Presidente do México promete “inquérito aprofundado” ao acidente de metro

Mario Guzman / EPA

Andres Manuel Lopez Obrador, Presidente eleito do México

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, prometeu hoje um “inquérito aprofundado”, com a ajuda de peritos internacionais independentes, ao acidente de metro na capital, que provocou pelo menos 23 mortos após o colapso de um viaduto.

“Vai decorrer um inquérito aprofundado (…) para procurar conhecer a verdade (…), a partir da qual será estabelecida a responsabilidade”, disse o chefe de Estado na sua conferência de imprensa diária.

Previamente, a presidente da Câmara da Cidade do México, Claudia Sheinbaum, já tinha anunciado que vai solicitar uma peritagem internacional para averiguar as causas do trágico acidente.

Na conferência de imprensa diária no Palácio Nacional, Sheinbaum explicou que até ao momento o balanço aponta mortos 23 mortos e várias pessoas hospitalizadas. Entre os falecidos, dois perderam a vida em hospitais.

Quatro dos mortos ainda permaneciam encarcerados nas carruagens, devido às dificuldades em extrair os corpos.

Entre os hospitalizados incluem-se 19 mulheres e 60 homens. Três são menores e três idosos.

A autarca disse ainda que 490 autocarros estão a assegurar o transporte dos utentes desta linha de metro da grande metrópole, com perto de 10 milhões de habitantes.

Sheinbaum insistiu em diversas ocasiões que as peritagens vão ajudar a averiguar “o que se passou”.

“A minha posição é que devemos chegar às causas deste lamentável incidente e para isso necessitamos de peritos, quer da procuradoria geral de justiça, quer de uma entidade externa e imparcial que faça a peritagem e todos os estudos”.

A linha 12 do metro, onde ocorreu o acidente, está envolta em polémica desde a sua construção.

Foi finalizada em 30 de outubro de 2012, quando o atual ministro dos Negócios Estrangeiros mexicano, Marcelo Ebrard, era presidente do município da capital.

“Partilho a indignação que existe, saúdo a posição da chefe do governo [da capital], que é essencialmente esclarecer o que ocorreu”, disse Ebrard em declarações aos media, defendendo que após estabelecer responsabilidades, deve atuar-se em consequência, “não importa quem seja”.

No entanto, a linha foi encerrada em 2014 por falhas e reaberta entre outubro e novembro de 2015, em vários ramais.

O acidente ocorreu às 22:00 locais de segunda-feira (04:00 de hoje em Lisboa) entre as estações de Olivos e Tezonco.

Através de um vídeo das câmaras de vigilância do governo da Cidade do México, observa-se como a estrutura elevada com uma altura de 20 metros colapsou à passagem do metro, com diversas carruagens imobilizadas no solo.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nave da NASA começou a viagem de regresso à Terra (e vem com a barriga cheia de amostras do asteróide Bennu)

Osiris-Rex, a nave espacial da NASA que tem voado em redor do asteróide Bennu desde 2018, iniciou a sua viagem de regresso à Terra (e vem carregada de amostras espaciais). A nave espacial da NASA coletou …

Sporting 1-0 Boavista | “Leão” bate “Pantera” e é campeão!

O Sporting é campeão nacional. Dezanove anos depois e à boleia de um golo de Paulinho, os leões conquistaram o seu 19.º campeonato. O Sporting é o campeão nacional época 2020/21. A formação de Alvalade conquistou …

Negacionistas ponderam vir a usar máscara (para se protegerem dos vacinados)

Uma nova teoria da conspiração argumenta que os vacinados vão "verter" certas proteínas prejudiciais para os não vacinados. A solução passa por usarem máscara e cumprirem o distanciamento social. Embora o uso de equipamento de proteção …

Falcon 10 X: o jato executivo com a maior cabine do mundo

Na semana passada, a Dassault Aviation anunciou mais um elemento da família Falcon, que tem a ambiciosa meta de ser a nova referência no mercado de aviação executiva. O Falcon 10X está agora entre os jatos …

Pandemia "roubou" habitantes a Nova Iorque, mas a cidade está a renascer novamente

A pandemia de covid-19 "esvaziou" cidades norte-americanas, que mostram agora possíveis sinais de renascimento, de acordo com uma análise que sugere que os deslocamentos do ano passado terão sido temporários. Os dados da Unacast, uma empresa …

"100% confirmado". Naufrágio perto de Malta é do submarino HMS Urge

Mergulhadores confirmaram a identidade de um submarino britânico que foi afundado por uma mina alemã perto de Malta, em 1942, pondo fim às especulações de que tinha naufragado por culpa de aviões de guerra italianos, …

Confrontos entre polícia e adeptos do Sporting junto ao estádio

Na noite da festa leonina, viveram-se momentos de grande tensão. Polícia e adeptos envolveram-se em confrontos junto ao Estádio de Alvalade, esta terça-feira. Adeptos do Sporting e elementos das forças de segurança entraram em confronto nas …

Tribunal não encontra credores do Banif no estrangeiro

Alguns credores do Banif que estão no estrangeiro ainda não foram notificados, segundo o anúncio de citação de credores residentes no estrangeiro, datado de 06 de maio. Caso não seja possível encontrá-los, em breve todos …

Novas reações nucleares nas ruínas de Chernobyl. São como "brasas numa churrasqueira"

Nas profundezas das ruínas da Central Nuclear de Chernobyl, 35 anos após o pior acidente nuclear da História, as reações de fissão nuclear começaram a surgir novamente. Uma equipa de cientistas do Safety Problems of Nuclear …

A moeda digital da China pode ser o futuro do dinheiro, mas levanta preocupações

A moeda digital da China pode ser o modelo do futuro do dinheiro, mas levante preocupações relativamente à estabilidade da economia mundial. A China está a registar um progresso promissor com os testes do yuan digital. …