Prédio que “derrotou” a família Trump está à venda em Nova York

Um dos ícones arquitetónicos de Nova York, que ao longo dos últimos 90 anos tem marcado a skyline da cidade que nunca dorme, foi colocado à venda.

Trata-se do edifício art deco Chrysler Building, no número 405º da avenida Lexington, famoso pelas suas características gárgulas com cabeças de águia, sucessivamente utilizado pela indústria cinematográfica como marco na imagem nova-iorquina.

Dois dos seus mais recente proprietários, o fundo de investimento do Abu Dhabi, Mubadala, com a imobiliária Tishman Speyer, contrataram o CBRE Group para colocarem o imóvel à venda no mercado internacional, de acordo com o The Wall Street Journal. Segundo o porta-voz da Mubadala, Brian Lott, “o valor reputacional do Chrysler Building é muito elevado para um comprador adequado”, refere a CNN Business.

No ano em que foi concluído, em 1930, o Chrysler Building passou a ser o prédio mais alto a nível mundial – com 282 metros de altura – e assim se manteve durante um ano, até que o Empire State Building tivesse sido inaugurado, a meio de Manhattan.

O edifício é da autoria do arquiteto William Van Alen e foi encomendado pelo dono da fábrica de automóveis Chrysler, Walter Percy Chrysler, para nele instalar a sede da empresa.

Na altura em que foi construído, o Chrysler Building venceu a corrida ao título do prédio mais alto de Nova Iorque, batendo a torre que o patriarca da família Trump – Fred Trump, pai do atual presidente Donal Trump – estava a construir no número 40º da Wall Street, precisamente o The Trump Building.

Atualmente é o sexto maior prédio novaiorquino – esperando-se que passe a ser o sétimo quando for inaugurada a nova torre de negócios que está em fase de conclusão no lado oeste de Manhattan.

Em julho de 2008, o Chrysler Building foi transacionado pela Prudential Financial, gestora do fundo alemão ProVictor IV, que vendeu a sua participação de 75% no Chrysler ao Abu Dhabi Investment Council.

Entre as maiores transações imobiliárias efetuadas em Nova Iorque conta-se a venda do hotel Waldorf Astoria ao grupo segurador chinês Anbang Insurance em 2016, por cerca de dois mil milhões de dólares. Em Chicago, a torre Sear, posteriormente batizada com o nome de Willis Tower, também está entre as maiores transações imobiliárias, tendo sido comprada em 2015 pelo grupo Blackstone, por 1,3 mil milhões de dólares.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ano letivo chinês recomeça online devido ao coronavírus

O ano letivo recomeçou esta semana após as festividades do Ano Novo chinês. Para evitar atrasos no programa, o Governo criou uma plataforma de ensino online. Esta segunda-feira ficou marcada pelo recomeço das aulas na China, …

Afinal, alguns pterossauros sabiam andar bem em quatro patas

Pegadas de pterossauros descobertas em Crayssac, no sul de França, mostram que, afinal, estes dinossauros voadores eram bons caminhantes. Embora os primeiros fósseis de pterossauro tenham sido descobertos há mais de dois séculos, os cientistas não …

Primeiro debate quinzenal arranca esta terça-feira com perguntas de Rio a Costa

Esta terça-feira acontece a o primeira discussão parlamentar entre o líder do PSD, Rui Rio, e o primeiro-ministro, António Costa, depois do Orçamento do Estado. O primeiro debate quinzenal do ano arranca esta terça-feira com as …

Coimas a banqueiros arrastam-se em tribunal. Maioria acaba prescrita

Dez gestores bancários acumulam multas de 16,8 milhões de euros, um montante que iguala todas as coimas decididas pela CMVM a bancos em 15 anos. Dez antigos gestores bancários acumulam coimas de quase 17 milhões de …

O nojo pode levar a pensamentos e sentimentos religiosos

Um novo estudo revela que o sentimento de nojo pode estar na base de pensamentos religiosos. O medo de Deus e do pecado mostrou ser maior em pessoas que se enojavam mais facilmente. Mesmo as pessoas …

"Os pássaros não são estúpidos". Secretário de Estado desvaloriza críticas a aeroporto do Montijo

Os ambientalistas têm alertado que dezenas de milhares de aves de médio e grande porte cruzam-se na zona de proteção especial do estuário do Tejo, junto ao local onde será construído o novo aeroporto do …

Acusado de racismo e sexismo, conselheiro político de Boris demite-se

Andrew Sabisky, conselheiro direto do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, demitiu-se esta segunda-feira, depois de ser acusado de racismo e sexismo pelo próprio Partido Conservador por causa de declarações suas no passado. Em causa estão declarações feitas …

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …