Pela primeira vez, astrónomos descobriram uma estrela que pulsa apenas de um lado

Pela primeira vez, os astrónomos descobriram uma estrela que pulsa apenas de um lado. Conhecida como HD74423, a estrela tem aproximadamente 1,7 vezes a massa do Sol e localiza-se a 1.500 anos-luz da Terra.

As estrelas pulsantes já são conhecidas pela Astronomia há muito tempo. Aliás, o nosso Sol baila no seu próprio ritmo. Essas pulsações rítmicas da superfície estelar acontecem em estrelas jovens e velhas e podem ter períodos longos ou curtos, uma ampla gama de forças e diferentes causas.

Todas estas estrelas têm uma coisa em comum: as suas oscilações são visíveis em todos os lados da estrela. Porém, agora, uma equipa internacional descobriu uma estrela que oscila em grande medida apenas num hemisfério.

“A primeira coisa que me chamou a atenção foi o facto de ser uma estrela quimicamente peculiar”, disse Simon Murphy, do Instituto de Astronomia da Universidade de Sydney, em comunicado. “As estrelas como esta costumam ser ricas em metais, mas esta é pobre, por isso é um tipo raro de estrela quente”.

De acordo com o estudo publicado este mês na revista científica Nature Astronomy, a estrela oscila apenas de um lado porque se encontra num sistema estelar binário com uma anã vermelha. Esta sua companheira distorce as oscilações com a sua atração gravitacional.

O período orbital do sistema binário, com menos de dois dias, é tão curto que a estrela maior se distorce em forma de lágrima por causa da atração gravitacional da anã vermelha.

“Teoricamente, sabíamos que estrelas como esta deveriam existir desde a década de 1980”, disse Don Kurtz, da Universidade de Central Lancashire. “Tenho procurado uma estrela como esta há quase 40 anos e, agora, finalmente encontrámos uma”.

Para chegar a esta descoberta, os investigadores estudaram dados do satélite TESS da NASA. “Os dados fizeram com que pudéssemos observar variações no brilho devido à distorção gravitacional da estrela, bem como às pulsações”, disse Gerald Handler, do Centro Astronómico Nicolaus Copernicus e principal autor do estudo.

A equipa observou ainda que a força das pulsações dependia do ângulo de aspeto baixo sob o qual a estrela foi observada da orientação correspondente da estrela dentro do sistema. Isto significa que a força de pulsação varia com o mesmo período que o do binário.

“À medida que as estrelas binárias orbitam entre si, vemos diferentes partes da estrela pulsante. Às vezes, vemos o lado que aponta para a estrela companheira e outras vemos a face exterior”, explicou David Jones, do Instituto de Astrofísica das Canárias.

É assim que os astrónomos se dizem seguros de que as pulsações apenas acontecem de um lado da estrela, uma vez que as pequenas flutuações do brilho apareciam sempre nas suas observações quando o mesmo hemisfério da estrela apontava para o telescópio.

Embora esta seja a primeira estrela deste tipo a ser encontrada, os autores acreditam que deverá haver muito mais estrelas destas no Universo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mário Centeno nomeado governador do Banco de Portugal

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, o nome do ex-ministro das Finanças para o cargo de governador do Banco de Portugal (BdP). A decisão foi revelada, esta quinta-feira, depois do Conselho de Ministros, pela ministra …

Finanças admitem queda de 9% no PIB. Governo prepara-se para rever projeção inicial de 6,9%

O Ministério das Finanças admite a possibilidade de que a queda do PIB se aproxime dos 9%, revelou esta quinta-feira o Jornal de Negócios, adiantando que o Governo se prepara para rever a projeção inicial …

Vacina de Oxford testada em humanos com "resultados promissores"

Os testes clínicos em humanos da potencial vacina contra a covid-19 que a Universidade de Oxford criou tiveram "resultados prometedores" e desencadearam a resposta imunitária que se pretendia. Os testes em humanos, que desde abril envolveram …

Goa decreta novo confinamento, com Índia a rondar um milhão de casos

Depois de ter aberto portas ao turismo, Goa decreta um novo confinamento de três dias. Registaram-se 198 novos casos nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o início da pandemia. O estado de Goa, …

Tribunal da Concorrência confirma coima de 75 mil euros a Ricardo Salgado

O Tribunal da Concorrência confirmou, esta quinta-feira, a coima de 75 mil euros aplicada pelo Banco de Portugal a Ricardo Salgado, no caso do financiamento do Grupo Alves Ribeiro (GAR) para compra de ações da …

Mais três mortes e 339 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 339 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da DGS. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos …

Crise entrou em nova fase mas mundo "não está fora de perigo", diz FMI

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse esta quinta-feira que a crise provocada pela pandemia entrou numa nova fase, que exige flexibilidade para assegurar "uma recuperação sustentável e equitativa", alertando que o mundo …

China bane importação de ovelhas portuguesas

As alfândegas chinesas baniram as importações de ovelhas e produtos relacionados de Portugal, alegando um aviso da Organização Mundial de Saúde Animal sobre um surto de paraplexia enzoótica dos ovinos na Guarda. A notícia foi avançada …

Tânia já pode abraçar os filhos. Livrou-se do coronavírus ao 16º teste após 4 meses isolada

A algarvia Tânia Poço foi, finalmente, dada como "curada" de covid-19 após quatro meses de confinamento. Aquele que terá sido o caso mais prolongado da infecção em Portugal, chegou ao fim com o 16º teste …

Exame de Matemática A criticado. Prova "infeliz" não permite "distinguir" alunos

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) criticou esta quinta-feira a elaboração do exame nacional de Matemática A, prova realizada por mais de 38.699 alunos que pretendem concorrer ao Ensino Superior. No entender da SPM, "o …