Preços das casas continuam a subir. Centeno alerta para riscos de bolha imobiliária

Miguel A. Lopes / Lusa

Mário Centeno, governandor do Banco de Portugal

Os preços das casas voltaram a registar um aumento em relação ao mês passado e não subiam tanto há mais de dois anos. Uma situação que leva o Banco de Portugal a alertar para os riscos de uma eventual bolha imobiliária com a correcção e a queda dos preços.

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, avisa que a actual situação de crise requer acompanhamento ao sector imobiliário. Uma posição que surge depois de a instituição ter alertado para o risco de correcção dos preços das casas, que continuaram a aumentar em pandemia.

“A situação actual requer todos os cuidados que, normalmente, em momentos de crise, a este sector [imobiliário] tem de se lhe dar, porque ele tem, de facto, uma enorme interpenetração no sistema financeiro“, aponta Centeno em conferência de imprensa depois da divulgação do Relatório de Estabilidade Financeira (REF) de Junho de 2021.

O relatório indica que “a relevância” do mercado imobiliário para a economia “recomenda o acompanhamento dos sinais de uma eventual sobrevalorização dos preços” que, no segmento residencial, continuaram a aumentar, apesar de uma desaceleração da sua evolução, em contexto de pandemia.

O documento alerta para o risco de uma “correcção dos preços no mercado imobiliário residencial em Portugal, que pode decorrer, inter alia [entre outras coisas], da potencial retracção da procura de imóveis por não residentes, que surja associada a uma deterioração das condições de financiamento internacionais“.

No caso do mercado imobiliário comercial, pode “ocorrer uma queda adicional dos preços na sequência da ocorrida em 2020 para alguns segmentos (retalho e hotéis)”, destaca ainda o BdP no referido relatório.

Mário Centeno explica que “a situação em Portugal é de uma desaceleração na evolução dos preços”, com segmentos em que essa desaceleração foi mais nítida, como é o caso do segmento comercial.

“Há algumas vertentes da procura que permanecem bastante activas, em particular procura por não nacionais, não residentes, porque a dinâmica do sector nos últimos meses não está tão sustentada em crédito bancário como já esteve no passado”, esclarece o governador do BdP.

O relatório do BdP sublinha, no entanto, que uma eventual correcção dos preços das casas não será demasiado significativa, uma vez que, como explicou o governador, nos últimos anos, registou-se uma redução do rácio do endividamento das famílias, bem como a melhoria do perfil de risco dos mutuários.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …

Cheias atingem campos no Bangladesh. Pelo menos seis refugiados Rohingya mortos

Pelo menos seis refugiados Rohingya morreram após as cheias inundarem os campos de refugiados em Bangladesh nos últimos dias, destruindo os abrigos de bambu e plástico e deixando pelo menos 5.000 desabrigados, informou o Alto-comissariado …

Defesa de Salgado alega diagnóstico preliminar de Alzheimer do ex-banqueiro

A defesa do antigo presidente do BES, que está a ser julgado por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês, pediu ao tribunal uma perícia médica devido ao seu diagnóstico preliminar …

Três norte-americanos emitem carbono suficiente para matar uma pessoa, revela estudo

O estilo de vida de três norte-americanos leva a uma emissão de carbono suficiente para matar uma pessoa, revelou um novo artigo, concluindo ainda que as emissões de uma única usina a carvão podem causar …

Terceira dose da vacina da Pfizer aumenta "fortemente" a proteção contra a variante Delta

Farmacêutica norte-americana pretende submeter um novo pedido de autorização de emergência para a administração da terceira dose ao regulador, depois de já ter visto um pedido anterior ser recusado por falta de evidências científicas. Depois de …

Estabelecimentos abertos até às 02h00. Máscaras na rua acabam em setembro

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, as novas medidas de desconfinamento decididas no Conselho de Ministros. António Costa começou por referir que, graças às medidas restritivas dos últimos tempos, é …

Surpresa na Liga dos Campeões: Celtic é uma equipa de "terceira divisão"

Críticas à qualidade do plantel do gigante escocês, que nem passou da segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Midtjylland fez a festa. Há uns tempos seria uma surpresa mas, nos anos mais recentes, …

Morreu o poeta e tradutor Pedro Tamen, aos 86 anos

O poeta e tradutor, de 86 anos, morreu, esta quinta-feira, em Setúbal, onde estava hospitalizado, disse à agência Lusa fonte próxima da família. Pedro Tamen, que além de poeta também foi tradutor, estreou-se, em 1956, com …

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …

Tragédia Hillsborough: morreu uma vítima, depois de 32 anos em estado vegetativo

Andrew Devine faleceu aos 55 anos. É oficialmente a 97.ª pessoa a morrer por causa do desastre em 1989, em Sheffield. De 15 de abril de 1989 até 27 de julho de 2021 passaram mais de …