“Praias douradas” a preços de saldo. Imprensa britânica destaca os melhores destinos em Portugal

Garaigoikoa / Flickr

Praia da Ponta da Piedade

O jornal britânico The Telegraph fez uma lista dos melhores destinos costeiros em território português. As “praias douradas” conjugadas com o “preço de saldo” são destaque do consagrado diário do Reino Unido.

Ouro, especiarias, bacalhau, fado e Fernando Pessoa. É assim que o The Telegraph introduz Portugal aos seus leitores. Com “uns meros 217 quilómetros” de largura, mas de destino obrigatório àqueles que nunca lá passaram. Desde as falésias calcária do Algarve às montanhas de granito do norte.

“Vá ao longo da costa e encontrará Portugal, a sua história, o seu coração e a sua alma“, diz o jornal. A imprensa britânica rendeu-se à beleza da linha costeira portuguesa e definiu um leque de destinos de sonho, a preços económicos.

São destacadas cinco regiões do país: o Porto e o norte, o centro de Portugal, a costa lisboeta, o Alentejo e o Algarve. O que visitar, o que comer e beber, e onde ficar são as sugestões feitas aos leitores britânicos.

O Porto e o norte

O The Telegraph dá Portugal a conhecer aos seus leitores e começa por falar do norte do país. Definindo o Porto como a bandeira da região. A praia da Foz, o rio Douro e a vertente cultural, com antigas igrejas e museus contemporâneos.

“Suba a costa até à região do Minho, onde a vida ainda está firmemente enraizada na tradição, com frequentes festivais folclóricos, mercados de rua e paisagens bucólicas onde os carros de bois ainda dominam”, escreve. Sem esquecer Guimarães, o berço de Portugal, “uma cidade medieval que se mantém intocável pelo turismo e pelo século XXI”.

No extremo superior do país, Viana do Castelo, onde “as ruas desta cidade histórica estão repletas de mansões opulentas de estilo manuelino, renascentista e barroco, construídas usando a riqueza com a qual os exploradores do século XVI retornaram das suas viagens marítimas”. Vila do Conde não fica esquecida, mas a Praia de Afife, em Viana do Castelo, é mesmo a predileta no norte.

Centro de Portugal

Os reflexos intensos da luz sobre o mar deram origem a esta parte da costa, conhecida como Costa de Prata“, escreve o jornal britânico. De visita obrigatória está Aveiro, a “Veneza de Portugal”. Os moliceiros navegam pela cidade e permitem conhecer o mercado de peixe e a sua gastronomia local.

Descendo pela costa até Leiria, o diário destaca a Nazaré — “um resort de verão, que é melhor visitar fora da época alta”. A sua praia e as suas falésias que abraçam a baía são ilustrativas da beleza da região e a vila de pescadores mostra as tradições marítimas do país. A Praia da Concha, na Marinha Grande, é considerada pelo diário britânico como a melhor praia do centro do país. Sem nunca esquecer os incomparáveis vinhos e a gastronomia da região.

Costa lisboeta

A capital portuguesa é dos melhores destinos para se viajar e não ficou de parte desta lista. A norte de Lisboa: “onde a elite costumava passar o verão nos séculos passados”, a sul: “as reservas naturais do Tejo e do Sado, praias majestosas e as montanhas da Arrábida”.Do outro lado do Tejo, é destacada a fregueia de Azeitão, no concelho de Setúbal. “É famosa pelo queijo artesanal e pela mais antiga produtora de vinho de mesa de Portugal, a José Maria da Fonseca”.

Regressando a Lisboa, o The Telegraph fala de Cascais e da popular Praia Conceição. “É uma cidade movimentada e moderna, mas ao longo de sua costa, ainda tem vilas palacianas, muitas das quais foram transformadas em hotéis”, refere o jornal.

O Alentejo

“As vastas planícies alentejanas estão repletas de cidades fortificadas, montanhosas, medievais, vestígios e antas romanas, bosques de sobreiros, oliveiras e vinhas, enquanto a sua costa oferece praias intactas”. O jornal britânico rendeu-se à região e recomenda a visita de Comporta e da sua longa praia.

A pequena aldeia piscatória de Zambujeira do Mar também não pode fugir aos olhares atentos dos britânicos. Para os amantes da música, o The Telegraph destaca o MEO Sudoeste, um dos maiores festivais em Portugal.

Com uma paz que lhe é característica, o Alentejo tem ainda uma gastronomia própria e um lote de vinhos que não podem passar despercebidos.

O Algarve

Aquela que é provavelmente o maior destino de férias em Portugal e para portugueses, a sua costa de 200 quilómetros é também um dos destinos mais badalados dos britânicos. Com praias de areia dourada e uma hospitalidade reconfortante, o Algarve é visto pelo Telegraph como um dos melhores destinos para fazer praia.

A praia de Odeceixe e a Praia da Marinha, com mais de 300 dias de sol por ano, são tidas como duas das melhores praias dos país. “Além das praias, o Algarve tem uma reserva natural, o Parque da Ria Formosa, que segue 60 quilómetros pela costa”.

O The Telegraph termina a sua lista destacando Lagos e Tavira, como cidades a visitar numa futura passagem por Portugal. Uma série de destinos de sonho, para todos os gostos e com preços que agradam a qualquer carteira.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os dinossauros tinham sangue quente ou frio? A resposta está escondida nas cascas dos seus ovos

Um dos grandes e antigos mistérios do estudo dos dinossauros é a questão sobre se o seu sangue era quente ou frio. A resposta for encontrada escondida nas cascas dos seus ovos. Tradicionalmente, acreditava-se que os …

Eureka. Trabalhadores foram despedidos e fábrica fechou, mas estão a apresentar nova marca em Milão

A empresa responsável pela marca Eureka Shoes, que fechou as lojas e a fábrica, e despediu 150 trabalhadores em Portugal, está agora a apresentar uma nova marca em Milão. No mês passado, a empresa de calçado …

Tribunal de Contas critica modelo de financiamento do Ensino Superior (e diz que Governo não cumpriu lei de bases)

No seguimento de uma auditoria ao método de financiamento do ensino superior, para o Tribunal de Contas (TdC), entre 2016 e 2018, o modelo de financiamento concretizado pelo governo não cumpriu o estipulado na Lei …

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados. O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa …

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …