Presidente das Filipinas critica o filho “pinga-amor” num discurso sobre os impostos

Sebastian Duterte / Facebook

Sebastian Duterte, o filho surfista do polémico presidente das Filipinas.

Sebastian Duterte, o filho surfista do polémico presidente das Filipinas.

O polémico presidente das Filipinas suscitou a revolta e o espanto da população do país quando, num discurso público sobre impostos, resolveu criticar o seu filho mais novo, que tem 29 anos, queixando-se da sua vida amorosa complicada.

Já não parecia ser possível ficar surpreendido com Rodrigo Duterte, o presidente das Filipinas que já disse que empurrou um suspeito de corrupção de um helicóptero e que matou criminosos para dar exemplo à polícia – e que chamou “filho de uma prostituta” a Barack Obama, quando este era o presidente dos EUA.

Mas afinal Duterte conseguiu espantar mais uma vez o mundo e os próprios filipinos, onde é muito popular entre uma larga franja do povo. Agora, aproveitou um discurso público, transmitido pela televisão nacional, para falar da vida amorosa do filho de 29 anos.

Quando se esperava que ele falasse dos impostos para 2017, Duterte queixou-se de que Sebastian “Baste” Duterte estava “desaparecido” há vários dias e “incontactável” e que nem sequer as forças de segurança do país sabiam do seu paradeiro.

Depois, falou do filho como um lover boy, lamentando a sua vida amorosa complicada, criticando-o por não dar apoio financeiro suficiente aos filhos e queixando-se de que os netos nem sequer vêem o pai.

Sebastian Duterte / Facebook

Sebastian Duterte, os irmãos Sara e Paolo e o pai ao fundo.

Sebastian Duterte, os irmãos Sara e Paolo e o pai ao fundo.

O meu filho mais novo é um idiota. Já nem sequer vai mais à sua casa”, suspirou Duterte, conforme declarações divulgadas pela BBC.

Misturando o Inglês, o Filipino e o dialecto Visayan, o governante ainda comparou Sebastian aos filhos mais velhos, Inday Sara e Paolo, ambos políticos.

Nunca tive dificuldades com os meus outros filhos que estão a sair-se bem“, frisou Duterte. Sara Duterte é presidente da Câmara de Davao, e Paolo Duterte é o seu vice-presidente na autarquia.

Mas Sebastian Dutrerte acabou mesmo por aparecer, e até deixou uma mensagem ao pai no Facebook. “Bom dia, Pa. Não fiques stressado”, diz o jovem, alegando ainda que esteve na “outra casa” da família. Em outra publicação, Sebastian nota, ironicamente, que adora “ser o filho favorito” de Duterte.

Um surfista quebra-corações

Duterte e o filho Sebastian não têm propriamente, uma relação muito pacífica, apesar de o jovem ter participado na campanha eleitoral presidencial, ao lado do pai, e de manifestar pelas redes sociais o apoio a algumas das suas políticas.

Recentemente, Sebastian Duterte veio defender o pai de algumas críticas, garantindo que o presidente “não é um ditador”.

Mas as escolhas do rapaz, que é um verdadeiro quebra-corações e que já é pai de dois filhos, de 5 anos e de 2 anos, de ex-namoradas diferentes, não agradam ao presidente filipino.

O jovem, que tem várias tatuagens e um piercing num lábio, ainda tirou um Bacharelato em Ciência Política e até fez o exame para entrar na Escola de Direito, mas nunca frequentou o curso para desânimo do pai, preferindo dedicar-se ao surf.

Sebastian toca guitarra e bateria, canta e é uma verdadeira sensação na Internet.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ajax vs Benfica | Amesterdão volta a trair nos descontos

O Benfica esteve a um minuto de arrancar um ponto na Johan Cruijff, ante o Ajax, mas um golo nos descontos, de Noussair Mazraoui, ditou uma derrota inesperada para os comandados de Rui Vitória, por …

Mensagens falsas "mataram" o rei de Espanha (há 450 anos)

O fenómeno das notícias e mensagens falsas que se propagam de forma viral nas redes sociais preocupa cada vez mais governos, organizações internacionais e académicos, mas não é algo de novo. Desde a campanha eleitoral de …

Conflito no Iémen coloca 75% da população a precisar de ajuda alimentar

O conflito no Iémen tornou 8,4 milhões de pessoas dependentes de assistência alimentar de emergência e colocou 75% dos seus 22 milhões de habitantes a precisarem de ajuda, no país com a prior crise humana …

Encontrado engenho explosivo em casa do milionário George Soros

Esta segunda-feira, foi encontrado um engenho explosivo numa caixa de correio em cada de George Soros. O FBI iniciou esta terça-feira uma investigação e adiantou que "não representa qualquer ameaça à segurança pública". A polícia federal …

Austrália pede desculpa às milhares de vítimas de abusos sexuais

A Austrália pediu nesta segunda-feira oficialmente perdão por não ter “escutado e acreditado” nos milhares de vítimas de abusos sexuais perpetrados durante décadas dentro das instituições do país. “De novo e de novo, hoje pedimos desculpa”, …

Furacão Willa "grande e perigoso" a caminho do México

O furacão Willa, de categoria 4, está a preparar-se para a atingir a costa pacífica do México esta terça feira. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA, espera-se que o Willa seja …

Bruxelas toma decisão inédita e chumba orçamento de Itália

A Itália é o primeiro país a ver o seu projeto orçamental "chumbado" pela Comissão Europeia desde a implementação do "semestre europeu" de coordenação de políticas económicas e orçamentais, instituído em 2010. A Comissão Europeia rejeitou …

Governo propõe super-desconto no IRS para futebolistas (e não só)

O "Programa Regressar", a nova medida fiscal que integra a proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) e que visa fazer regressar a Portugal ex-residentes, abrange todo o tipo de profissões, incluindo futebolistas, sem …

CP admite falta de comboios até final do ano

O presidente dos Comboios de Portugal (CP) admitiu que o serviço regional com automotoras a gasóleo enfrenta maiores riscos por falta de pessoal e de peças na EMEF (empresa que mantém e repara comboios em …

Viúva do triatleta viu angolanos matarem o marido e foi de férias com o amante

Rosa Grilo, a viúva do triatleta Luís Grilo, que está detida por suspeitas de envolvimento na sua morte, assegura que foram indivíduos angolanos que o mataram, por causa de diamantes. Ela garante que assistiu ao …