Jorge Fonseca conseguiu a medalha de bronze no judo. Cãibras condicionaram o acesso do português à final. “Quero ser o maior desportista nacional de todos os tempos”, comentou.
Portugal entrou para a lista de países com medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Jorge Fonseca confirmou a sua candidatura ao pódio: não conseguiu o ouro mas ficou com a medalha de bronze na categoria -100kg, no judo.
O percurso do bicampeão mundial, nesta quinta-feira, começou diante do belga Toma Nikiforov. Jorge venceu por ippon, num combate que durou… 17 segundos.
Nos quartos-de-final o adversário foi o russo Niyaz Ilyasov e aí o contexto foi bem diferente. O combate seguiu para desempate e, após oito minutos, Jorge Fonseca ganhou através de um waza-ari.
Na meia-final contra Cho Guham, logo na fase inicial foi visível um problema na mão esquerda do português, que o condicionou na maioria do combate. Mais tarde, Jorge disse que teve cãibras e o sul-coreano acabaria por vencer, por waza-ari, num golpe executado a apenas 16 segundos do fim.
Fora da final, o português levou a melhor na disputa pela medalha de bronze, conseguindo um waza-ari também na reta final, contra o canadiano Shady Elnahas.
“Trabalhei para o ouro, trabalhei bastante. Queria o ouro, não correu como queria, agora é trabalhar para a próxima competição. No último combate estava desejoso para ganhar a medalha de bronze, mas agora vou é trabalhar para o ouro em Paris”, disse o judoca à RTP.
Jorge explicou que teve cãibras na meia-final, por causa dos nervos: “Quando fico muito nervoso, fico com cãibras. Não consegui fazer mesmo nada, tentei respirar fundo, mas não consegui melhorar”.
Jorge Fonseca reforçou o discurso de pensar já no futuro próximo: “Sou bicampeão do mundo, o meu lugar é no ouro. Quero mais. Quero ser o maior desportista nacional de todos os tempos. Já precisávamos desta medalha há algum tempo, o desporto nacional tem evoluído bastante”.
A outra medalha de bronze nesta categoria fica com Niyaz Ilyasov. A medalha de ouro foi para o japonês Aaron Wolf, enquanto Cho Guham conquistou a prata.
Possivelmente será a única a vir para Portugal, muita parra, mas pouca uva!