O Mundial de Futebol deu o mote a uma campanha de uma marca de preservativos moçambicana, que junta as “cores e o sabor da caipirinha do Brasil” para convencer os consumidores a praticarem sexo seguro.
“Atenção às cabeçadas. É preciso ter Jeito para o futebol”, versa a nova campanha dos preservativos Jeito – e é assim que, às portas do Mundial 2014, se aproveita a onda brasileira para promover o sexo seguro em Moçambique.
A marca Jeito, um braço da organização não-governamental norte-americana Population Services International (PSI) em Moçambique, decidiu criar um produto “com sabor a caipirinha“, bebida característica do Brasil.
Com tons verde e amarelo e “disponível em diferentes tamanhos”, a edição especial da nova gama de preservativos – 140 mil unidades no total – deve ser colocada à venda em “locais que transmitam os jogos do mundial” no país ao preço de 25 meticais (cerca de 60 cêntimos).
“O objetivo [do lançamento da gama de preservativos] é sair do convencional, brincar um pouco mais, e as pessoas perceberem que podem fazer sexo e se prevenirem de várias doenças, mas de uma forma diferente, divertida e fora do comum”, explicou à agência Lusa o responsável de Comunicação e Marketing da marca, Leonardo Chaúque.
“Neste momento, ainda há muitas pessoas que se desdobram e que esgrimem argumentos para não usarem preservativo. Dizem que eles são pequenos, que têm cheiro de borracha: há sempre algum motivo para alguém não os usar”, lamentou Chaúque, sublinhando a aposta da marca em combater estes preconceitos dos consumidores.
Em Moçambique, o VIH/SIDA ocupa a prioridade das autoridades no contexto do combate às doenças sexualmente transmissíveis, tendo o país uma taxa de prevalência de 11,5% na população com idade compreendida entre 15 e 49 anos, segundo dados do Inquérito Nacional de Prevalência, Riscos Comportamentais e Informação sobre o VIH e SIDA (INSIDA), de 2009.
/Lusa