/

Prestação da casa sobe até 167 euros

1

A moratória anunciada pelo Governo ainda não vai ser aplicada em Outubro. Mais uma subida considerável para muitas famílias.

Mais um mês que vai começar, mais uma subida considerável para muitas das famílias que pagam ao banco o empréstimo concedido para a compra da casa.

Em Outubro, a mensalidade no crédito à habitação vai registar um aumento que atinge os 167 euros num empréstimo de 150 mil euros a 30 anos, avisa o portal ECO.

Este número aplica-se a um contrato associado a Euribor a 12 meses e com um spread (margem comercial do banco) de 1%.

É um aumento de 25% nos empréstimos actualizados em Outubro – bem abaixo das subidas de mais de 60% que se registaram entre Fevereiro e Maio deste ano.

Em casos de Euribor a 3 meses e a 6 meses, as subidas ficam-se pelos 4% e 9%, respectivamente; são aumentos mas são os menores aumentos em mais de um ano.

Estas subidas acompanha os constantes aumentos das taxas de juro Euribor, que são referência na Europa.

Neste mês (Setembro) o Banco Central Europeu subiu novamente 25 pontos base as taxas directoras – mas pode ter sido o último aumento nesta fase.

Recorde-se que, em Novembro, a prestação da casa não deve aumentar – para já – porque o Governo anunciou um desconto até 30% sobre a taxa Euribor nos empréstimos dos bancos para pagamento da casa. O reembolso começa a ser feito quatro anos depois.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.