Presidente da ABC demite-se após caso de ingerência política

Mick Tsikas / EPA

O presidente da cadeia australiana ABC, Justin Milne, demitiu-se hoje no seguimento de uma polémica sobre interferência política e independência dos meios de comunicação públicos, que marcou a semana na Austrália.

Há, “claramente, muita pressão sobre a organização e como sempre, o meu interesse tem sido o de proteger a corporação”, afirmou numa entrevista que será transmitida, na íntegra, precisamente pela ABC, a televisão pública australiana.

A renúncia de Milne surge quatro dias após ter sido despedida a diretora, Michelle Guthrie, vencedora de vários prémios jornalísticos e frequentemente criticada pela coligação conservadora do Governo por supostamente não representar os interesses da emissora pública.

O grupo de média Fairfax revelou que em maio Milne pediu a Guthrie que demitisse a jornalista Emma Alberici, chefe dos correspondentes da editoria de economia da ABC, na sequência de uma notícia sobre a proposta de reduzir os impostos corporativos que terá desagradado o então primeiro-ministro, Malcolm Turnbull.

Na madrugada desta quinta-feira, os responsáveis da ABC reuniram-se com Justin Milne para pedir explicações sobre o e-mail enviado a Guthrie para esta despedir Alberici, após a qual surgiu a demissão do presidente.

Já Malcolm Turnbull, amigo e ex-sócio de Milne, disse que, embora se tenha queixado de imprecisões no artigo de Alberici, “nunca pediu para que alguém fosse demitido.”

Entretanto, os jornais da News Corporation, do magnata Rupert Murdoch, publicaram que o até hoje presidente da ABC também ordenou a demissão do editor político, Andrew Probyn. Essas queixas estão a ser investigadas pelo Ministério das Comunicações australiano. Depois de conhecer a renúncia de Milne, o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, aplaudiu a decisão nas redes sociais.

“A direção da ABC e o seu presidente fizeram o que é correto. É hora da ABC retomar a transmissão normal, independente e imparcial. É isso que os contribuintes australianos pagam e merecem”, escreveu o governante no Twitter.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Artistas exigem 1% do Orçamento do Estado para a Cultura

Mais de 300 artistas concentrados esta terça-feira em frente ao Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, exigiram um valor imediato de 1% do Orçamento do Estado para a Cultura, em 2020. O protesto, convocado pela …

Depois do Idai, ainda há carência de comida e água potável

São milhares os desalojados que, após o ciclone Idai, continuam sem acesso a água potável. Além disso, a necessidade de comida mantém-se em níveis inalterados. Os dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), patentes no …

Há mulheres-polícia que recebem menos quando estão grávidas

De acordo com um relatório sobre as iniquidades de género dentro da Polícia de Segurança Pública (PSP), ao qual a revista Sábado teve acesso, há mulheres-polícia que recebem menos quando ficam grávidas. Segundo o inquérito realizado …

França. Governo adia entrada em vigor das novas pensões

O novo sistema universal de pensões em França vai abranger apenas as gerações nascidas a partir de 1975 e só terá nova formulação, através de pontos, a partir de 2025. O novo sistema universal de pensões …

Greta Thunberg é a "Personalidade do Ano" da revista Time

Greta Thunberg é a “Personalidade do Ano” mais jovem alguma vez escolhida pela revista Time. A capa da edição de 23 de dezembro foi divulgada esta quarta-feira. A revista norte-americana Time elegeu a ativista climática sueca …

Erupção do Whakaari. Nova Zelândia encomendou 120 metros quadrados de pele para tratar os feridos

A Nova Zelândia já encomendou 120 metros quadrados de pele humana aos Estados Unidos para tratar os 30 feridos do vulcão Whakaari, na Ilha Branca. Cirurgiões neozelandeses têm trabalhado sem parar dado o número de queimados …

Entidade Reguladora da Saúde diz que fez tudo o que devia no caso do bebé sem rosto

Esta quarta-feira, a presidente da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) considerou que o regulador fez tudo o que devia ter feito no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves não detetadas as …

Legislação não impede que animais selvagens sejam vendidos a circos estrangeiros

A nova lei de proteção a animais selvagens não impede que estes sejam vendidos e continuem a ser usados em circos estrangeiros. Animais como camelos, cães e cavalos continuam a poder ser usados. A lei de …

Oito migrantes do norte de África desembarcam na praia de Monte Gordo

Oito migrantes oriundos do norte de África foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima, depois de desembarcarem em Monte Gordo, no Algarve. Oito migrantes foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima em …

Universidade impede que Laurent seja o mais novo a licenciar-se e criança desiste

Laurent Simons já não deverá ser o menino mais novo do mundo a licenciar-se, depois de a universidade ter alargado os seus estudos até meados de 2020. A Universidade Técnica de Eindhoven, na Holanda, propôs a …