“Praias douradas” a preços de saldo. Imprensa britânica destaca os melhores destinos em Portugal

Garaigoikoa / Flickr

Praia da Ponta da Piedade

O jornal britânico The Telegraph fez uma lista dos melhores destinos costeiros em território português. As “praias douradas” conjugadas com o “preço de saldo” são destaque do consagrado diário do Reino Unido.

Ouro, especiarias, bacalhau, fado e Fernando Pessoa. É assim que o The Telegraph introduz Portugal aos seus leitores. Com “uns meros 217 quilómetros” de largura, mas de destino obrigatório àqueles que nunca lá passaram. Desde as falésias calcária do Algarve às montanhas de granito do norte.

“Vá ao longo da costa e encontrará Portugal, a sua história, o seu coração e a sua alma“, diz o jornal. A imprensa britânica rendeu-se à beleza da linha costeira portuguesa e definiu um leque de destinos de sonho, a preços económicos.

São destacadas cinco regiões do país: o Porto e o norte, o centro de Portugal, a costa lisboeta, o Alentejo e o Algarve. O que visitar, o que comer e beber, e onde ficar são as sugestões feitas aos leitores britânicos.

O Porto e o norte

O The Telegraph dá Portugal a conhecer aos seus leitores e começa por falar do norte do país. Definindo o Porto como a bandeira da região. A praia da Foz, o rio Douro e a vertente cultural, com antigas igrejas e museus contemporâneos.

“Suba a costa até à região do Minho, onde a vida ainda está firmemente enraizada na tradição, com frequentes festivais folclóricos, mercados de rua e paisagens bucólicas onde os carros de bois ainda dominam”, escreve. Sem esquecer Guimarães, o berço de Portugal, “uma cidade medieval que se mantém intocável pelo turismo e pelo século XXI”.

No extremo superior do país, Viana do Castelo, onde “as ruas desta cidade histórica estão repletas de mansões opulentas de estilo manuelino, renascentista e barroco, construídas usando a riqueza com a qual os exploradores do século XVI retornaram das suas viagens marítimas”. Vila do Conde não fica esquecida, mas a Praia de Afife, em Viana do Castelo, é mesmo a predileta no norte.

Centro de Portugal

Os reflexos intensos da luz sobre o mar deram origem a esta parte da costa, conhecida como Costa de Prata“, escreve o jornal britânico. De visita obrigatória está Aveiro, a “Veneza de Portugal”. Os moliceiros navegam pela cidade e permitem conhecer o mercado de peixe e a sua gastronomia local.

Descendo pela costa até Leiria, o diário destaca a Nazaré — “um resort de verão, que é melhor visitar fora da época alta”. A sua praia e as suas falésias que abraçam a baía são ilustrativas da beleza da região e a vila de pescadores mostra as tradições marítimas do país. A Praia da Concha, na Marinha Grande, é considerada pelo diário britânico como a melhor praia do centro do país. Sem nunca esquecer os incomparáveis vinhos e a gastronomia da região.

Costa lisboeta

A capital portuguesa é dos melhores destinos para se viajar e não ficou de parte desta lista. A norte de Lisboa: “onde a elite costumava passar o verão nos séculos passados”, a sul: “as reservas naturais do Tejo e do Sado, praias majestosas e as montanhas da Arrábida”.Do outro lado do Tejo, é destacada a fregueia de Azeitão, no concelho de Setúbal. “É famosa pelo queijo artesanal e pela mais antiga produtora de vinho de mesa de Portugal, a José Maria da Fonseca”.

Regressando a Lisboa, o The Telegraph fala de Cascais e da popular Praia Conceição. “É uma cidade movimentada e moderna, mas ao longo de sua costa, ainda tem vilas palacianas, muitas das quais foram transformadas em hotéis”, refere o jornal.

O Alentejo

“As vastas planícies alentejanas estão repletas de cidades fortificadas, montanhosas, medievais, vestígios e antas romanas, bosques de sobreiros, oliveiras e vinhas, enquanto a sua costa oferece praias intactas”. O jornal britânico rendeu-se à região e recomenda a visita de Comporta e da sua longa praia.

A pequena aldeia piscatória de Zambujeira do Mar também não pode fugir aos olhares atentos dos britânicos. Para os amantes da música, o The Telegraph destaca o MEO Sudoeste, um dos maiores festivais em Portugal.

Com uma paz que lhe é característica, o Alentejo tem ainda uma gastronomia própria e um lote de vinhos que não podem passar despercebidos.

O Algarve

Aquela que é provavelmente o maior destino de férias em Portugal e para portugueses, a sua costa de 200 quilómetros é também um dos destinos mais badalados dos britânicos. Com praias de areia dourada e uma hospitalidade reconfortante, o Algarve é visto pelo Telegraph como um dos melhores destinos para fazer praia.

A praia de Odeceixe e a Praia da Marinha, com mais de 300 dias de sol por ano, são tidas como duas das melhores praias dos país. “Além das praias, o Algarve tem uma reserva natural, o Parque da Ria Formosa, que segue 60 quilómetros pela costa”.

O The Telegraph termina a sua lista destacando Lagos e Tavira, como cidades a visitar numa futura passagem por Portugal. Uma série de destinos de sonho, para todos os gostos e com preços que agradam a qualquer carteira.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …