Previsões da Primavera da UE dão mau tempo para a economia portuguesa

A Comissão Europeia prevê que Portugal vai falhar as contas do défice, estimando que a economia nacional vai crescer menos do que vaticina o governo. As previsões da Primavera de Bruxelas reafirmam a ideia de que é preciso aplicar mais medidas de austeridade.

No relatório da Comissão Europeia (CE) divulgado nesta terça-feira, com as chamadas previsões económicas da Primavera, releva-se que o défice orçamental de Portugal deve situar-se nos 2,7% este ano e nos 2,3% em 2017. Valores mais pessimistas do que os apresentados pelo governo no Programa de Estabilidade, onde se apontam défices de 2,2% e de 1,4% do PIB.

Nas previsões económicas de Inverno, a CE tinha previsto um défice de 3,4% para 2016, mas o número baixou depois de o governo de António Costa ter apresentado medidas adicionais, conforme as instâncias europeias tanto vinham a reclamar.

Ainda assim, Bruxelas reforça a ideia de que é preciso ainda mais austeridade, evidenciando que “os riscos às perspectivas orçamentais estão inclinados para o lado negativo“, conforme consta no relatório da Primavera, citado pela Lusa.

A CE evidencia em concreto as “incertezas em torno das projecções macroeconómicas, possíveis derrapagens na despesa e a potencial falta de acordo quanto a medidas de consolidação adicionais em 2016 e 2017” como factores de risco acrescido para o cumprimento das metas.

Estimando que a economia portuguesa cresça 1,5% este ano e 1,7% no próximo – enquanto o governo prevê valores de 1,8% em 2016 e em 2017 -, a CE alerta que Portugal pode ser prejudicado pela “incerteza política, os desenvolvimentos nos mercados financeiros e uma pressão persistente de desalavancagem sobre o sector privado”.

“A forte recuperação no consumo de bens duradouros na primeira metade de 2015 não se vai manter no médio prazo, uma vez que se prevê que o desemprego ainda elevado e os altos níveis de endividamento pressionem negativamente as poupanças das famílias”, sublinha a CE, segundo cita a Renascença.

Em termos da dívida pública, Bruxelas vaticina que é provável que desça para os 126% do PIB ainda em 2016,  “sobretudo devido às vendas esperadas dos activos financeiros, incluindo o Novo Banco”, e para os 124,5% em 2017, “devido aos excedentes orçamentais primários e ao crescimento da procura doméstica”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Governo russo exige 1,8 mil milhões de euros a empresa mineira por poluição no Ártico

A agência russa de defesa do ambiente exigiu uma indemnização de 147,8 mil milhões de rublos (1,8 mil milhões de euros) ao conglomerado mineiro Norilsk Nickel, pela grave poluição do Ártico com hidrocarbonetos. Em comunicado, a …

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida …

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …

Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das …

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …

Motorista de autocarro em morte cerebral depois de agressões de passageiros em França

Um motorista de autocarro foi declarado em morte cerebral esta segunda-feira, em França, depois de ter sido agredido no domingo por passageiros a quem recusou a entrada no transporte público. No domingo à noite, um motorista …

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …