Presidente do Mónaco detido por suspeitas de corrupção

O presidente do Mónaco, o russo Dmitri Rybolovlev, foi esta terça-feira detido pela polícia a pedido de um juiz monegasco, no âmbito de uma investigação de corrupção, avançou o jornal francês Le Monde.

Rybolovlev está no centro de uma investigação judicial aberta há um ano pelo Procurador-Geral do Mónaco por suspeitas de corrupção e por tráfico ativo e passivo de influência.

A prisão do bilionário russo ocorreu hoje, horas antes da partida da quarta jornada da Liga dos Campeões que opôs o Mónaco ao Club Brugge. O Le Monde relatou ainda que, além do líder do Mónaco, foram detidos vários outros suspeitos, cuja identidade não foi revelada.

Este caso, batizado como ‘Monacogate’, tem por base a suspeita que o magnata russo terá recorrido a uma advogada russa para tentar influenciar as instâncias judiciais do Principado num outro processo que opõe Rybolovlev ao empresário suíço Yves Bouvier.

O jornal francês recordou que as autoridades descobriram no telemóvel da advogada contratada pelo russo mensagens que revelam a relação entre Rybolovlev e o antigo responsável dos serviços judiciais do Mónaco, Philippe Narmino, incluindo a oferta de jantares, presentes e viagens.

Narmino renunciou ao cargo que ocupava em setembro do ano passado, depois de ter sido difundida informação que o implicava, bem como a polícias de alta patente do Principado, neste suposto esquema.

Na segunda-feira, o Mónaco também esteve em foco nas notícias devido a uma publicação do Football Leaks que denunciou que o clube usou um esquema financeiro, com recurso a sociedades localizadas em paraísos fiscais, para encobrir injeções de dinheiro de Rybolovlev sem infringir o equilíbrio financeiro imposto pela UEFA.

Segundo o Football Leaks, através deste sistema ilegal, o Mónaco beneficiou do encaixe de centenas de milhões de euros, que seriam oficialmente oriundos de patrocínios, mas que, na realidade, saíram do bolso do presidente do clube.

Entretanto, o advogado de Rybolovlev já reagiu à agência de notícias francesa AFP, confirmando a detenção do seu cliente e lamentando a violação do sigilo da investigação e pediu o respeito pela presunção de inocência do bilionário russo.

// F365 / Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Caro Eu!,
      O presidente do Boavista ou do Benfica não são presidentes das respectivas juntas de freguesia, o presidente do Leiria não é presidente da Câmara de Leiria, o presidente do Barcelona não é o presidente da Generalitat, e em nenhum desses casos e dos muitos outros em que assim nos referimos aos presidentes, não sente necessidade de clarificar que é o Boavista FC, ou o SL Benfica, ou a UD Leiria, ou o Barcelona FC.
      Porque sente necessidade de desambiguar no caso no presidente do Mónaco, precisamente o único caso em que não há presidente com que se possa confundir o contexto em que estamos a falar?
      Bem, respondendo à nossa própria pergunta: porque os nomes dos clubes são substantivos masculinos e os das localidades são substantivos femininos ou neutros – com excepção do (principado do) Mónaco. Razão pela qual dizemos sempre “presidente do FC Porto”. 😐

      • Peço desculpa, mas não concordo!
        O presidente do Benfica é uma coisa; o presidente de Benfica é outra e, em Portugal, percebe-se logo que no primeiro caso se fala do clube de futebol, e, no segundo, da freguesia (assim como no caso do presidente do Barcelona ou do presidente de Barcelona, etc), mas, no caso da noticia, quem não ligar a futebol (como eu) e não tiver presente que o Mónaco é um principado, facilmente é levado a pensar que o detido é o presidente do referido país (e não o presidente de um qualquer clube e futebol)!!
        Eu só me apercebi disso quando li “o russo Dmitri Rybolovlev” no subtítulo!…

  1. Apraz-me dizer:
    Será que uma Equipa de Juízes Monegascos não podem vir fazer um frete a Portugal.
    Em Portugal existem ”centenas, mais de 100 casos passivos de prisão e veja-se: nenhum detido”.
    Portugal é mesmo um Principado!
    Pensem!

    • Ah?
      Mas em Portugal há algum milionário russo (ou árabe) dono de um clube de futebol para lavar dinheiro, como acontece um pouco pela Europa fora?
      É que toda a gente já tinha percebido que o interesse dos milionários russos (etc) em grandes clubes europeus é tudo menos o futebol…
      Eu, que pouco ligo ao futebol, sempre achei estranho como que um principiado como o Mónaco deixou o clube de futebol do país ser entregue a uma máfia russa – mas eles é que sabem e o resultado está à vista…

RESPONDER

A consciência pode ser o resultado de física básica

Porque é que a minha consciência está aqui? Porque é que algumas coisas são conscientes e outras aparentemente não? Estas questões são todas aspetos do velho "problema mente-corpo". Em 1996, no livro "The Counscious Mind: In …

Carlos César é o "primeiro apoiante do Governo e do primeiro-ministro"

O líder parlamentar socialista rejeitou esta sexta-feira que a sua proposta para reduzir o IVA da tauromaquia represente uma desautorização do executivo, acentuando que é por convicção e posição institucional o primeiro apoiante do …

NASA acaba de divulgar novos dados sobre o misterioso Oumuamua

A NASA acaba de revelar novas informações sobre Oumuamua, o primeiro asteróide não oriundo do Sistema Solar já detetado. De acordo com uma nova publicação, o corpo interestelar é um "objeto relativamente pequeno e reflexivo.  Oumuamua, …

Espanha está a envenenar o Rio Tejo (é uma "indecência ecológica")

É um "cocktail de desastre" que está a sufocar o rio Tejo. Análises efectuadas à água do rio, desde a nascente em Espanha, até à foz em Portugal, revelam uma situação preocupante, e do outro …

Portuguesa que escondeu filha na mala do carro condenada a 5 anos de prisão

A mulher portuguesa que escondeu a filha na mala do carro, durante os seus primeiros 23 meses de vida, foi condenada a 5 anos de prisão, com 3 anos de pena suspensa, por ter causado …

Ex-primeiro-ministro da Macedónia fugiu do país num carro diplomático húngaro

O ex-primeiro-ministro macedónio Nikola Gruevski, condenado no seu país a dois anos de prisão por corrupção, passou pela Albânia em direção ao Montenegro no passado domingo num carro diplomático húngaro. A Hungria já garantiu não …

Governo avança com mais medidas para incentivar regresso de emigrantes

O Governo vai avançar com medidas “de caráter multidimensional” para apoiar o regresso de portugueses que emigraram e queiram regressar ao país, avançou esta quinta-feira o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro. À margem …

Sete em cada dez quedas de idosos acontecem em casa (mas é possível evitá-las)

A expressão “lar, doce lar” parece perder algum sentido quando o último relatório da Organização Mundial de Saúde sobre quedas comprova que estas são a principal causa de morte acidental dos idosos e acontecem, maioritariamente, …

Armas, carros, fatos. 90 milhões de euros para equipar polícias

Os polícias vão receber, em 2019, armas, carros, coletes balísticos e fatos de proteção, bem como obras em instalações, no valor de 90,9 milhões de euros. Esta sexta-feira, em Cascais, o ministro da Administração Interna entrega …

Zero oferece galinha ao Governo para reciclar resíduos orgânicos

A associação ambientalista Zero vai oferecer ao Governo a galinha Balbina, um animal reciclador, chamando a atenção para a necessidade de investir em soluções para que cada cidadão possa reciclar os resíduos orgânicos em casa. “A …