À primeira tentativa, canadiano abriu cofre de museu fechado há 40 anos

-jvl- / Flickr

Imagem ilustrativa de um cofre

Um turista canadiano conseguiu abrir um cofre que estava fechado há décadas. Stephen Mills tentou a sua sorte e, logo à primeira tentativa, abriu o cofre.

Stephen Mills decidiu visitar o Vermilion Heritage Museum, um pequeno museu no Canadá, com a sua família. Numa brincadeira, desafiou-se a si mesmo a abrir uma caixa de ferro, fechada há décadas. A direção do museu na província de Alberta já havia tentado desbloquear o cofre, mas sempre sem sucesso. Até que, quase por magia, Milss conseguiu abrir o cofre, fechado desde o final dos anos 70… e à primeira tentativa.

O museu, localizado na antiga sede de uma escola, abriga uma coleção sobre a história de Vermilion, uma cidade com pouco mais de quatro mil habitantes. O canadiano, que vive em Fort McMurray, passeava com a sua família num feriado de maio quando decifrou o segredo.

“Nos nossos acampamentos de verão, temos aprendido que todas as cidades pequenas têm alguma coisa para oferecer,” disse à BBC.

O cofre foi doado ao museu no início dos anos 90, depois de o Brunswick Hotel ter mudado de administração. O museu já tinha pedido ajuda de vários especialistas e até de ex-funcionários do hotel para decifrar o código. No entanto, nenhuma das estratégias, nem mesmo as combinações de fábrica, resultaram.

Tal como a família de Mills, eram muitos os visitantes que tentavam a sua sorte, mas sem sucesso. A descoberta do canadiano resultou do mais puro acaso: Stephen experimentou um único código naquele cofre com números que iam do 0 ao 60: inseriu o código 20-40-60 e o cofre abriu.

O cofre não guardava nenhum tesouro, tendo apenas alguns papéis e talões de compras antigos dentro. “Os papéis encontrados não têm valor, mas são de grande interesse para nós. Dão-nos pistas de como eram os lugares no final dos anos 70”, disse um responsável do museu, Tom Kibblewhite.

De acordo com um especialista da Universidade de Toronto, a probabilidade de Mills acertar no código era de 1 em 216.000. Ainda assim, como o código tinha uma margem de três dígitos, a probabilidade era de 1 em 8.000 – o que não deixa de ser muito pequena.

Sem grandes tesouros nem artimanhas, fica para a história a proeza de Mills que, quase ao acaso, adivinhou o código.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …

"É devastador": os millenials que querem ter filhos, mas não têm condições financeiras

Têm três empregos, querem mudar de carreira ou estão a mudar-se para zonas distantes para ter alojamento mais acessível. Assim é a vida dos millenials, que fazem tudo para juntar dinheiro suficiente para sustentar uma …