Copacabana transforma-se em cemitério para denunciar resposta de Bolsonaro à pandemia

António Lacerda / EPA

Um grupo de ativistas brasileiros cavou 100 sepulturas na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para relembrar as mais de 40 mil vítimas mortais da covid-19 no país.

De acordo com a BBC, as sepulturas foram escavadas, esta quinta-feira, ainda antes do amanhecer, no areal em frente ao Hotel Copacabana, por membros do grupo Rio de Paz, que pretendem denunciar a falta de ação do Governo para conter a pandemia.

Enquanto escavavam as sepulturas, os ativistas estavam vestidos com fatos de proteção semelhantes aos utilizados pelas equipas que tratam das vítimas mortais da pandemia. Para além de algumas bandeiras, também se podiam ver faixas com mensagens como, por exemplo, “O Brasil vai contra tudo o que se está a fazer no resto do mundo”, cita o site RT.

Em declarações à agência Reuters, citado pela emissora britânica, o organizador da iniciativa, António Carlos Costa, afirmou que o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, “ainda não percebeu que esta é uma das crises mais dramáticas da história do Brasil”. “Famílias estão de luto por milhares de mortos, e há desemprego e fome”, acrescenta.

O organizador referiu que alguns apoiantes do chefe de Estado, ao verem a iniciativa, atacaram verbalmente os ativistas e destruíram alguns dos símbolos do protesto, entre os quais um homem que começou a derrubar as cruzes.

Eles sentem tanta raiva. Acho que estão a reproduzir o comportamento da pessoa que ocupa a posição mais alta do país”, lamentou António Carlos Costa.

Atualmente, o Brasil é o segundo país no mundo com mais casos – mais de 802 mil, apenas atrás dos Estados Unidos – e o terceiro com mais mortos (40.919, depois dos EUA e do Reino Unido).

A América Latina regista mais de 1,5 milhões de infetados e 70 mil mortos, mais de metade no Brasil, segundo um balanço da agência AFP.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …