Escutas confirmam suspeitas de tráfico de influências de presidente da Câmara de Matosinhos

4

A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, está a ser investigada por tráfico de influências e foi constituída arguida no âmbito da ‘Operação Teia’.

A também presidente da Associação Nacional de Municípios é suspeita de ter praticado o crime de tráfico de influências a favor da empresária Manuela Couto e do seu ex-marido, Joaquim Couto.

As suspeitas do Ministério Público são consolidadas por escutas telefónicas recolhidas pela Polícia Judiciária, escreve o Correio da Manhã.

É o tráfico de influências que está na origem da violação de um procedimento de concurso público para o preenchimento do lugar de chefe de gabinete, segundo o matutino.

Luís Salgueiro é investigada por ter nomeado a sua chefe de gabinete, Marta Pontes, mediante uma alegada troca de favores com Manuela Couto, Joaquim Couto e ainda José Laranja Pontes, pai de Marta Pontes e então presidente do IPO.

De acordo com a teoria do Ministério Público, Manuela Couto terá pedido a Luísa Salgueiro para promover a filha de José Laranja Pontes. O objetivo seria manter os contratos de prestação de serviços de comunicação no IPO do Porto que, desde 2017, renderam a Manuela Couto 360 mil euros.

Marta Pontes trabalha na Câmara Municipal de Matosinhos desde 2010 e é atualmente vereadora, com os pelouros do Desenvolvimento Económico, Turismo, Defesa do Consumidor e Proteção Civil.

“É suspeita de em 27 de outubro de 2017, na qualidade de presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, abusando dos poderes e/ou violando os deveres inerentes às suas funções, e por influência conjugada de Joaquim Couto, Manuela Couto e José Maria Laranja Pontes, e com intenção de conceder benefício, ter nomeado Marta Laranja Pontes”, lê-se no auto de constituição de arguida de Luís Salgueiro, citado pelo Correio da Manhã.

“O recrutamento da chefe de gabinete, sendo cargo de direção intermédia, deveria ter sido precedido de concurso público, não sendo suficiente o despacho de nomeação”, lê-se ainda.

ZAP //

4 Comments

  1. Em relação aos autarcas, o melhor que o ministério público pode fazer é prendê-los já a todos, e depois vai acusando-os com calma. Entretanto, eles podem já começar a cumprir pena, estilo “adiantamento por conta”.

  2. Onde esta a noticia?( Estou a ser irónico), Toda a gente sabe que os politcos portugueses por norma são corruptos.
    A noticia seria, porque é que os portugueses ainda votam nestes tipo de politicos. O voto nulo seria o mais correto.

  3. Continua a saga dos casos de corrupção, em Portugal. Este país é a continuação de África e América Latina na Europa. Creio que os portugueses estão a um passo de se tornarem, na Europa, como originários do país mais corrupto da União Europeia. Não acham que devemos estar orgulhosos deste título?

  4. Desde quando é que para chefe de gabinete tem que ser por concurso público? está tudo maluco ou quê?
    Já viram abrir um concurso público e meter uma raposa dentro do meu galinheiro.
    Chefe de gabinete tem que ser alguém da minha confiança,.
    Depois temos o MP a perder tempo e a enxovalhar as pessoas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.