Praticar exercício físico em momentos de stress pode ser fatal

Se está chateado ou stressado, talvez queira acalmar-se antes de uma corrida. Um estudo da Universidade McMaster, nos EUA, revela que praticar exercício físico em momentos de stress ou raiva aumenta três vezes o risco de ataque de coração numa hora.

O estudo, publicado na revista “Circulation” da Associação Americana do Coração, contou com a participação de 12.461 pessoas com uma média de 58 anos, que já tinham sofrido um ataque de coração.

Os participantes preencheram um questionário, no qual revelaram o que estavam a fazer e como se sentiam na altura em que o problema ocorreu – muitos disseram estar stressados pouco antes do ataque cardíaco.

Independentemente de outros fatores de risco, como o tabaco, a obesidade ou a pressão arterial alta, o risco de ataque de coração associado à atividade física intensa de um indivíduo que apresente uma perturbação emocional é maior a partir das 18:00.

Segundo Andrew Smyth, do Instituto de Pesquisa de Saúde da População da Universidade McMaster, “a atividade física regular tem muitos benefícios para a saúde, incluindo a prevenção de doenças cardíacas”.

“No entanto, recomendamos que um indivíduo que esteja chateado e queira treinar para aliviar o stress, não exagere na atividade física”, destacou.

Para os investigadores, o perigo da combinação “treino + stress” deve-se ao facto da pressão sanguínea ficar ainda mais intensa e o ritmo do coração ficar mais acelerado – dois fatores que aumentam consideravelmente o risco de ataque cardíaco.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Muito mais do que só um divórcio milionário. "Perseguições a mulheres" e má fama ameaçam legado de Bill Gates

O mediático e multimilionário divórcio de Bill Gates é muito mais do que apenas a separação de um casal ao cabo de 27 anos de vida em comum. A ruptura com Melinda está a colocar …

Marcelo na Guiné Bissau

Banho de multidão e "pedras" do PAIGC e de Ana Gomes. Marcelo em visita histórica à Guiné Bissau

Marcelo Rebelo de Sousa está na Guiné-Bissau na primeira visita de um chefe de Estado português ao país em mais de 30 anos. A população recebeu Marcelo em delírio, mas a visita está a causar …

Reservas nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicam"

As reservas de passageiros nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicaram" desde que Portugal entrou na lista verde de destinos de Inglaterra, adiantou a transportadora em comunicado. "De 7 a …

Diego Costa outra vez na rota do Benfica

O avançado brasileiro, naturalizado espanhol, estará outra vez na rota dos encarnados, segundo avança a imprensa brasileira. Segundo o portal brasileiro Yahoo Esportes, o Atlético Mineiro terá abordado Diego Costa, que está livre para assinar por …

"A perceção da opinião pública é que a decisão da Operação Marquês colocou em causa o prestígio do sistema judicial"

A ex-procuradora-geral da República (PGR) deu uma entrevista, publicada esta segunda-feira, na qual abordou temas como a Operação Marquês e as novas propostas anti-corrupção. Na entrevista ao jornal online Observador, Joana Marques Vidal considerou que a …

United e City preparam guerra de licitações por Nuno Mendes

Manchester United e Manchester City estão interessados na contratação de Nuno Mendes e preparam-se para entrar numa guerra de licitações. Está cada vez mais difícil a tarefa do Sporting de manter Nuno Mendes em Alvalade. O …

Secretário de Estado confirma: final da Taça não vai ter público

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto confirmou, esta segunda-feira, que a final da Taça de Portugal entre Sporting de Braga e Benfica, que será disputada este domingo em Coimbra, não terá público. João …

Número de funcionários públicos cresceu 3%. É o maior aumento em quase uma década

No primeiro trimestre deste ano, em comparação com o período homólogo, há mais 21 mil funcionários públicos. É o maior aumento em nove anos, atingindo um total de 725.775 trabalhadores. O número de funcionários públicos aumentou …

Rúben Dias eleito o melhor do ano da Premier League pelo The Athletic

Rúben Dias foi escolhido pelo The Athletic como o melhor jogador do ano da Premier League. O central português foi campeão ao serviço do Manchester City. A qualidade de Rúben Dias não tem passado despercebida em …

Profissionais de saúde já podem deixar o SNS. Limitação terminou com o estado de emergência

Durante a pandemia, foi criada uma limitação às transferências entre unidades e saídas para o privado, que terminou com o fim do estado de emergência. O fim do estado de emergência implica o término da limitação …