Praticamente todos os nomeados aos Óscares já estão em sites de pirataria

20th Century Fox

The Revenant: O Renascido (2015), de Alejandro González Iñárritu

The Revenant: O Renascido (2015), de Alejandro González Iñárritu

O actual modelo de distribuição dos filmes precisa de ser revisto. Num mundo globalizado pela Internet, começa a não fazer sentido este circuito em que uma produção cinematográfica passa primeiro pelas salas de cinema antes de chegar ao mercado doméstico (DVD, televisão…)

Não só nem todos os filmes merecem uma ida à sala de cinema (até porque esta é uma experiência cada vez mais cara), como muitas vezes as pessoas não querem esperar pela exibição dos produtos cinematográficos no grande ecrã por esta demorar demasiado tempo relativamente ao país de origem dos mesmos.

Veja-se o caso de The Revenant, um dos filmes que mais preencheu as redes sociais ao longo do último mês e picos. Protagonizado pelo Leonardo DiCaprio e realizado por Alejandro González Iñárritu, estreou nos Estados Unidos no final de 2015 e só esta semana chegou às salas portuguesas.

The Revenant é apenas um dos nomeados aos Óscares que a pirataria se encarregou de distribuir pelo mundo inteiro antes das próprias distribuidoras. Graças aos sites que ilegalmente partilham conteúdos protegidos por direitos de autor, é hoje possível assistir a filmes no conforto do sofá de casa pouco depois de estarem prontos e/ou mesmo antes da estreia nas salas de cinema.

Segundo o TorrentFreak, entre os 37 filmes nomeados para os Óscares, 95% estão já acessíveis através de sites piratas. De fora ficam apenas as curtas-metragens e os filmes estrangeiros (leia-se não-americanos).

A maioria dos filmes está disponível em qualidade DVD ou Blu-ray, uma vez que resultam de cópias enviadas a críticos, jurados de prémios e outros profissionais da indústria do cinema. Mas nem todas as versões piratas são de boa qualidade, é o caso do novo Star Wars.

A persistência da pirataria em durar e a proliferação de cada vez mais plataformas de streaming legal, como o Netflix, são a prova de que as pessoas querem ter controlo sobre a distribuição dos conteúdos.

Por exemplo, o Netflix, que está disponível globalmente, consegue num determinado dia distribuir um filme para o mundo inteiro. Beasts Of No Nation, a primeira produção cinematográfica do Netflix, pode ser visto em qualquer parte do mundo, quando e no ecrã que o assinante quiser.

Shifter

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Na realidade a questão da “pirataria” pode ser visto de diversas formas, o filme acima citado custou cerca de 135 milhões de dólares e já rendeu, só no cinema, cerca de 406 milhões.
    Será então assim tão imoral possibilitar a milhões de pessoas a hipótese de o ver de forma gratuita, muitas delas que nunca teriam a oportunidade para isso se tivessem que pagar?
    E o cinema terá sempre a “magia” de ser visto numa boa sala de espectáculo; vejo por mim, tenho uma boa net, consigo “sacar” um filme em 4 / 6 minutos e no entanto vou cerca de 4 / 5 vezes por mês ao cinema. Aproveito sim a net para ver cinema de outras paragens, que não a grande industria de Hollywood, que de outra forma nunca saberia que foram realizados. Isso é a verdadeira net..partilha de culturas e conhecimento.

RESPONDER

Desmantelada fábrica ilegal de tabaco. Funcionava num bunker

Uma operação levada a cabo pela Guardia Civil esta terça-feira desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco, em Espanha, e deteve a organização clandestina que a geria: vinte pessoas foram detidas, de nacionalidades britânica, lituana e …

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …