5G. Presidente da Altice exige demissão do presidente da ANACOM

André Kosters / Lusa

Alexandre Fonseca, CEO da Altice Portugal

O presidente da Altice Alexandre Fonseca pediu a demissão do presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, pelos atrasos nas frequências para o 5G.

Alexandre Fonseca pediu esta terça-feira a demissão de João Cadete de Matos, presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) devido ao atraso na libertação das frequências a utilizar pelo 5G, atualmente incluídas no espectro utilizado pela Televisão Digital Terrestre (TDT). O pedido surgiu depois de ser conhecida a decisão da Altice de impugnar a decisão da Anacom.

“Se temos o Governo a dar recados graves e bem incisivos à postura do regulador, se temos os governos regionais preocupados, se temos os fabricantes tecnológicos a nível mundial a dizerem que Portugal está irremediavelmente atrasado, parece-me evidente que se devem tirar as respetivas conclusões […] eu, no lugar do regulador, tiraria as minhas ilações, e neste caso particular obviamente que me demitiria”, disse o presidente da Altice esta terça-feira à TSF.

A libertação do sinal para a implementação do 5G é, para Alexandre Fonseca, um problema que se está a tornar demasiado demorado.

“À data de hoje ainda está a decorrer a consulta pública da ANACOM aos operadores sobre o tema da TDT. Essa consulta pública vai ser respondida no final de setembro. Depois disso, passarão certamente um ou dois meses até ser publicada uma decisão final”, explicou o presidente da Altice.

Alexandre Fonseca acrescentou ainda que “o TDT estará nas novas frequências algures depois do verão de 2020”, data que coloca Portugal mais atrás na lista de países a implementar a nova tecnologia de comunicação.

A Altice garantiu esta terça-feira que impugnaria junto do tribunal a decisão do regulador de iniciar a deslocação das frequências entre a terceira semana de janeiro e a primeira de fevereiro, uma vez que se trata “de um calendário que será impossível de cumprir, como aliás, desde há um ano, tem vindo a reiterar e justificar repetidamente desde o início da atividade do grupo de trabalho”.

De acordo com a empresa, o processo só poderá ser desenrolado “a partir da segunda semana de fevereiro”. Além disso, o calendário “não inclui qualquer margem para imprevistos, o que só demonstra amadorismo e irresponsabilidade no planeamento”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Estes vigaristas da Altice tem mesmo lata para tudo!…
    O artista até se “esqueceu” que a Altice é responsável pela TDT (onde trabalharam muito bem, como se sabe!) e vem agora mandar recados à ANACON… felizmente já vai o tempo em que a PT/Altice faziam o que queriam sem o regulador dizer nada…
    Eles ainda mamam forte e feito no Estado (cabines telefónicas, TDT, etc), mas a mama está a diminuir…
    Vamos lá ver como é que esta multinacional de vigaristas (francesa, mas com sede na Holanda!) com uma dívida mais de 50 mil milhões de euros vai investir no que quer se seja!…
    Tão preocupados e com pressa para implantar o 5G e nem tem dinheiro para fazer a manutenção na sua infraestrutura actual!…

  2. A preocupação seria legítima (e necessária) se não houvesse uma questão prévia.
    É que tenho muita dificuldade em entender, porquê toda esta indignação com o “atraso do 5G” quando metade do país nem o 4G tem, e quando o operador PT/Altice/Meo (presidida pelo indignado) tem maior parte das zonas de cobertura sob sua responsabilidade, traduzida no número de contratos.
    Em Odemira, quer a nível empresarial quer a nível dos particulares, salvo meia dúzia de casos (porventura ligados a peso de ouro, ou de algumas entidades institucionais), fibra nem vê-la…
    No caso da n/ Empresa, refidelizámos Contrato a 29/03/2019, com obrigação escrita contratual de efetuar a migração, até hoje, 6,5 meses depois, continuamos com a ADSL…
    A funcionar a entre 8 e 14 Mbit, e muitas vezes sem conseguir acesso à cloud, embora pagando para isso.
    Alternativas conhecidas não há, que saibamos.
    Só visto!

RESPONDER

Átomo extinto revela segredos da infância do Sistema Solar

Usando o átomo extinto nióbio-92, uma equipa de investigadores da ETH Zurich, na Suíça, conseguiu explicar eventos do início do sistema solar com a maior precisão de sempre. Se um átomo de um elemento químico tiver um …

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …