-privadas (PPP) na saúde trouxeram ao Estado, ao longo da última década. Os hospitais em parceria público-privada …