Pela primeira vez, astrónomos descobriram uma estrela que pulsa apenas de um lado

Pela primeira vez, os astrónomos descobriram uma estrela que pulsa apenas de um lado. Conhecida como HD74423, a estrela tem aproximadamente 1,7 vezes a massa do Sol e localiza-se a 1.500 anos-luz da Terra.

As estrelas pulsantes já são conhecidas pela Astronomia há muito tempo. Aliás, o nosso Sol baila no seu próprio ritmo. Essas pulsações rítmicas da superfície estelar acontecem em estrelas jovens e velhas e podem ter períodos longos ou curtos, uma ampla gama de forças e diferentes causas.

Todas estas estrelas têm uma coisa em comum: as suas oscilações são visíveis em todos os lados da estrela. Porém, agora, uma equipa internacional descobriu uma estrela que oscila em grande medida apenas num hemisfério.

“A primeira coisa que me chamou a atenção foi o facto de ser uma estrela quimicamente peculiar”, disse Simon Murphy, do Instituto de Astronomia da Universidade de Sydney, em comunicado. “As estrelas como esta costumam ser ricas em metais, mas esta é pobre, por isso é um tipo raro de estrela quente”.

De acordo com o estudo publicado este mês na revista científica Nature Astronomy, a estrela oscila apenas de um lado porque se encontra num sistema estelar binário com uma anã vermelha. Esta sua companheira distorce as oscilações com a sua atração gravitacional.

O período orbital do sistema binário, com menos de dois dias, é tão curto que a estrela maior se distorce em forma de lágrima por causa da atração gravitacional da anã vermelha.

“Teoricamente, sabíamos que estrelas como esta deveriam existir desde a década de 1980”, disse Don Kurtz, da Universidade de Central Lancashire. “Tenho procurado uma estrela como esta há quase 40 anos e, agora, finalmente encontrámos uma”.

Para chegar a esta descoberta, os investigadores estudaram dados do satélite TESS da NASA. “Os dados fizeram com que pudéssemos observar variações no brilho devido à distorção gravitacional da estrela, bem como às pulsações”, disse Gerald Handler, do Centro Astronómico Nicolaus Copernicus e principal autor do estudo.

A equipa observou ainda que a força das pulsações dependia do ângulo de aspeto baixo sob o qual a estrela foi observada da orientação correspondente da estrela dentro do sistema. Isto significa que a força de pulsação varia com o mesmo período que o do binário.

“À medida que as estrelas binárias orbitam entre si, vemos diferentes partes da estrela pulsante. Às vezes, vemos o lado que aponta para a estrela companheira e outras vemos a face exterior”, explicou David Jones, do Instituto de Astrofísica das Canárias.

É assim que os astrónomos se dizem seguros de que as pulsações apenas acontecem de um lado da estrela, uma vez que as pequenas flutuações do brilho apareciam sempre nas suas observações quando o mesmo hemisfério da estrela apontava para o telescópio.

Embora esta seja a primeira estrela deste tipo a ser encontrada, os autores acreditam que deverá haver muito mais estrelas destas no Universo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Centeno deixa aviso à Zona Euro. Futuro da UE depende da resposta que der à pandemia

Mário Centeno escreveu aos ministros das Finanças da Zona Euro para os alertar que o futuro da União Europeia depende da forma como conseguir lidar com a crise económica devida à pandemia de Covid-19. Uma …

Governo quer desempregados e trabalhadores em lay-off a reforçar lares e hospitais

O Governo criou uma medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde com o objetivo de apoiar as entidades do setor social e solidário. De acordo com o ECO, o Governo …

Recibos verdes podem pedir apoio a partir desta quarta-feira. Será pago ainda este mês

O apoio por quebra de atividade destina-se a trabalhadores independentes que nos últimos 12 meses tenham tido obrigação contributiva em pelo menos 3 meses consecutivos. O formulário para os trabalhadores independentes pedirem apoio por redução de …

"Este mês é perigosíssimo!" Costa avisa que "não podem ir à terra" na Páscoa

"As pessoas não podem ir à terra!" O alerta é de António Costa que avisa que este mês de Abril "é perigosíssimo" por causa da Páscoa. O primeiro-ministro recomenda também aos emigrantes que não venham …

13% dos casos de covid-19 em Portugal são profissionais de saúde. Há 10 médicos nos cuidados intensivos

Um em cada oito infetados com o novo coronavírus em Portugal é profissional de saúde. O número de médicos, enfermeiros, auxiliares e outros trabalhadores de hospitais e centros de saúde que estão contagiados não pára …

Curva em Itália parece estar a aplanar. Confirmado primeiro caso num campo de refugiados grego

A Itália registou mais 4.053 casos positivos e mais 837 mortes em 24 horas, valores semelhantes aos de segunda-feira e que sugerem que a curva da covid-19 parede estar a estabilizar. De acordo com o Observador, …

Há mais de 8 mil infetados e 187 mortes por covid-19 em Portugal

Há mais 27 mortes em relação a terça-feira, aumentando o número total de óbitos para 87. O número de casos confirmados em Portugal já ascende as 8 mil pessoas. O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da …

Há falhas no sistema que regista casos de covid-19. A "esmagadora maioria" não vai ser contabilizada

O sistema que regista os casos de covid-19 em Portugal é "um pesadelo burocrático", denunciam os infecciologistas. A "esmagadora maioria" dos casos vai acabar por não ser notificada, acrescentam. O problema tornou-se público quando a Direção-Geral …

Mais de 3600 empresas já pediram acesso ao lay-off simplificado

O Governo já recebeu 3600 pedidos de empresas para aderirem ao regime lay-off lançado na semana passada, disse, esta terça-feira, a ministra do Trabalho e da Segurança Social. Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas no …

Em tempos de crise, os emprestados podem ser a solução do Benfica

Bruno Varela, Cristián Lema, Filip Krovinovic, Gedson Fernandes e Diogo Gonçalves são hipóteses que Bruno Lage tem a seu dispor para regressar dos empréstimos. A suspensão das competições desportivas deixa muitos clubes entre a espada e …