/

Preço por litro do gasóleo deve atingir o da gasolina nos próximos dois anos

1

Nos próximos dois anos, o preço do gasóleo pode vir a atingir o preço da gasolina, caso se venha a manter o ritmo de subida dos preços a que é comercializado o diesel, avançou o Jornal de Notícias neste sábado.

De acordo com o matutino, e a verificar-se este fenómeno, o gasóleo deixaria de compensar, em termos de custo para o consumidor, face à gasolina, já em 2021.

No passado dia de 28 de janeiro, a gasolina custava, em média, 1,413 euros por litro. Nessa mesma altura, o preço do gasóleo por litro rondava, em média, 1,345 euros.

A diferença de sete cêntimos por litro representaria apenas uma poupança de 3,15 euros para os consumidores que enchessem o depósito com 45 litros de gasóleo. Se recuarmos ao início de 2010, a poupança seria de quase 11 euros para encher um depósito de 45 litros, escreve o diário.

Entre 2010 e 2018, o fosso entre os dois combustíveis reduziu-se em 70%. A contribuir para esta tendência esteve o facto de a fiscalidade direta sobre o custo final para o gasóleo ser mais penalizadora do que para a gasolina e o facto de o aumento da procura de gasóleo na Europa ter feito aumentar o seu preço antes de impostos.

O peso fiscal sobre a gasolina aumentou 10,2% entre 2007 e o início deste ano, enquanto o gasóleo teve um agravamento tributário de 33,3% em 12 anos.

Caso a tendência de subida dos preços do gasóleo se mantenha, este combustível por litro deverá atingir o preço da gasolina nos próximos dois anos.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.