Praticamente todos os nomeados aos Óscares já estão em sites de pirataria

20th Century Fox

The Revenant: O Renascido (2015), de Alejandro González Iñárritu

The Revenant: O Renascido (2015), de Alejandro González Iñárritu

O actual modelo de distribuição dos filmes precisa de ser revisto. Num mundo globalizado pela Internet, começa a não fazer sentido este circuito em que uma produção cinematográfica passa primeiro pelas salas de cinema antes de chegar ao mercado doméstico (DVD, televisão…)

Não só nem todos os filmes merecem uma ida à sala de cinema (até porque esta é uma experiência cada vez mais cara), como muitas vezes as pessoas não querem esperar pela exibição dos produtos cinematográficos no grande ecrã por esta demorar demasiado tempo relativamente ao país de origem dos mesmos.

Veja-se o caso de The Revenant, um dos filmes que mais preencheu as redes sociais ao longo do último mês e picos. Protagonizado pelo Leonardo DiCaprio e realizado por Alejandro González Iñárritu, estreou nos Estados Unidos no final de 2015 e só esta semana chegou às salas portuguesas.

The Revenant é apenas um dos nomeados aos Óscares que a pirataria se encarregou de distribuir pelo mundo inteiro antes das próprias distribuidoras. Graças aos sites que ilegalmente partilham conteúdos protegidos por direitos de autor, é hoje possível assistir a filmes no conforto do sofá de casa pouco depois de estarem prontos e/ou mesmo antes da estreia nas salas de cinema.

Segundo o TorrentFreak, entre os 37 filmes nomeados para os Óscares, 95% estão já acessíveis através de sites piratas. De fora ficam apenas as curtas-metragens e os filmes estrangeiros (leia-se não-americanos).

A maioria dos filmes está disponível em qualidade DVD ou Blu-ray, uma vez que resultam de cópias enviadas a críticos, jurados de prémios e outros profissionais da indústria do cinema. Mas nem todas as versões piratas são de boa qualidade, é o caso do novo Star Wars.

A persistência da pirataria em durar e a proliferação de cada vez mais plataformas de streaming legal, como o Netflix, são a prova de que as pessoas querem ter controlo sobre a distribuição dos conteúdos.

Por exemplo, o Netflix, que está disponível globalmente, consegue num determinado dia distribuir um filme para o mundo inteiro. Beasts Of No Nation, a primeira produção cinematográfica do Netflix, pode ser visto em qualquer parte do mundo, quando e no ecrã que o assinante quiser.

Shifter

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Na realidade a questão da “pirataria” pode ser visto de diversas formas, o filme acima citado custou cerca de 135 milhões de dólares e já rendeu, só no cinema, cerca de 406 milhões.
    Será então assim tão imoral possibilitar a milhões de pessoas a hipótese de o ver de forma gratuita, muitas delas que nunca teriam a oportunidade para isso se tivessem que pagar?
    E o cinema terá sempre a “magia” de ser visto numa boa sala de espectáculo; vejo por mim, tenho uma boa net, consigo “sacar” um filme em 4 / 6 minutos e no entanto vou cerca de 4 / 5 vezes por mês ao cinema. Aproveito sim a net para ver cinema de outras paragens, que não a grande industria de Hollywood, que de outra forma nunca saberia que foram realizados. Isso é a verdadeira net..partilha de culturas e conhecimento.

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …