/

Presidente do Mónaco detido por suspeitas de corrupção

5

O presidente do Mónaco, o russo Dmitri Rybolovlev, foi esta terça-feira detido pela polícia a pedido de um juiz monegasco, no âmbito de uma investigação de corrupção, avançou o jornal francês Le Monde.

Rybolovlev está no centro de uma investigação judicial aberta há um ano pelo Procurador-Geral do Mónaco por suspeitas de corrupção e por tráfico ativo e passivo de influência.

A prisão do bilionário russo ocorreu hoje, horas antes da partida da quarta jornada da Liga dos Campeões que opôs o Mónaco ao Club Brugge. O Le Monde relatou ainda que, além do líder do Mónaco, foram detidos vários outros suspeitos, cuja identidade não foi revelada.

Este caso, batizado como ‘Monacogate’, tem por base a suspeita que o magnata russo terá recorrido a uma advogada russa para tentar influenciar as instâncias judiciais do Principado num outro processo que opõe Rybolovlev ao empresário suíço Yves Bouvier.

O jornal francês recordou que as autoridades descobriram no telemóvel da advogada contratada pelo russo mensagens que revelam a relação entre Rybolovlev e o antigo responsável dos serviços judiciais do Mónaco, Philippe Narmino, incluindo a oferta de jantares, presentes e viagens.

Narmino renunciou ao cargo que ocupava em setembro do ano passado, depois de ter sido difundida informação que o implicava, bem como a polícias de alta patente do Principado, neste suposto esquema.

Na segunda-feira, o Mónaco também esteve em foco nas notícias devido a uma publicação do Football Leaks que denunciou que o clube usou um esquema financeiro, com recurso a sociedades localizadas em paraísos fiscais, para encobrir injeções de dinheiro de Rybolovlev sem infringir o equilíbrio financeiro imposto pela UEFA.

Segundo o Football Leaks, através deste sistema ilegal, o Mónaco beneficiou do encaixe de centenas de milhões de euros, que seriam oficialmente oriundos de patrocínios, mas que, na realidade, saíram do bolso do presidente do clube.

Entretanto, o advogado de Rybolovlev já reagiu à agência de notícias francesa AFP, confirmando a detenção do seu cliente e lamentando a violação do sigilo da investigação e pediu o respeito pela presunção de inocência do bilionário russo.

// F365 / Lusa

5 Comments

    • Caro Eu!,
      O presidente do Boavista ou do Benfica não são presidentes das respectivas juntas de freguesia, o presidente do Leiria não é presidente da Câmara de Leiria, o presidente do Barcelona não é o presidente da Generalitat, e em nenhum desses casos e dos muitos outros em que assim nos referimos aos presidentes, não sente necessidade de clarificar que é o Boavista FC, ou o SL Benfica, ou a UD Leiria, ou o Barcelona FC.
      Porque sente necessidade de desambiguar no caso no presidente do Mónaco, precisamente o único caso em que não há presidente com que se possa confundir o contexto em que estamos a falar?
      Bem, respondendo à nossa própria pergunta: porque os nomes dos clubes são substantivos masculinos e os das localidades são substantivos femininos ou neutros – com excepção do (principado do) Mónaco. Razão pela qual dizemos sempre “presidente do FC Porto”. 😐

      • Peço desculpa, mas não concordo!
        O presidente do Benfica é uma coisa; o presidente de Benfica é outra e, em Portugal, percebe-se logo que no primeiro caso se fala do clube de futebol, e, no segundo, da freguesia (assim como no caso do presidente do Barcelona ou do presidente de Barcelona, etc), mas, no caso da noticia, quem não ligar a futebol (como eu) e não tiver presente que o Mónaco é um principado, facilmente é levado a pensar que o detido é o presidente do referido país (e não o presidente de um qualquer clube e futebol)!!
        Eu só me apercebi disso quando li “o russo Dmitri Rybolovlev” no subtítulo!…

  1. Apraz-me dizer:
    Será que uma Equipa de Juízes Monegascos não podem vir fazer um frete a Portugal.
    Em Portugal existem ”centenas, mais de 100 casos passivos de prisão e veja-se: nenhum detido”.
    Portugal é mesmo um Principado!
    Pensem!

    • Ah?
      Mas em Portugal há algum milionário russo (ou árabe) dono de um clube de futebol para lavar dinheiro, como acontece um pouco pela Europa fora?
      É que toda a gente já tinha percebido que o interesse dos milionários russos (etc) em grandes clubes europeus é tudo menos o futebol…
      Eu, que pouco ligo ao futebol, sempre achei estranho como que um principiado como o Mónaco deixou o clube de futebol do país ser entregue a uma máfia russa – mas eles é que sabem e o resultado está à vista…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.