Presidente do Mónaco detido por suspeitas de corrupção

O presidente do Mónaco, o russo Dmitri Rybolovlev, foi esta terça-feira detido pela polícia a pedido de um juiz monegasco, no âmbito de uma investigação de corrupção, avançou o jornal francês Le Monde.

Rybolovlev está no centro de uma investigação judicial aberta há um ano pelo Procurador-Geral do Mónaco por suspeitas de corrupção e por tráfico ativo e passivo de influência.

A prisão do bilionário russo ocorreu hoje, horas antes da partida da quarta jornada da Liga dos Campeões que opôs o Mónaco ao Club Brugge. O Le Monde relatou ainda que, além do líder do Mónaco, foram detidos vários outros suspeitos, cuja identidade não foi revelada.

Este caso, batizado como ‘Monacogate’, tem por base a suspeita que o magnata russo terá recorrido a uma advogada russa para tentar influenciar as instâncias judiciais do Principado num outro processo que opõe Rybolovlev ao empresário suíço Yves Bouvier.

O jornal francês recordou que as autoridades descobriram no telemóvel da advogada contratada pelo russo mensagens que revelam a relação entre Rybolovlev e o antigo responsável dos serviços judiciais do Mónaco, Philippe Narmino, incluindo a oferta de jantares, presentes e viagens.

Narmino renunciou ao cargo que ocupava em setembro do ano passado, depois de ter sido difundida informação que o implicava, bem como a polícias de alta patente do Principado, neste suposto esquema.

Na segunda-feira, o Mónaco também esteve em foco nas notícias devido a uma publicação do Football Leaks que denunciou que o clube usou um esquema financeiro, com recurso a sociedades localizadas em paraísos fiscais, para encobrir injeções de dinheiro de Rybolovlev sem infringir o equilíbrio financeiro imposto pela UEFA.

Segundo o Football Leaks, através deste sistema ilegal, o Mónaco beneficiou do encaixe de centenas de milhões de euros, que seriam oficialmente oriundos de patrocínios, mas que, na realidade, saíram do bolso do presidente do clube.

Entretanto, o advogado de Rybolovlev já reagiu à agência de notícias francesa AFP, confirmando a detenção do seu cliente e lamentando a violação do sigilo da investigação e pediu o respeito pela presunção de inocência do bilionário russo.

// F365 / Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Caro Eu!,
      O presidente do Boavista ou do Benfica não são presidentes das respectivas juntas de freguesia, o presidente do Leiria não é presidente da Câmara de Leiria, o presidente do Barcelona não é o presidente da Generalitat, e em nenhum desses casos e dos muitos outros em que assim nos referimos aos presidentes, não sente necessidade de clarificar que é o Boavista FC, ou o SL Benfica, ou a UD Leiria, ou o Barcelona FC.
      Porque sente necessidade de desambiguar no caso no presidente do Mónaco, precisamente o único caso em que não há presidente com que se possa confundir o contexto em que estamos a falar?
      Bem, respondendo à nossa própria pergunta: porque os nomes dos clubes são substantivos masculinos e os das localidades são substantivos femininos ou neutros – com excepção do (principado do) Mónaco. Razão pela qual dizemos sempre “presidente do FC Porto”. 😐

      • Peço desculpa, mas não concordo!
        O presidente do Benfica é uma coisa; o presidente de Benfica é outra e, em Portugal, percebe-se logo que no primeiro caso se fala do clube de futebol, e, no segundo, da freguesia (assim como no caso do presidente do Barcelona ou do presidente de Barcelona, etc), mas, no caso da noticia, quem não ligar a futebol (como eu) e não tiver presente que o Mónaco é um principado, facilmente é levado a pensar que o detido é o presidente do referido país (e não o presidente de um qualquer clube e futebol)!!
        Eu só me apercebi disso quando li “o russo Dmitri Rybolovlev” no subtítulo!…

  1. Apraz-me dizer:
    Será que uma Equipa de Juízes Monegascos não podem vir fazer um frete a Portugal.
    Em Portugal existem ”centenas, mais de 100 casos passivos de prisão e veja-se: nenhum detido”.
    Portugal é mesmo um Principado!
    Pensem!

    • Ah?
      Mas em Portugal há algum milionário russo (ou árabe) dono de um clube de futebol para lavar dinheiro, como acontece um pouco pela Europa fora?
      É que toda a gente já tinha percebido que o interesse dos milionários russos (etc) em grandes clubes europeus é tudo menos o futebol…
      Eu, que pouco ligo ao futebol, sempre achei estranho como que um principiado como o Mónaco deixou o clube de futebol do país ser entregue a uma máfia russa – mas eles é que sabem e o resultado está à vista…

RESPONDER

Morreu a atriz Mya-Lecia Naylor. Tinha 16 anos

A atriz, cantora e modelo britânica Mya-Lecia Naylor morreu no último dia 7, na sequência de um desmaio, mas a notícia só veio a publico esta quinta-feira. A causa da morte precoce de Mya-Lecia Naylor, com …

Embarcação de pesca localizada. Tripulantes estão bem

A embarcação de pesca que estava incontactável desde a noite de quarta-feira foi hoje encontrada e todos os tripulantes estão bem de saúde, disse à Lusa fonte da Marinha. Segundo o porta voz da Marinha, comandante …

Site expôs falhas em plugins Wordpress. Hackers agradeceram e invadiram 160 mil sites

Um trio de vulnerabilidades zero-day em plugins do WordPress deixou 160 mil sites expostos a ataques na última semana. O termo zero-day é usado para descrever uma ameaça que não foi corrigida ou que ainda …

Comissária de bordo em coma depois de contrair o vírus do sarampo

Uma comissária de bordo de Israel, de 43 anos, está em coma profundo há dez dias depois de contrair o vírus do sarampo. Segundo as autoridades de saúde israelenses, a mulher tem encefalite - ou …

Eintracht vs Benfica | Golos fora custam eliminação

Os dois golos que o Eintracht de Frankfurt marcou em Lisboa, na semana passada, acabaram por ser decisivos nos quartos-de-final da Liga Europa. Os alemães venceram o Benfica em casa por 2-0, num jogo em …

Gangue partia membros do corpo a pessoas vulneráveis e encenava acidentes para receber indemnizações

Um grupo criminoso em Palermo (Sicília) encenava acidentes de viação e partia membros do corpo às alegadas vítimas, a fim de receber indemnização de seguros. O esquema, que já levou à prisão mais de 40 …

Rival para Alexa e Siri. O Facebook também quer ouvir a sua voz

O Facebook está a trabalhar num novo assistente de voz para competir com a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon. O projeto começou em 2018 e ainda não tem data de divulgação. O projeto …

O "polencalipse" chegou aos Estados Unidos

No início da semana, o fotógrafo Jeremy Gilchrist capturou algumas imagens incríveis do fenómeno que batizou de "Polenpocalypse" em Durham, Carolina do Norte. A cidade de Durham, na Carolina do Norte, Estados Unidos, declarou no início …

Candidato à presidência da Guatemala detido nos EUA por tráfico de cocaína

As autoridades norte-americanas detiveram na quarta-feira o candidato presidencial da Guatemala Mario Estrada Orellana, acusado por um tribunal federal de Nova Iorque de conspirar para importar cocaína. Estrada Orellana, do partido Unión del Cambio Nacional (UCN, …

Consumidores estão a gastar mais. Televisões e smartphones foram os mais vendidos em 2018

Em 2018 as vendas a retalho cresceram 3,4%, para quase 21 mil milhões de euros. O sector não alimentar foi o que mais contribuiu. São dados do barómetro de vendas da Associação Portuguesa de Empresas de …