Presidente das Filipinas critica o filho “pinga-amor” num discurso sobre os impostos

Sebastian Duterte / Facebook

Sebastian Duterte, o filho surfista do polémico presidente das Filipinas.

Sebastian Duterte, o filho surfista do polémico presidente das Filipinas.

O polémico presidente das Filipinas suscitou a revolta e o espanto da população do país quando, num discurso público sobre impostos, resolveu criticar o seu filho mais novo, que tem 29 anos, queixando-se da sua vida amorosa complicada.

Já não parecia ser possível ficar surpreendido com Rodrigo Duterte, o presidente das Filipinas que já disse que empurrou um suspeito de corrupção de um helicóptero e que matou criminosos para dar exemplo à polícia – e que chamou “filho de uma prostituta” a Barack Obama, quando este era o presidente dos EUA.

Mas afinal Duterte conseguiu espantar mais uma vez o mundo e os próprios filipinos, onde é muito popular entre uma larga franja do povo. Agora, aproveitou um discurso público, transmitido pela televisão nacional, para falar da vida amorosa do filho de 29 anos.

Quando se esperava que ele falasse dos impostos para 2017, Duterte queixou-se de que Sebastian “Baste” Duterte estava “desaparecido” há vários dias e “incontactável” e que nem sequer as forças de segurança do país sabiam do seu paradeiro.

Depois, falou do filho como um lover boy, lamentando a sua vida amorosa complicada, criticando-o por não dar apoio financeiro suficiente aos filhos e queixando-se de que os netos nem sequer vêem o pai.

Sebastian Duterte / Facebook

Sebastian Duterte, os irmãos Sara e Paolo e o pai ao fundo.

Sebastian Duterte, os irmãos Sara e Paolo e o pai ao fundo.

O meu filho mais novo é um idiota. Já nem sequer vai mais à sua casa”, suspirou Duterte, conforme declarações divulgadas pela BBC.

Misturando o Inglês, o Filipino e o dialecto Visayan, o governante ainda comparou Sebastian aos filhos mais velhos, Inday Sara e Paolo, ambos políticos.

Nunca tive dificuldades com os meus outros filhos que estão a sair-se bem“, frisou Duterte. Sara Duterte é presidente da Câmara de Davao, e Paolo Duterte é o seu vice-presidente na autarquia.

Mas Sebastian Dutrerte acabou mesmo por aparecer, e até deixou uma mensagem ao pai no Facebook. “Bom dia, Pa. Não fiques stressado”, diz o jovem, alegando ainda que esteve na “outra casa” da família. Em outra publicação, Sebastian nota, ironicamente, que adora “ser o filho favorito” de Duterte.

Um surfista quebra-corações

Duterte e o filho Sebastian não têm propriamente, uma relação muito pacífica, apesar de o jovem ter participado na campanha eleitoral presidencial, ao lado do pai, e de manifestar pelas redes sociais o apoio a algumas das suas políticas.

Recentemente, Sebastian Duterte veio defender o pai de algumas críticas, garantindo que o presidente “não é um ditador”.

Mas as escolhas do rapaz, que é um verdadeiro quebra-corações e que já é pai de dois filhos, de 5 anos e de 2 anos, de ex-namoradas diferentes, não agradam ao presidente filipino.

O jovem, que tem várias tatuagens e um piercing num lábio, ainda tirou um Bacharelato em Ciência Política e até fez o exame para entrar na Escola de Direito, mas nunca frequentou o curso para desânimo do pai, preferindo dedicar-se ao surf.

Sebastian toca guitarra e bateria, canta e é uma verdadeira sensação na Internet.

SV, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.