Presidente das Filipinas critica o filho “pinga-amor” num discurso sobre os impostos

Sebastian Duterte / Facebook

Sebastian Duterte, o filho surfista do polémico presidente das Filipinas.

Sebastian Duterte, o filho surfista do polémico presidente das Filipinas.

O polémico presidente das Filipinas suscitou a revolta e o espanto da população do país quando, num discurso público sobre impostos, resolveu criticar o seu filho mais novo, que tem 29 anos, queixando-se da sua vida amorosa complicada.

Já não parecia ser possível ficar surpreendido com Rodrigo Duterte, o presidente das Filipinas que já disse que empurrou um suspeito de corrupção de um helicóptero e que matou criminosos para dar exemplo à polícia – e que chamou “filho de uma prostituta” a Barack Obama, quando este era o presidente dos EUA.

Mas afinal Duterte conseguiu espantar mais uma vez o mundo e os próprios filipinos, onde é muito popular entre uma larga franja do povo. Agora, aproveitou um discurso público, transmitido pela televisão nacional, para falar da vida amorosa do filho de 29 anos.

Quando se esperava que ele falasse dos impostos para 2017, Duterte queixou-se de que Sebastian “Baste” Duterte estava “desaparecido” há vários dias e “incontactável” e que nem sequer as forças de segurança do país sabiam do seu paradeiro.

Depois, falou do filho como um lover boy, lamentando a sua vida amorosa complicada, criticando-o por não dar apoio financeiro suficiente aos filhos e queixando-se de que os netos nem sequer vêem o pai.

Sebastian Duterte / Facebook

Sebastian Duterte, os irmãos Sara e Paolo e o pai ao fundo.

Sebastian Duterte, os irmãos Sara e Paolo e o pai ao fundo.

O meu filho mais novo é um idiota. Já nem sequer vai mais à sua casa”, suspirou Duterte, conforme declarações divulgadas pela BBC.

Misturando o Inglês, o Filipino e o dialecto Visayan, o governante ainda comparou Sebastian aos filhos mais velhos, Inday Sara e Paolo, ambos políticos.

Nunca tive dificuldades com os meus outros filhos que estão a sair-se bem“, frisou Duterte. Sara Duterte é presidente da Câmara de Davao, e Paolo Duterte é o seu vice-presidente na autarquia.

Mas Sebastian Dutrerte acabou mesmo por aparecer, e até deixou uma mensagem ao pai no Facebook. “Bom dia, Pa. Não fiques stressado”, diz o jovem, alegando ainda que esteve na “outra casa” da família. Em outra publicação, Sebastian nota, ironicamente, que adora “ser o filho favorito” de Duterte.

Um surfista quebra-corações

Duterte e o filho Sebastian não têm propriamente, uma relação muito pacífica, apesar de o jovem ter participado na campanha eleitoral presidencial, ao lado do pai, e de manifestar pelas redes sociais o apoio a algumas das suas políticas.

Recentemente, Sebastian Duterte veio defender o pai de algumas críticas, garantindo que o presidente “não é um ditador”.

Mas as escolhas do rapaz, que é um verdadeiro quebra-corações e que já é pai de dois filhos, de 5 anos e de 2 anos, de ex-namoradas diferentes, não agradam ao presidente filipino.

O jovem, que tem várias tatuagens e um piercing num lábio, ainda tirou um Bacharelato em Ciência Política e até fez o exame para entrar na Escola de Direito, mas nunca frequentou o curso para desânimo do pai, preferindo dedicar-se ao surf.

Sebastian toca guitarra e bateria, canta e é uma verdadeira sensação na Internet.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vulcão Kilauea provoca nuvem de gases ácidos e farpas de vidro

O vulcão Kilauea está a originar um novo perigo para a população da zona, devido às nuvens de gases ácidos, vapor e de partículas semelhantes ao vidro que estão a ser causadas pela chegada da …

Estudar música ou falar mais do que uma língua torna o cérebro mais eficiente

Uma equipa de cientistas do Centro de Cuidados Geriátricos de Baycrest, no Canadá, realizou uma investigação e concluiu que músicos bilingues têm um cérebro mais eficiente. Cientistas do Centro de Cuidados Geriátricos de Baycrest, no Canadá, …

Gel inteligente "caminha" e move objetos debaixo de água

Uma equipa de engenheiros criou um gel inteligente impresso em 3D capaz de caminhar debaixo de água, agarrar e mover objetos. O produto tem potencial em engenharia biomédica por ser semelhante a tecidos do corpo …

Ferramentas de madeira encontradas em Espanha eram de neandertais

Não é muito comum encontrarem-se na Europa ferramentas de madeira associadas a neandertais. Os instrumentos encontrados em Espanha têm cerca de 90 mil anos e as ferramentas de madeira descobertas em Itália têm cerca de …

600 anos e 4 terramotos: cientistas desvendam como é que a Torre de Pisa ainda continua em pé

Era um mistério que há anos intrigava engenheiros: como é que a Torre de Pisa consegue resistir a terremotos estando tão inclinada? Com 58 metros de altura, o campanário da catedral da cidade italiana de Pisa …

Descoberto primeiro asteróide extrassolar que se fixou no Sistema Solar

Cientistas descobriram o primeiro asteróide extrassolar que se fixou no Sistema Solar, na órbita de Júpiter, revela um estudo publicado esta segunda-feira. O "2015 BZ509", com origem fora do Sistema Solar, está 'aninhado' na órbita de …

"Não sejas malvado". Google apagou o seu popular lema do código de conduta

A gigante tecnológica eliminou do código de conduta que distribui aos seus funcionários o popular lema "Bon't Be Evil", "não sejas malvado", que fazia parte da cultura da empresa desde os anos 2000. O lema não …

Prisão preventiva para todos os agressores de Alcochete

O juiz de instrução criminal do Tribunal do Barreiro decretou, esta segunda-feira, a medida de coação de prisão preventiva a todos os 23 arguidos detidos na sequência das agressões na Academia do Sporting, em Alcochete. Num …

12 anos depois, nasceu o primeiro bebé na ilha onde é proibido nascer

Este fim de semana, uma brasileira deu à luz uma bebé, na remota ilha de Fernando de Noronha onde, por falta de de estrutura hospitalar, os nascimentos não são autorizados. O arquipélago Fernando Noronha, no Brasil, …

Sem-abrigo multados e detidos por pedirem esmola e dormirem na rua

O número de pessoas em situação de sem-abrigo que estão a ser multadas, condenadas e presas por mendigar ou dormir nas ruas é cada vez maior em Inglaterra e no País de Gales. Em relação a …