Presidente das Filipinas critica o filho “pinga-amor” num discurso sobre os impostos

Sebastian Duterte / Facebook

Sebastian Duterte, o filho surfista do polémico presidente das Filipinas.

Sebastian Duterte, o filho surfista do polémico presidente das Filipinas.

O polémico presidente das Filipinas suscitou a revolta e o espanto da população do país quando, num discurso público sobre impostos, resolveu criticar o seu filho mais novo, que tem 29 anos, queixando-se da sua vida amorosa complicada.

Já não parecia ser possível ficar surpreendido com Rodrigo Duterte, o presidente das Filipinas que já disse que empurrou um suspeito de corrupção de um helicóptero e que matou criminosos para dar exemplo à polícia – e que chamou “filho de uma prostituta” a Barack Obama, quando este era o presidente dos EUA.

Mas afinal Duterte conseguiu espantar mais uma vez o mundo e os próprios filipinos, onde é muito popular entre uma larga franja do povo. Agora, aproveitou um discurso público, transmitido pela televisão nacional, para falar da vida amorosa do filho de 29 anos.

Quando se esperava que ele falasse dos impostos para 2017, Duterte queixou-se de que Sebastian “Baste” Duterte estava “desaparecido” há vários dias e “incontactável” e que nem sequer as forças de segurança do país sabiam do seu paradeiro.

Depois, falou do filho como um lover boy, lamentando a sua vida amorosa complicada, criticando-o por não dar apoio financeiro suficiente aos filhos e queixando-se de que os netos nem sequer vêem o pai.

Sebastian Duterte / Facebook

Sebastian Duterte, os irmãos Sara e Paolo e o pai ao fundo.

Sebastian Duterte, os irmãos Sara e Paolo e o pai ao fundo.

O meu filho mais novo é um idiota. Já nem sequer vai mais à sua casa”, suspirou Duterte, conforme declarações divulgadas pela BBC.

Misturando o Inglês, o Filipino e o dialecto Visayan, o governante ainda comparou Sebastian aos filhos mais velhos, Inday Sara e Paolo, ambos políticos.

Nunca tive dificuldades com os meus outros filhos que estão a sair-se bem“, frisou Duterte. Sara Duterte é presidente da Câmara de Davao, e Paolo Duterte é o seu vice-presidente na autarquia.

Mas Sebastian Dutrerte acabou mesmo por aparecer, e até deixou uma mensagem ao pai no Facebook. “Bom dia, Pa. Não fiques stressado”, diz o jovem, alegando ainda que esteve na “outra casa” da família. Em outra publicação, Sebastian nota, ironicamente, que adora “ser o filho favorito” de Duterte.

Um surfista quebra-corações

Duterte e o filho Sebastian não têm propriamente, uma relação muito pacífica, apesar de o jovem ter participado na campanha eleitoral presidencial, ao lado do pai, e de manifestar pelas redes sociais o apoio a algumas das suas políticas.

Recentemente, Sebastian Duterte veio defender o pai de algumas críticas, garantindo que o presidente “não é um ditador”.

Mas as escolhas do rapaz, que é um verdadeiro quebra-corações e que já é pai de dois filhos, de 5 anos e de 2 anos, de ex-namoradas diferentes, não agradam ao presidente filipino.

O jovem, que tem várias tatuagens e um piercing num lábio, ainda tirou um Bacharelato em Ciência Política e até fez o exame para entrar na Escola de Direito, mas nunca frequentou o curso para desânimo do pai, preferindo dedicar-se ao surf.

Sebastian toca guitarra e bateria, canta e é uma verdadeira sensação na Internet.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nuno Espírito Santo admite que "muita coisa correu mal", mas não escapa às críticas

O Tottenham saiu derrotado por 3-0 do embate com o Chelsea. Nuno Espírito Santo reconheceu os problemas na equipa, que foi duramente criticada por Roy Keane. O Chelsea manteve-se no comboio dos líderes da Liga inglesa, …

Críticas às novas tabelas da ADSE em várias áreas da Saúde

A nova tabela da ADSE, que entrou em vigor a 01 de setembro, tem enfrentado críticas de vários setores da Saúde, desde dentistas a nutricionistas, principalmente pelos valores atribuídos a alguns atos, exclusões e restrições. A …

Cuba é o primeiro país a vacinar crianças a partir dos dois anos

Depois de um drástico aumento de casos e mortes em crianças, a estratégia de vacinação em Cuba mudou. Com o objetivo de ter mais de 90% dos 11 milhões de habitantes imunizados até Dezembro, as autoridades …

Penálti que deu vitória ao Sporting devia ter sido repetido

Um penálti convertido por Pedro Porro deu a vitória, este domingo, ao Sporting. Especialistas entendem que a grande penalidade devia ter sido repetida. O Sporting CP conquistou uma vitória sofrida, este domingo, após derrotar o Estoril …

Marques Mendes: Governo vai abrir discotecas e acabar com limite à lotação no comércio e restaurantes

Marques Mendes considera também que a task force para a vacinação deve ser extinta em Outubro e que em Dezembro deve ser decidida uma terceira dose para os cidadãos acima de 65 anos. No seu habitual …

OE2022: Governo negocia englobamento obrigatório de rendimentos no IRS

O englobamento obrigatório de rendimentos no IRS é uma medida que está incluída no programa do Governo e é um dos temas de grande interesse no núcleo comunista. O assunto está a ser negociado no …

Falcao marcou mas o protagonista foi o árbitro: "Já nem sei quem viu amarelo"

Falhas na comunicação com os outros árbitros e confusão numa suposta expulsão, após 13 cartões amarelos: um jogo que Cordero Vega não vai esquecer. Radamel Falcao estreou-se neste sábado pelo Rayo Vallecano e já terá reunido …

Descoberta de ossos com mais de 120 mil anos pode revelar a primeira evidência de uma fábrica de roupa

Uma equipa de arqueólogos encontrou aquela que pode ser a primeira evidência de uma fábrica de roupa. A descoberta foi feita numa caverna em Marrocos e foi datada de há cerca de 120 mil anos. Emily …

Câmaras de videovigilância nas ruas portuguesas disparam em oito anos

Desde que foram autorizadas pela primeira vez em território nacional, os sistemas de videovigilância com recurso a câmaras nos espaços públicos tem sido cada vez mais requisitado pelas forças de segurança. Em 2009 foi autorizada pelo …

João Félix: o "louco" e o "calvário"

Avançado do Atlético de Madrid só esteve em campo durante 18 minutos, contra o Atlético Bilbau. Simeone defendeu o português. João Félix foi o nome mais comentado após o empate entre Atlético de Madrid e Atlético …