Nova técnica pode ajudar a prever erupções vulcânicas com anos de antecedência

Uma equipa de cientistas desenvolveu uma nova técnica de alerta precoce, baseada em dados de satélite, que poderia ser usada para prever erupções vulcânicas com anos de antecedência.

Com a ajuda de dados de satélite, cientistas da NASA e da Universidade do Alasca criaram um novo método que deteta sinais de atividade vulcânica anos antes das erupções. Além disso, os dados orbitais podem ajudar a comunidade científica a descobrir quais vulcões devem ser equipados com equipamentos sensíveis de monitorização terrestre.

“A nova metodologia é baseada num aumento subtil, mas significativo nas emissões de calor em grandes áreas de um vulcão nos anos que antecederam a sua erupção”, disse o autor principal Társilo Girona, ex-membro do Jet Propulsion Laboratory (JPL), em comunicado.

“Isso permite-nos ver que um vulcão voltou a despertar, muitas vezes muito antes de os outros sinais aparecerem”, completou. O artigo científico com os resultados foi publicado em março na Nature Geoscience.

A equipa analisou cerca de 16 anos de dados espectrais de calor radiante de espectrorradiómetros de imagem de resolução moderada (MODIS) a bordo dos satélites Terra e Áqua da NASA, para vários tipos de vulcões que entraram em erupção nas últimas duas décadas.



Apesar das diferenças entre os vulcões, os resultados foram consistentes: nos anos anteriores à erupção, a temperatura radiante da superfície de grande parte do vulcão aumentou cerca de 1 grau Celsius em relação ao seu estado normal. Os cientistas observaram ainda que a temperatura diminuiu após cada erupção.

“Não estamos a falar de pontos quentes, mas sim do aquecimento de grandes áreas de vulcões”, disse o coautor Paul Lundgren, do JPL. “Provavelmente, o calor está relacionado com processos fundamentais que ocorrem em profundidade.”

Os cientistas acreditam que o aumento do calor pode resultar da interação entre os depósitos de magma e os sistemas hidrotérmicos.

O magma contém gases e outros fluidos. Quando sobe através de um vulcão, os gases difundem-se para a superfície e podem emitir calor. Da mesma forma, essa desgaseificação pode facilitar o fluxo ascendente das águas subterrâneas e o aumento do lençol freático, assim como a circulação hidrotérmica, que pode aumentar a temperatura do solo.

Os investigadores salvaguardam que podem também estar em jogo outros processos, uma vez que a compreensão do comportamento dos vulcões ainda permanece limitada.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Proporção divina. Antiga fórmula grega pode ser responsável pelo sucesso dos musicais

Desde 1972, quando "Jesus Christ Superstar" estreou na Broadway, os mais populares musicais quase unanimemente empregaram uma fórmula centenária conhecida como “a proporção divina” - e, surpreendentemente, parecem tê-lo feito acidentalmente. A proporção divina é um …

Egito já iniciou obras de alargamento do Canal do Suez

A Autoridade do Canal do Suez iniciou este sábado obras para ampliar dez quilómetros do troço sul, onde o navio Ever Given encalhou em março passado, causando o bloqueio de uma das vias de navegação …

Museu do Prado descobre erro de 500 anos numa das suas esculturas

O Museu do Prado, em Madrid, descobriu que uma das suas esculturas, que se pensava ser do século XV, é afinal uma obra do século XX. Em comunicado, o museu espanhol explicou que a escultura – …

Costa entrou em “modo avestruz” e Cabrita é uma “mancha”. Líder do CSD não poupa nas críticas

Francisco Rodrigues dos Santos fez duras críticas ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro da Administração Interna, Eduarda Cabrita. O presidente do CDS-PP disse que o primeiro-ministro entrou "em modo avestruz no caso João Galamba" referindo-se …

Morreu o prefeito de São Paulo que venceu a covid-19, mas que perdeu a batalha para o cancro

O prefeito da cidade brasileira de São Paulo, Bruno Covas, morreu este domingo, aos 41 anos, vítima de cancro, segundo a imprensa brasileira e várias personalidades que nas redes sociais têm lamentado a sua morte. Bruno …

China não está a conseguir macacos de laboratório suficientes para responder à procura da comunidade científica

A proibição do comércio de animais selvagens e o crescimento da investigação científica estão a causar uma escassez de macacos de laboratório na China. A oferta cada vez menor de macacos de laboratório, amplamente usados em …

Câmara do Porto recusa hastear bandeira LGBT no dia contra a homofobia

A Câmara Municipal do Porto recusou hastear a bandeira LGBTI+ na próxima segunda-feira, dia 17 de Maio, data em que se assinala o Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. Segundo o Público, a autarquia …

E se fosse possível passar um mês no Palácio de Buckingham? O preço não seria para qualquer bolso

Viver num palácio pode ser o sonho de muitos, mas não é para a carteira de qualquer um. Agora, já se sabe quanto custaria alugar, durante um mês, uma das casas reais mais conhecidas da …

Cavaco Silva considera que seria "chocante" PSD aprovar reforma das Forças Armadas

O ex-Presidente da República defende que é "um erro grave" a reforma das Forças Armadas que o ministro da Defesa pretende fazer, afirmando que seria para si "chocante" ver o PSD aprová-la. "Considero um erro grave …

Risco de ser hospitalizado ou morrer de covid diminui 90% após vacinação

O risco de um adulto ser hospitalizado ou morrer por covid-19 diminui 90% a 95% passados 35 dias sobre o início da vacinação, conclui um estudo divulgado este sábado pelo Instituto Nacional de Saúde de …