A primeira música pop escrita por um robô foi inspirada nos Beatles

Um sistema de inteligência artificial da Sony aventurou-se pela música pop e compôs, pela primeira vez, um tema inspirado no quarteto britânico.

É certo que a inteligência artificial está tão avançada que já há uma lista de coisas que consegue fazer. Agora, segundo o Quartz, também já é capaz de escrever músicas pop (e boas por sinal).

A proeza foi conseguida graças a uma equipa de investigadores da Sony que, há vários anos, se dedica a um sistema de inteligência artificial capaz de gerar músicas.

Conhecido por FlowMachines, esta não é a primeira vez que o robô da tecnológica japonesa lança uma música, sendo já o autor de várias músicas jazz.

No entanto, esta é a grande estreia dentro do estilo pop e os resultados são impressionantes. A música chama-se “Daddy’s Car” e, segundo o mesmo site, foi inspirada nos Beatles.

Além deste tema, há uma segunda música, apelidada de “Mr Shadow”, inspirada no trabalho de compositores norte-americanos como Irving Berlin, Duke Ellington, George Gershwin e Cole Porter.

Para isso, este sistema analisa um grande banco de dados de músicas e, depois dessa fase estar concluída, segue um estilo específico para criar composições similares.

Mas como as máquinas ainda precisam de uma mãozinha dos humanos, há que dar também os créditos ao compositor francês Benoît Carré, que escreveu as letras e produziu as canções.

A Sony afirma que com esta técnica é possível compor músicas de qualquer estilo. Por isso, está a pensar lançar, já no próximo ano, um álbum totalmente feito por este sistema.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Eldorado fiscal. Governo admite taxar reformados estrangeiros

O Governo admite vir a taxar reformados estrangeiros que vivem em Portugal, avançou o semanário Expresso, dando conta que o dossiê voltou ao Conselho de Ministros no encontro deste sábado. Os reformados estrangeiros que estão …

Francisco Rodrigues dos Santos anuncia candidatura à liderança do CDS

Francisco Rodrigues dos Santos anunciou, no Facebook, novidades para terça-feira, às 21h, num hotel do Porto. Luís Marques Mendes disse, na SIC, que será nessa altura que apresentará a sua candidatura à liderança do CDS. …

Até os dinossauros tinham piolhos

Insetos ancestrais semelhantes ao piolhos modernos parasitavam os dinossauros, alimentando-se das com suas penas, como evidenciado por um novo par de fósseis em âmbar. Por vezes, os pássaros modernos são infestados por piolhos que mastigam e …

Simeone confessa que gostava que João Félix "tivesse mais gasolina"

O treinador do Atlético de Madrid, Diego Simeone, elogiou João Félix no final da partida deste sábado contra o Osasuna, mas confessou que gostava que o internacional português "tivesse mais gasolina na fase final dos …

Ex-diretor do FBI admite que houve "negligência" na investigação da ingerência russa

O ex-diretor do FBI James Comey admitiu este domingo que “verdadeiras negligências” foram cometidas pela polícia federal no início da investigação sobre a ingerência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos. Donald Trump, …

"Alcochete sempre". Equipa do Sporting vaiada à chegada aos Açores

A comitiva do Sporting foi este domingo vaiada à chegada ao hotel em Ponta Delgada, nos Açores, na véspera do jogo contra o Santa Clara. "Alcochete sempre", gritou um grupo de cerca de 30 adeptos à …

Os seus genes não são o único fator que determina o risco de Alzheimer

O desenvolvimento da doença de Alzheimer não está exclusivamente ligado à genética, sugere um artigo científico publicado recentemente. No primeiro estudo publicado sobre a doença de Alzheimer em trigémeos idênticos, os cientistas descobriram que, apesar de …

"Poções do amor" podem tornar-se na solução para uma relação eterna

Numa verdadeira fusão entre ficção e realidade, as nossas relações amorosas podem vir a ser salvas por uma "poção do amor". A solução passa por se recorrer à manipulação química do amor para tentar que …

Há uma segunda população estelar no disco espesso da Via Láctea

As estrelas que compõem o disco espesso da Via Láctea pertencem a duas populações estelares distintas, com características diferentes. Um novo estudo sobre a composição cinemática e química de uma amostra de estrelas nas proximidades do …

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …