/

A primeira música pop escrita por um robô foi inspirada nos Beatles

Um sistema de inteligência artificial da Sony aventurou-se pela música pop e compôs, pela primeira vez, um tema inspirado no quarteto britânico.

É certo que a inteligência artificial está tão avançada que já há uma lista de coisas que consegue fazer. Agora, segundo o Quartz, também já é capaz de escrever músicas pop (e boas por sinal).

A proeza foi conseguida graças a uma equipa de investigadores da Sony que, há vários anos, se dedica a um sistema de inteligência artificial capaz de gerar músicas.

Conhecido por FlowMachines, esta não é a primeira vez que o robô da tecnológica japonesa lança uma música, sendo já o autor de várias músicas jazz.

No entanto, esta é a grande estreia dentro do estilo pop e os resultados são impressionantes. A música chama-se “Daddy’s Car” e, segundo o mesmo site, foi inspirada nos Beatles.

Além deste tema, há uma segunda música, apelidada de “Mr Shadow”, inspirada no trabalho de compositores norte-americanos como Irving Berlin, Duke Ellington, George Gershwin e Cole Porter.

Para isso, este sistema analisa um grande banco de dados de músicas e, depois dessa fase estar concluída, segue um estilo específico para criar composições similares.

Mas como as máquinas ainda precisam de uma mãozinha dos humanos, há que dar também os créditos ao compositor francês Benoît Carré, que escreveu as letras e produziu as canções.

A Sony afirma que com esta técnica é possível compor músicas de qualquer estilo. Por isso, está a pensar lançar, já no próximo ano, um álbum totalmente feito por este sistema.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.