Presidente da Uber “obrigado” a deixar grupo de conselheiros de Trump

jdlasica / Flickr

Travis Kalanick, presidente da Uber

Travis Kalanick, presidente da Uber

O presidente da Uber deixou esta sexta-feira o fórum estratégico de empresários encarregados de aconselhar o Presidente norte-americano, uma forma de contornar a polémica que pedia o boicote à sua aplicação.

“Falei hoje brevemente com o Presidente sobre o seu decreto sobre imigração e os problemas para a nossa comunidade. Informei-o também de que não posso participar no seu conselho económico”, anunciou Travis Kalanick aos funcionários da Uber numa comunicação interna, a que a agência France Press teve acesso.

O patrão da Uber acrescentou que “integrar o grupo não significa uma validação do Presidente ou da sua agenda, mas infelizmente foi mal interpretado“.

Donald Trump suspendeu por decreto a entrada nos Estados Unidos de cidadãos originários de sete países de maioria muçulmana (Irão, Iraque, Iémen, Somália, Sudão, Síria e Líbia) e de todos os refugiados, enquanto revê os critérios de concessão de visto.

Este decreto provocou uma onda de protestos, em particular no setor tecnológico, com os dirigentes da Google, Microsoft, Facebook, Apple, Amazon e Netflix a exprimirem preocupação.

Mas, no fim-de-semana, aproveitando um protesto solidário dos taxistas contra a lei anti-imigração, que se recusaram a levar clientes aos aeroportos, a Uber baixou as tarifas, o que foi visto pelos utilizadores como uma forma de lucrar com a situação.

Foi a partir daí que surgiu um movimento que pedia o boicote à aplicação e, graças à hashtag #DeleteUber a correr nas redes sociais, milhares de pessoas apagaram a app dos seus telefones.

O presidente da empresa já garantiu que tudo não passou de um “mal entendido” e tenta agora remediar as consequências deste episódio.

Além da saída do grupo de conselheiros de Trump, Kalanick também já anunciou a criação de um fundo de três milhões de dólares para ajudar os motoristas da sua empresa que venham a ser afetados pela ordem do novo Presidente.

Além do CEO da Uber, também foram convidados para entrar neste fórum estratégico o fundador da Tesla, Elon Musk, a diretora executiva da PepsiCo, Indra Nooyi, o presidente da Walt Disney Company, Bob Iger, e o CEO da IBM Ginni Rometty.

ZAP // Lusa / Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Detetadas "partículas fantasma" de radioatividade nas profundezas da Terra

Recorrendo ao detetor Borexino, do laboratório italiano de Gran Sasso, cientistas conseguiram encontrar "partículas fantasma" oriundas das profundezas da Terra. Estas estranhas partículas, monitorizadas pela comunidade científica desde meados de 2007, conta o britânico The …

Uma anã branca "ressuscitou" para devorar a sua companheira mais fraca

Os astrónomos detetaram uma explosão de uma "estrela vampira" em dados colhidos acidentalmente pelo telescópio espacial Kepler. Este fenómeno é um dos eventos mais raros de novas - explosões nuclear cataclísmica numa estrela. As novas ocorrem …

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …