Presidente e vice-presidente da Câmara de Montalegre detidos pela PJ

5

Tiago Henrique Marques / Lusa

O presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, e o vice-presidente, David Teixeira, foram esta quinta-feira detidos no âmbito da Operação Alquimia​.

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, a detenção de dois titulares de cargos políticos e um funcionário, sem revelar as suas identidades. A CNN Portugal sabe que um deles é, na realidade, Orlando Alves.

O jornal O Minho avança que outro dos suspeitos detidos pelas autoridades é David Teixeira, vice-presidente da autarquia e também comandante dos Bombeiros Voluntários de Montalegre.

Os suspeitos estão indiciados pela prática dos crimes de associação criminosa, prevaricação, recebimento indevido de vantagem, falsificação de documentos, abuso de poder e participação económica em negócio.

“Foram executadas dezenas de buscas, domiciliárias e não domiciliárias, que visaram os serviços de uma autarquia local e diversas empresas nos concelhos de Montalegre, Braga, Famalicão e Vila do Conde, tendo-se procedido à detenção de três indivíduos”, informa a PJ em comunicado.

Município de Montalegre / Facebook

O presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves

A Operação Alquimia tem por base a investigação de procedimentos de contratação pública, entre 2014 e 2022, por suspeitas de viciação para benefício de determinados operadores económicos, num valor que ascende a 20 milhões de euros.

No decurso da operação foi apreendida documentação e material informático relativos à prática dos factos.

Os detidos vão ser presentes à competente autoridade judiciária no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas, informa ainda a PJ.

Daniel Costa, ZAP //

5 Comments

  1. Não vão por aí! Não investiguem as autarquias! Não vão ter prisões para tantos. Não se metam nisso! É poço sem fundo.

    • Olha uma minhoca?!!!! Com uma pazada levam logo 20 ou 30 minhocas. Autarquias inteiras ficam sem ninguém. Não se metam nisso!
      Olhe novamente o Isaltino. Esteve preso mas deve ter gostado tanto daquilo que quer voltar para lá.

    • Pois, pazada sim, mas que seja do tipo das da padeira de Aljubarrota.
      Porém, agora, contra os degenerados da mui nobre e honrada genética.
      É que aquilo que não é divulgado é que este Orlando Alves é um dos descendentes do herói nacional e D. Nuno Álvares Pereira, comandante de campo na batalha de 14 de Agosto de 1385.
      Por isso, qual cadeia, por tamanha desonra?!
      Pazada dura para cima do lombo e remate de espada. No largo defronte da câmara e com sessão pública previamente agendada e divulgada.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.